Frutas Alimentação

Acerola – 15 Benefícios e Composição

acerola

Originária do mar da Antilhas, América Central, a acerola (ou cereja-das­ antilhas) é um arbusto que atinge entre 2m e 3m de altura, que apresenta copa densa. A aceroleira é uma planta de clima tropical, que se adapta bem em regiões de clima subtropical.

Temperaturas entre 15ºC e 32ºC, com médias anuais em torno de 26ºC, são as mais favoráveis.

Nome científico: Malpighia punicifolia L.

Família: Malpighiaceae

Nomes populares: Acerola, cereja das Antilhas

Nome em inglês: Barbados Cherry.

Para que a mesma cresça e produza bem, também é fundamental uma adequada disponibilidade de água no solo.

Precipitações entre 1200 mm e 2000 mm bem distribuídas ao longo do ano, são ‘ consideradas ideais. Além disso, a planta é exigente quanto à insolação, que influencia bastante a produção de vitamina C. Rica em vitamina A,  B1, B2 fonte de Vitamina C, rica em cálcio, fósforo e ferro.

O consumo de apenas 3 unidade da fruta são suficientes para atender as necessidades diárias de vitamina C de um adulto.

Por suas características é muito recomendado no combate a gripes, resfriados, tuberculose pulmonar, diabetes, distúrbios do fígado e disenteria.

Pode ser consumido ao natural ou na forma de suco, sorvete, doce, geleia, compota.

Dica de Leitura: “Açaí – 7 Benefícios e Composição”

acerola

acerola

Benefícios da Acerola

1. Melhora a saúde da visão

A visão é extremamente beneficiada pela vitamina A presente na fruta. Como veremos adiante, esta fruta é capaz de fornecer quantidades incríveis de vitamina A que é tão essencial para a visão.

2. Fornece vitamina C

É uma das frutas com maior quantidade de vitamina que existem. Cerca de 180 ml de suco de acerola tem a mesma quantidade de vitamina C de 14 litros de suco de laranja. Seu consumo é incentivado devido aos benefícios desta vitamina.

3. Fornece vitamina A

Uma única fruta é capaz de fornecer a mesma quantidade de vitamina A que uma cenoura inteira. Isso significa que a mera ingestão de duas acerolas é o suficiente para fornecer as quantidades necessárias de vitamina A ara nosso organismo.

4. Rica em antioxidantes

A acerola é rica em ácido ferúlico, tanino, quercetina, ácido clorogênico que oferecem propriedades antioxidantes. Isso faz com que nosso organismo seja capaz de combater os radicais livres com facilidade.

5. Previne escorbuto

Embora não seja uma doença muito comum hoje em dia, o escorbuto pode ser evitado e tratado com esta fruta, graças aos seus altos níveis de vitamina C.

6. Ajuda a perder peso

A fruta tem a capacidade de auxiliar na perda de peso, pois além de ser uma facilitadora do funcionamento do metabolismo, possui baixíssimas quantidades de gorduras e calorias.

7. Previne câncer de pulmão

Pode prevenir o câncer do pulmão por ser capaz de impedir o crescimento e desenvolvimento anormal de células cancerígenas dos pulmões.

8. Aumenta a imunidade

Por ser extremamente rica em ácido ascórbico, ou vitamina C, a acerola é capaz de aumentar a imunidade, prevenindo gripes e resfriados.

9. Melhora o metabolismo

A grande quantidade de vitaminas do complexo B presentes na acerola ajudam nosso organismo no processo de absorção de proteínas, carboidratos e gorduras, fazendo com que o metabolismo funcione de forma mais eficaz.

10. Previne o “estresse oxidativo”

O “estresse oxidativo” é basicamente o que traz o envelhecimento precoce. O consumo de acerola, graças aos seus antioxidantes, é capaz de prevenir o estresse oxidativo de forma rápida e eficaz. Aconselha-se ao menos duas acerolas por dia.

11. Reduz o açúcar no sangue

Os antioxidantes presentes na acerola, quando tomados em forma de suco, são capazes de trazer benefícios no controle de níveis de açúcar no sangue. Portanto reduz riscos de diabetes, hiperglicemia e etc.

12. Previne problemas gastrointestinais

As acerolas são ricas em fibras, fazendo com que o nosso sistema gastrointestinal seja favorecido, uma vez que seus processos serão facilitados. Isso significa que a acerola pode tratar diarreias, constipações, disenterias e etc.

13. Melhora a saúde cardíaca

Todos os nutrientes presentes na acerola auxiliam na manutenção de nosso sistema cardiovascular, em especial o potássio, cálcio e magnésio, presentes em altas quantidades.

14. Aumenta produção de colágeno

A vitamina C presente na acerola faz com que os níveis de produção de colágeno de nosso corpo aumentem, favorecendo assim o combate ao envelhecimento precoce das células.

15. Fornece nutrientes essenciais

Como vimos, a acerola é rica em vitaminas A e C. Porém, também possui grandes quantidades de nutrientes essenciais para nosso organismo. Podemos citar o cálcio, zinco, cobre, magnésio, potássio e também as vitaminas B1, B2, B3, B5 e B9.

Leave a Comment