Frutas

Castanha do Pará – Saudável Para Cérebro e Coração

castanha do pará

A castanha do pará é, de longe, uma das sementes mais famosos do Brasil. Sendo oriundo da região norte do país, mais especificamente da Amazônia, esse alimento se tornou muito popular na hora de fazer um lanche rápido no dia a dia.

Apesar de ser muito pequena, essa castanha é extremamente nutritiva. Apresenta diversos componentes essenciais para o organismo, além de trazer benefícios para nossa rotina.

Ela é consumida em sua maioria crua, contudo a semente ainda é utilizada em muitas receitas naturais e saborosas, agradando todo mundo que come.

 

castanha do pará

Principais Características da Castanha do Pará

Sendo um alimento bem pequeno, com uma cor misturada entre o castanho, representando uma camada fina a encobre, e amarelo, sendo a amêndoa que é consumida, a castanha-do-pará vem da castanheira-do-pará, uma árvore gigantesca típica da Floresta Amazônica.

Conhecida também como castanha-do-brasil, essa semente é comercializada tanto pelo Brasil, como por outros países da América do Sul, principalmente a Bolívia, que é o maior cultivador atualmente do alimento.

Essa semente é classificada como um fruto oleaginoso. Ela é rica em muitos nutrientes importantes, como potássio, fósforo, cálcio e proteína. Além disso, um dos principais integrantes da sua composição é o excelente antioxidante glutationa peroxidase.

 

Principais Benefícios do Consumo da Castanha do Pará

Como falado, a castanha do pará é um alimento muito nutritivo. Sendo excelente para o consumo diário daqueles que desejam uma alimentação mais saudável, essa semente traz muitos benefícios únicos para nossa saúde. Alguns deles são:

  • Melhora a saúde do coração
  • Efeitos antioxidantes
  • Reduz o colesterol ruim
  • Aumenta o funcionamento cerebral
  • Melhora o funcionamento da tireoide
  • Previne contra doenças como Alzheimer e Parkinson
  • Previne contra alguns tipos de câncer
  • Aumenta a imunidade
  • Dá mais energia para o dia a dia
  • Deixa a pele mais saudável e brilhosa, evitando problemas com espinhas e acnes
  • Fortalece os fios de cabelo
  • Auxilia diretamente na perda e controle do peso, aumentando a saciedade
  • Auxilia no desenvolvimento de músculos
  • Acelera o funcionamento intestinal
  • Uma fonte muito rica em selênio
  • Combate envelhecimento precoce
  • Excelente opção para a alimentação pré-treino

Como consumir a castanha do pará

O modo mais rápido e saudável para comer a castanha-do-pará é crua. Com isso você vai adquirir um alimento natural e com todos os benefícios que deseja receber. Além disso, evite colocar sal quando for comê-la, para não causar problemas em relação ao sódio em excesso.

Coma, somente, uma a três sementes no dia. Isso já será uma quantidade suficiente para conseguir tirar proveito dos benefícios e não trazer problemas e riscos a sua saúde. Além disso, tire, pelo menos, um dia da semana para não comer a castanha do pará.

Contraindicações e cuidados

Todas as pessoas podem comer a castanha-do-pará. Obviamente, é interessante sempre buscar informações com uma nutricionista para saber se é um alimento interessante para sua dieta e que vai trazer bons benefícios para o organismo.

Apesar de não ter contraindicações, deve ter bastante cuidado ao excesso do consumo durante a semana. Por conta da gordura e selênio presentes no alimento, não se deve comer muitas castanhas por dia. Nossa saúde pode ser prejudicada, além do ganho de alguns quilos, acabando por ser tornar um vilão na perda de peso, e não uma ajuda.

A quantidade máxima de selênio que pode ser ingerida por dia sem causar problemas de saúde é 400 microgramas, o que equivale a quatro castanhas-do-pará. Em crianças o valor que pode ser ingerido é mais baixo e muda de acordo com a idade. De 7 a 12 meses é 60 microgramas, de um a três anos é 90 microgramas, de 4 a 8 anos é 150 microgramas e de nove a treze anos é 280 microgramas.

Por fim, guarde muito bem a castanha do pará quando adquiri-la, seja em embalagem, seja a semente solta. Escolha um local bem localizado, seco e arejado. Caso queira, também é possível preservá-la na geladeira.

Não deixe de ler:   Aveia – Cereal Saudável e Muito Benéfica

Leave a Comment