Saúde

Linhaça – Semente Saudável e Inimiga da Fome

Linhaça

Se existe um alimento que vem se destacando e sendo colocado como um grande queridinho na alimentação saudável é a semente de linhaça. Muito nutritiva e se adaptando facilmente a várias receitas e combinações, ela é uma opção excelente para sua dieta.

Segundo alguns estudos históricos, apesar de se tornar popular há pouco tempo, a linhaça já era consumida e cultivada há muitos anos atrás, até mesmo antes de cristo. Além disso, esses historiadores dizem que as sociedades antigas já conheciam e tiravam proveitos dos seus benefícios para a saúde.

 

Linhaça

As Principais Características da Linhaça

A linhaça é uma semente retirada do linho, uma planta que pode alcançar até um metro de altura. Apesar de o alimento ser popular no mundo todo, seu cultivo é mais presenta em países europeus, com destaque para Bélgica, Holanda e França.

É uma semente comestível que pode ser encontrada em dois tipos de cores, marrom e dourada. A diferença entre elas é mínima, com uma apresenta uma quantidade um pouco maior de alguns componentes que a outra.

A linhaça tem um valor nutricional muito grande e importante, que se apresenta como seu maior destaque. Entre os nutrientes presentes em sua composição, aqueles que a semente é mais rica são fibras, ácidos graxos, proteínas e vitaminas C, E e do Complexo B.

Para que serve as sementes de linhaça

É possível encontrar a linhaça em três formas de comercialização: como farinha, que ela já está triturada e é a mais recomendada para consumo, a própria semente inteira e em óleo, que possui as propriedades e benefícios menos efetivos.

Caso você compre a semente de linhaça não triturada, remendamos que moa ela em um liquidificador para quebrar uma fina casca que a encobre. Apesar de ser bem pequena, essa casquinha inteira pode causar alguns tipos de problemas intestinais.

Com isso, esta semente pode ser consumida pura ou misturada em iogurtes, sucos, lanches ou, até mesmo doces, ficando uma combinação bem saudável e saborosa.

Melhores e principais benefícios da semente de linhaça

Por ser um alimento tão nutritivo, estas sementes não poderiam deixar de apresentar incríveis benefícios para bom funcionamento do organismo. Os mais importantes são:

  • Efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes
  • Aumenta a saciedade, causando perda de peso
  • Estimula o funcionado intestinal
  • Previne contra alguns tipos de câncer
  • Previne contra hipertensão
  • Melhora a saúde do coração
  • Combate o envelhecimento precoce
  • Fortalece o cabelo e unhas
  • Melhora a circulação de sangue
  • Melhora a saúde dos olhos
  • Reduz o colesterol ruim
  • Aumenta a efetividade do sistema imunológico
  • Fortalece os ossos, prevenindo contra algumas doenças
  • Combate o estresse diário
  • Alivia os principais sintomas da TPM

Como Consumir as Sementes de Linhaça

Como foi citada anteriormente, a forma mais interessante de consumir a linhaça é ela sendo triturada, em forma de farina, e misturada com algum líquido ou refeição. Assim, será possível tirar proveito dos principais benefícios e ainda ter uma digestão rápida e sem problemas.

Já na quantidade, não deve ser ultrapassado 20 gramas diárias, o que dá 2 colheres de sopa da semente de linhaça por dia. Com isso, o corpo não terá excesso no consumo de fibras.

Por ser um alimento bem saudável e que atua com diversos benefícios, é recomendado comer todos os dias uma pequena quantidade de linhaça, principalmente se seu objetivo é emagrecer com o consumo dela. Ela é interessante tanto pra fazer parte do café da manhã, como também de lanches da tarde.

Cuidados e Contraindicações

Apesar de natural e com diversos benefícios incríveis para o organismo, algumas pessoas são contraindicadas de consumir semente de linhaça. Entre eles estão:

  • Crianças pequenas
  • Aqueles que possuem algum tipo de alergia alimentar
  • Quem sofre com esclerodermias
  • Mulheres grávidas ou que estejam amamentando

Além disso, é recomendado aumentar o consumo de água quando adicionar o consumo de linhaça em sua dieta e, também, não ultrapassar o limite de 20 gramas diárias da semente.

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