Uva – Deliciosa e Retarda o Envelhecimento

São muitos os benefícios que a uva pode nos oferecer. A fartura de nutrientes dela, ideal como sobremesa ou lanche para pessoas de todas as idades, fazem dela um fator concentrador de energia e antioxidantes capazes de diminuir a velocidade do processo de envelhecimento e das doenças degenerativas, melhorar a saúde arterial, o nível de colesterol e ajudar a diminuir a  progressão do câncer.

As uvas amadurecem de acordo com as suas variedades e zonas de cultivo mas, normalmente, são colhidas nos meses de outono e no princípio do inverno, sendo geralmente setembro considerado o mês principal. A uva é um alimento purificador e rico em açúcares naturais, traz junto a sua composição poderosos desintoxicantes muito eficazes para o fígado, para os rins e para o aparelho digestivo. Porém, carregam um elevado índice glicêmico.

Origem da Uva

Uva

uva é o fruto da videira (Vitis sp.), uma planta da família das Vitaceae. É utilizada frequentemente para produzir sumo, doce (geleia), vinho e passas, podendo também ser consumida in-natura.

Entre as principais espécies de videiras podemos citar:

  • Vitis vinífera, o tipo de videira mais frequente na produção do vinho, na Europa;
  • Vitis labrusca, espécie norte-americana, utilizada na produção de sumo, uva de mesa e, algumas vezes, vinho;
  • Vitis riparia, tipo de videira bravio norte-americano, usado, às vezes, para produzir vinho;
  • Vitis rotundifolia, uva muscadínea, usada para doces e, por vezes, vinho;
  • Vitis aestivalis, em que a variedade Norton é usada para fabricar vinho.

videiravinha ou parreira é uma trepadeira da família das vitáceas, com tronco retorcido, ramos flexíveis, folhas grandes e repartidas em cinco lóbulos pontiagudos, flores esverdeadas em ramos, e cujo fruto é a uva. Originária da Ásia, a videira é cultivada em todas as regiões de clima.

A videira produz as uvas, fruto de cujo suco se produz o vinho.

O cultivo da videira para a produção de vinho é uma das atividades mais antigas da civilização.

Benefícios da Uva

A Uva pode ser considerada uma das frutas mais saborosas e mais saudáveis. Por isso, A uva é uma das frutas mais populares por todo o mundo. As Uvas possuem várias cores, cada uma delas de cor atraente e vibrante. As uvas possuem cachos pequenos, médios e grandes, sendo consumidas cruas, quando maduras. Além disso a uva é usada em vários doces, geleias, sucos, vinhos e xaropes. Quando as uvas ficam secas passam a chamar-se Uvas Passas ou passas de Uva, produtos bem conhecidos e desenvolvidos a partir da uva. Vamos discorrer sobre vários benefícios nutricionais da uva para nossa saúde.

Benefícios nutricionais da Uva

A uva é uma rica fonte de carboidratos que fornecem energia instantânea. Esta é uma fruta de baixa caloria e fornece apenas cerca de 70 calorias por 100 gramas do seu consumo. O açúcar presente na uva é basicamente glicose e frutose que o torna um fornecedor de energia instantânea. Ela contém fibra dietética que faz com que seja útil na digestão. Além disso a Uva também é uma excelente Fonte de Vitamina C, vitamina-B, Vitamina K, Vitamina E, Ferro, Magnésio, Cálcio, Fósforo, Potássio e Zinco.

Uva faz bem ao coração

As uvas são tidas como um ótimo fruto para o coração. Isso porque, a uva aumenta o nível de óxido nítrico no sangue, que por sua vez irá reduzir a coagulação do sangue. As uvas são ricas em antioxidantes que ajudam na redução do processo de oxidação do mau colesterol. O Pterostilbeno está presente nas uvas, o que pode também reduzir o nível de colesterol.

 Resveratrol e quercetina são os flavonóides, que atuam como poderosos antioxidantes. Eles ajudam a proteger as paredes das artérias de possíveis danos. Resveratrol reduz as atividades de um hormônio conhecido como angiotensina, que pode aumentar a pressão arterial, reduzindo a largura das paredes das artérias. Estes antioxidantes também inibem os danos que podem ser provocados por radicais livres, limpando assim as toxinas do sangue.

A uva ajuda a prevenir a constipação

A uva é conhecida como um laxante devido à presença de ácido orgânico e de celulose. As uvas são ricas em fibra dietética que os torna potente na limpeza do trato intestinal. Elas são conhecidas para acalmar a membrana intestinal e o estômago. A fibra insolúvel pode ajudar na formação de grandes quantidades e pode promover a excreção saudável.

Benefício da Uva contra o Câncer

A uva tem um alto teor de Antioxidantes o que faz com que ela seja considerada uma Fruta anticâncer Resveratrol existente na uva ajuda a reduzir o metabolismo de células cancerígenas. A uva mostrou-se ser bastante eficaz em prevenir o câncer de mama.

Proantocianidinas também são antioxidantes que são encontrados na uva e são eficazes contra o câncer. Eles ajudam contra o processo de oxidação causados por radicais livres. O câncer de próstata, câncer de pele e câncer de intestino são os outros tipos que podem ser prevenidas pelo consumo de uva.

A uva podem atrasar o aparecimento da Doença de Alzheimer: Várias doenças de demência relacionada podem ser adiadas pelo consumo de uva. O Resveratrol encontrado nas uvas pode ajudar no retardamento do processo de danos em células do cérebro, bem como os danos que ocorrem devido aos radicais livres. O fluxo de sangue é conhecido por ser aumentada em 200%, devido a ele. As uvas podem ajudar a melhorar as atividades cerebrais, juntamente com melhores funções cognitivas. Nível de peptídeos amilóide-beta podem ser reduzida em pacientes que sofrem de doença de Alzheimer.

Benefício da uva para os Olhos

A uva é uma excelente Fruta para a saúde dos olhos devido aos antioxidantes presentes que ajudam na redução de ocorrência de doenças tais como a degeneração muscular e catarata. Estes antioxidantes também impedem o processo de oxidação e perda de visão.

Benefício da uva para a pele

As uvas são uma fonte de vitamina C e antioxidantes, o que a torna uma fruta maravilha para a saúde da pele. Os antioxidantes presentes nas uvas podem evitar o processo de oxidação dos radicais livres, evitando assim o envelhecimento, rugas, acne e manchas escuras podem ser prevenidas através do consumo de suco de uva.

A Vitamina C melhora o processo de digestão, que, eventualmente, ajuda na eliminação de toxinas do corpo. Um corpo saudável reflete diretamente sobre a pele de uma pessoa, e podem trazer brilho a ela. As uvas são também antimicrobianas e anti-inflamatórias. A interleucina 6 (IL-6), interleucina-1 beta (IL-1B), e fator de necrose tumoral alfa (TNF-alfa) são várias enzimas pro-inflamatórias que podem ser reduzidos através do consumo da uva.

Veja mais um pouco sobre os benefícios da uva no vídeo abaixo:

OUTROS BENEFÍCIO DA UVA PARA SAÚDE

A uva é bem conhecidas como sendo úteis contra a enxaqueca e as dores de cabeça. Seu suco podem ser consumido pela manhã para obter alívio imediato.
A uva é benéfica contra a acidez devido ao ácido úrico podem ser reduzido através do consumo da uva, com isso você estará prevenindo danos aos rins.
A uva fortalece o seu sistema imunológico.
A uva é um agente antimicrobiana, com isso seu corpo terá uma maior defesa.

Valor Calórico da Uva

Quantidade 10 uvas

Água (%)      81

Calorias         35 Kcal

Proteína (g) Traços

Gordura (g) Traços

Ácido Graxo Saturado (g)           0,1

Ácido Graxo Monoinsaturado (g)        Traços

Ácido Graxo Poli-insaturado (g)           0,1

Colesterol (mg)      0

Carboidrato (g)      9

Cálcio (mg)  6

Fósforo (mg)           7

Ferro (mg)   0,1

Potássio (mg)          93

Sódio (mg)   1

Vitamina A (UI)      40

Vitamina A (Retinol Equivalente)         4

Tiamina (mg)          0,05

Riboflavina (mg)    0,03

Niacina (mg)           0,2

Ácido Ascórbico (mg)       5

Uva Emagrece?

O suco de uva é um ótimo estimulante do metabolismo, ajudando na eliminação do excesso de alimento e de resíduos. Ao mesmo tempo que este remédio caseiro ajuda a perder peso, contribui para a limpeza do sangue e ajuda o fígado a desempenhar melhor suas funções. Beber suco de uva regularmente é uma ótima maneira de prevenir doenças.

Suco de Uva Para Emagrecer

Uva

O suco de uva é um excelente remédio caseiro para emagrecer porque ele ajuda na desintoxicação do organismo.

Ingredientes

  • 1 cacho de uva
  • 100 ml de água

Modo de preparo

A preparação do suco de uva é muito fácil e rápida, lave bem as uvas e coloque-as no liquidificador com casca e sementes, adicione a água e bata bem. Por ser muito doce não é necessária a utilização do açúcar. O indivíduo que pretende emagrecer deve tomar o suco de uva pelo menos 3 vezes por semana.

Então. O contudo deste artigo correspondeu as suas expectativas? Gostaria muito que você pudesse nos dizer se o artigo lhe foi útil. Sendo assim deixe sua opinião ou seu questionamento. Teremos muito prazer em responder…até o próximo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *