Alimentação Minerais

Magnésio – Mineral Amigo do Sistema Muscular e Imunológico

magnésio

É sempre recomendado buscar uma alimentação rica em minerais, para que se possa desenvolver um bom funcionamento do organismo e, ainda, trazer benefícios para nossa saúde, e assim evitar doenças. Entre eles, um que se destaca bastante é o magnésio.

Sendo quase que fundamental para nosso corpo, esse mineral está presente em muitos tipos de alimentos, principalmente as sementes. O consumo deste mineral é bem presente no nosso dia a dia, ainda mais para quem segue uma dieta balanceada.

 

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O que é o magnésio e suas principais características 

Como já foi citado inicialmente, é um mineral importante para nosso organismo. Ele atua no funcionamento de diversas reações importantes do corpo, principalmente para o desenvolvimento celular, aceleração metabólica e produção de energia.

Segundo estudos, ele é tão essencial para o ser humano, que é necessário uma ingestão diária de 300 a 400 mg de magnésio para um funcionamento regular e equilibrado do organismo.

Este mineral tem papel fundamental, também, para a alimentação e desenvolvimento das plantas. Sem esse mineral, elas não conseguirão realizar a fotossíntese de forma efetiva.

 

Para que serve o magnésio

O magnésio atua em processos bioquímicos dentro do nosso organismo, sendo fundamental para o seu funcionamento. Entre eles, a construção de tecidos e músculos, equilíbrio de pressão arterial, a melhora do sistema imunológico e o controle do nível de glicose podem ser citados. Além disso, esse mineral é protagonismo para o transporte de muitos nutrientes pelo corpo humano.

Vale citar também os efeitos anti oxidantes e anti-inflamatórios do magnésio, prevenindo contra muitas doenças e mantendo o corpo mais saudável.

Principais benefícios do magnésio

Tento um papel tão importante e estando tão presente no corpo, o magnésio não poderia deixar de apresentar muitos benefícios interessantes e únicos para quem o ingere de forma correta. Os principais são:

  • Desenvolvimento e contração muscular, sendo fundamental para uma boa performance na academia
  • Reduz as chances de contusões e cansaços durante atividades físicas
  • Previne contra o envelhecimento precoce
  • Melhora a qualidade da pele
  • Diminui as chances do desenvolvimento da diabetes
  • Previne contra diversas doenças nos ossos, principalmente a osteoporose
  • Melhora a saúde do coração
  • Equilibra o funcionamento intestinal
  • Equilibra a pressão arterial
  • Da mais disposição para a dia a dia
  • Ajuda a controlar crises de ansiedade e estresse

 

Onde encontrar o magnésio

O magnésio é rico em diversos tipos de alimentos e protagonista de dietas saudáveis. Os principais são:

  • Abacate
  • Beterraba
  • Couve
  • Banana
  • Grão-de-bico
  • Mandioca
  • Lentilha
  • Soja
  • Arroz integral
  • Aveia
  • Farinha de trigo
  • Amendoim
  • Castanha
  • Nozes
  • Sementes de girassol
  • Leite

Além disso, é muito fácil encontrar suplementos de magnésio sendo comercializados em lojas especializadas. Normalmente, seu uso é recomendado por médicos ou nutricionistas para recuperar alguma falta do mineral no organismo do paciente.

Consumo diária do magnésio

Não existe uma dosagem padrão para todas as pessoas, variando conforme o peso, altura e sexo. Por isso, é necessário buscar um nutricionista para saber quanto de magnésio deve-se consumir diariamente.

Contudo, segundo estudos, a variação fica em torno de 300 a 400 mg do mineral por dia.

Cuidados e contraindicações

Obviamente, por conta da sua importância para o organismo, alimentos e suplementos ricos em magnésio possui quase nenhum tipo de contraindicação. Contudo, vale a pena buscar informações com um médico especialista antes de iniciar o consumo deles, principalmente se você possui algum histórico com problemas renais.

Apesar disso, é necessário ter cuidado com o excesso de magnésio. Não é nada recomendado ultrapassar o limite de dosagem indicada por dia do mineral, podendo a levar a fadiga muscular e alteração na sua pressão. Em casos mais sérios, até mesmo alterações renais, respirações e cardiovasculares podem vir a ocorrerem.

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