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Açaí – 7 Benefícios e Composição

açaí

O açaí é uma palmeira altamente ornamental, de múltiplos troncos de até 25 m de altura, levemente curva e apresentando raízes visíveis na base, caule liso. Seus frutos nascem em cachos em número de 3 a 8 por planta.

Nome científico: Euterpe oleracea Mart.

Família: Palmae

O açaí é uma palmeira altamente ornamental, de múltiplos troncos de até 25 m de altura, levemente curva e apresentando raízes visíveis na base, caule liso. Seus frutos nascem em cachos em número de 3 a 8 por planta.

Há duas variedades de açaí: o roxo e o branco. O roxo tem polpa cor de vinho.

Isso justifica o nome do suco que se extrai dessa polpa. Do açaí branco faz se um suco creme-claro. O conteúdo em fibras é alto, o que favorece o trânsito intestinal.

É rico em cálcio e boa fonte de sais minerais como fósforo e ferro. Cem gramas de açaí fornecem 247 calorias. Rico em vitamina A;

Boa fonte de cálcio, fósforo e ferro;

Seu sabor é muito característico, quando consumido em excesso deixa uma sensação de acides nos lábios;

Pode ser consumido na forma de suco, sorvete ou doces;

Pode ser encontrada durante todos os meses do ano.

 

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Açaí

7 Benefícios do Açaí Para o Organismo 

 

  1. Emagrece

O açaí exerce um importante papel para controlar o peso e ajudar no emagrecimento. Por ser muito rico em fibras, ele ajuda a aumentar a sensação de saciedade no organismo — o que faz a gente comer menos –, e influencia diretamente na diminuição da compulsão alimentar.

 

  1. Reduz colesterol

A fruta é rica em antioxidantes (antocianinas e proantocianidinas, que dão a cor roxa), que são responsáveis por controlar, prevenir e até inibir processos inflamatórios. Elas também atuam na redução do LDL-colesterol (o famoso colesterol ruim).

 

  1. Previne doenças do coração

Outro dos benefícios do açaí é a prevenção de doenças. Esses mesmos antioxidantes também melhoram a sensibilidade da insulina e reduzem a pressão arterial

Além dos antioxidantes, o açaí ainda contém gorduras monoinsaturadas, que, ao contrário do que pode parecer, são ótimas para a saúde — principalmente para o cérebro.

 

  1. Previne Alzheimer

As antocianinas e proantocianidinas também ajudam a prevenir a Doença de Alzheimer. Isso acontece porque essas substâncias ajudam a reduzir a exposição de células nervosas a processos degenerativos e inflamatórios recorrentes, que são justamente os fenômenos que abrem caminho para o colapso do tecido cerebral.

 

 

  1. Retarda o envelhecimento

É exatamente esse processo de evitar que as células passem por esses constantes ataques que também permite o retardamento do envelhecimento e dos seus efeitos no cérebro e até na pele, como o aparecimento de acnes e celulite. Comer açaí pode ajudar nisso também.

 

 

  1. Previne o câncer

De acordo com Carneiro, diversos estudos científicos já mostraram a relação do consumo de açaí com a prevenção de câncer. As substâncias chamadas de poli fenóis ajudam a reduzir fatores ligados ao desenvolvimento da doença, como a produção de radicais livres. Sem contar que conseguem promover a morte das células cancerígenas.

 

  1. Ajuda no intestino

Além de tudo isso, o açaí ainda é ótimo para quem sofre de constipação (prisão de ventre). Mas não esqueça: “Sempre que consumir alimentos ricos em fibras, é importante aumentar o consumo de água também, pois a hidratação é fundamental para o ‘amolecimento’ do bolo fecal e melhor funcionamento do intestino”.

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