Buscar alimentos ricos em proteínas de origem não animal e que trazem benefícios para o organismo não é nada fácil. Uma opção bem saudável é a spirulina, ou alga-azul, um tipo de cianobactéria. Ela consegue se desenvolver por meio exclusivo da fotossíntese.
Tendo uma digestão muito fácil, aumentando a saciedade diária e, ainda, diversificar ações positivas no organismo, a spirulina se destaca por realmente parecer uma alga, tendo um sabor muito forte e único.
Principais Características da Spirulina
Como falado, a spirulina, sendo muitas vezes confundida como um tipo de alga por sua aparência, na verdade se classificada como cianobactéria fotossintetizante.
Sua formação ocorre em quase qualquer tipo de local aquático, podendo ser lagos, de água doce, como salgado, e nos oceanos. Sua cor é bem esverdeada, lembrando a de algas.
Tanto a clorofila, como a ficocianina são dois destaques da sua composição, trazendo os principais benefícios. Além disso, é possível encontrar nutrientes como proteínas e ferro, além das vitaminas do complexo B e a K.
Tipos mais comuns que podem ser encontrados da spirulina
É possível encontrar diversas espécies da spirulina pelo mundo. Contudo, as mais comuns e que são comercializadas para consumo do ser humano são:
- Arthrospira platensis
- Arthrospira máxima
- Arthrospira fusiformis, essa sendo um pouco mais rara do que as outras duas citadas
Para Que Serve a Spirulina?
A spirulina tem diversas finalidades para serem aproveitadas pelas pessoas que desejam consumi-la. Além de ser um suplemento alimentar, a bactéria também se apresenta como uma excelente opção na alimentação daqueles que querem evitar o consumo de proteínas vindo de origem animal, principalmente os veganos e vegetarianos.
Por fim, a spirulina também é um ótimo alimento para se encaixar em uma dieta balanceada e mais saudável. Ela irá ajudar diretamente no emagrecimento, dar mais vitalidade para o dia a dia, aumentar a imunidade e trazer nutrientes e vitaminas essenciais para o bom funcionamento do seu organismo.
Melhores Benefícios da Spirulina
Durante a leitura deste post, você deve estar imaginando que a spirulina é um alimento muito importante para o organismo. Contudo, quais são os melhores e mais interessantes benefícios ao utilizá-lo na nossa alimentação?
Para deixar tudo claro, abaixo vamos listar as vantagens que essa bactéria pode trazer:
- Aumenta a saciedade, auxiliando diretamente no emagrecimento saudável e rápido
- Uma alternativa excelente à proteína de origem animal
- Ações antioxidantes
- Aumenta a imunidade
- Fortalece os ossos, impedindo doenças como a osteoporose
- Diminui o nível do colesterol
- Melhora a saúde do coração
- Auxilia em casos de anemia
- Limpa o nariz de impurezas, chegando, até mesmo, impedir crises alérgicas
- Desintoxica o organismo
- Ajuda no desenvolvimento dos músculos, sendo um alimento perfeito para ganhar massa muscular magra
- Da mais disposição para o dia a dia, evitando a fadiga e cansaço rápido
- Previne alguns tipos de câncer
- Previne diabetes, podendo, também, ser consumido por quem apresenta a doença, diminuindo chances de crises
- Previne o envelhecimento precoce
- Fortalece os cabelos e olhos, além de deixar a pele mais vistosa e bonita
Como Utilizar a Spirulina?
É possível adquirir a spirulina tanto em forma de pó, como de cápsulas. Ambas apresentam os mesmos benefícios, sendo de preferência da pessoa o que preferir para consumo.
Em forma de pó, é recomendado comê-la misturada com outros alimentos, principalmente líquidos. Pode ser sopas, shakes ou qualquer tipo de bebida. Não se deve ultrapassar 8g diárias de consumo da spirulina em pó.
Já as capsulas devem ser consumidas antes das principais refeições, ou no pós-treino. É recomendado tomar de 3 a 4 comprimidos por dia, nunca ultrapassando ele limite.
Vale lembrar que, obviamente, devem-se buscar informações médicas antes de começar a usar a spirulina para saber a dosagem correta ao seu organismo.
Contraindicações
As pessoas que não devem usar a spirulina, ou precisam tomar muito cuidado, são:
- Quem sofre com pressão alta
- Crianças
- Mulheres grávidas ou que estejam amamentando
- Quem tem algum tipo de alergia a iodo
- Aqueles que fazem uso de algum tipo de medicamento ou suplemento
Leia também: Linhaça – Semente Saudável e Inimiga da Fome