Sendo conhecida e consumida no mundo todo, a aveia é um alimento muito popular dentro da alimentação das pessoas, principalmente no café da manhã.

Esse cereal é bastante saudável, e se destaca pelos diversos benefícios apresentados ao organismo do ser humano.

A aveia pode ser encontrada sendo comercializada em diversos tipos. Todos são práticos de serem adicionados na dieta, podendo misturar com vários outros alimentos, principalmente os alimentos líquidos, como iogurtes.

 

aveia

Aveia – Principais Características

Este cereal, em sua definição direta, é um tipo de planta da família Poaceae, que dá origem ao conhecido e super nutritivo cereal que consumimos.

Por ser muito fácil de cultivar, ele acabou popularizando no mundo todo, tendo grande produção em vários países, sendo os principais localizados na Europa.

A cor do cereal é um amarelado bem claro, quase parecendo um branco. É possível encontrado sendo comercializado em diversas formas, que serão melhores detalhadas a seguir no post.

O cereal,  em si não contém nenhum tipo de glúten, contudo, ela é bastante comercializada misturada ao trigo, e assim, acaba que a substância pode estar presente. É necessário tomar bastante cuidado com isso.

Podemos destacar que esse cereal é rico em muitos componentes essenciais para o organismo, como fibras, carboidratos, proteínas e diversas vitaminas. Sendo assim, o cereal se torna um alimento muito saudável e interessante para várias dietas.

Principais Tipos deste Cereal

Como foi citado algumas vezes, é possível encontrar este cereal nas mais diferentes formas sendo comercializadas em mercados. As principais são:

  • Farelo de aveia: é obtida utilizando uma fina casca que a aveia possui. É uma forma bem nutritiva de consumo, pois na casca é a região mais rica em fibras do cereal.
  • Aveia em flocos: sendo a forma mais popular de consumir aveia, é utilizado o grão interno. Ele é prensado, podendo criar um formado mais grosso, como um mais fino. É também bem saudável, principalmente por conter os principais nutrientes do cereal.
  • Farinha de aveia: por fim, temos a farinha, que se adquiri também da parte interna da aveia, contudo ela é moída em micro pedaços. Ela possui bem menos fibras em relação às outros dos tipos, contudo ainda apresenta os principais nutrientes e pode substituir outras farinhas em receitas como uma opção saudável.

Melhores e Principais Benefícios da Aveia

Obviamente, sendo um alimento tão importante para várias dietas e com características tão saudáveis e nutritivas, a aveia não podia deixar de apresentar uma extensa lista de benefícios para o organismo de quem a consume regularmente. Os principais são:

  • Ajuda no emagrecimento, pois aumenta a saciedade do dia a dia por conta das fibras
  • Ajuda no desenvolvimento dos músculos
  • Melhora o sistema imunológico, defendendo o corpo
  • Regula o funcionamento intestinal
  • Deixa a pele mais bonita
  • Dá mais energia e disposição para a rotina diária
  • Aumenta o bem estar e satisfação
  • Diminui o nível de colesterol ruim
  • Controla a glicose no sangue
  • Melhora a saúde do coração
  • Diminui a pressão alta
  • Previne contra a diabetes e alguns tipos de câncer

Como Consumir a Aveia

Como explicado nesse post, a aveia é comercializada nos mais diferentes tipos, com a pessoa podendo comprar a que mais lhe agrada.

Todas elas são simples de se adaptar na alimentação, normalmente sendo recomendado misturar com outros alimentos, como iogurte, frutas e sucos naturais.

Além disso, o cereal é uma ótima opção para receitas de doces salgados, principalmente bolos, tortas, pães integrais e biscoitos. O clássico mingau também é feito utilizando aveia como ingrediente principal.

Diariamente, é recomendado consumir de 3 a 4 colheres de sopa de aveia por dia. Além que, o alto consumo diário do cereal deve ser equilibrado com a ingestão de água, para não causar problemas no intestino pelas fibras.

Cuidados e Contraindicações

O primeiro cuidado a se tomar é observar a embalagem da aveia. Apesar dela não possui glúten em sua composição, caso seja processada, poderá ser misturada com trigo. Caso ocorra isso, ela se trona contraindicada por quem é intolerante ao glúten.

Quem sofre com alterações ou problemas intestinais também precisa ter cuidado com o consumo de aveia, buscando orientações médicas.

Criança de colo e mães grávidas ou que estão amamentando devem evitar o consumo do cereal.

Leia TambémCiriguela – Características e Benefícios da Fruta

Leave a Reply

Your email address will not be published.