Saúde

Como Comer Amêndoas de Forma Saudável e Correta

como comer amêndoas

Uma opção perfeita, saborosa e saudável para lanches rápidos são as pequenas amêndoas. Mas é importante saber como comer amêndoas corretamente. Essas frutas são muito nutritivas, trazendo benefícios incríveis para quem a come regularmente.

Ela é muito popular na dieta dos países mediterrâneos. Como grande parte dos alimentos oleaginosos, para comê-la é necessário quebrar a casca extrema e pegar a semente de dentro, que é a parte comestível da amêndoa.

Além do consumo cru, só tirando a casca, ela aparece como é uma excelente opção para receitas, tanto salgadas, como doces. Também é possível triturar a amêndoa em pedaços pequenos e misturar com iogurtes, virando uma combinação bem saudável.

como comer amêndoas

Principais Características Das Amêndoas

A amêndoa é uma fruta seca da família das oleaginosas. Ela tem sua origem de um arbusto que leva o nome amendoeira. Seu cultivo é muito popular em países mediterrâneos, com destaque para Turquia, Portugal, Espanha, Irã e quase toda a costa norte da África, além dos EUA, Chile e China. Infelizmente, no Brasil, a produção de amêndoas é bem pequena.

Sua principal característica é uma casca exterior, da cor marrom claro, que protege a semente, que é a parte comestível da amêndoa, voltada para uma cor mais creme. O gosto das sementes pode ser tanto doce, como amargo, dependendo do tipo que for consumido.

As amêndoas tem um teor nutritivo muito alto. Elas são ricas em importantes componentes, como proteínas, gorduras boas, vitaminas A, C e E, potássio e fibras. Além disso, a fruta apresenta um índice calórico elevado, podendo causar aumento de peso em caso de consumo exagerado.

Melhores e Importantes Benefícios das Amêndoas

Sendo um alimento tão saudável e com nutrientes importantes em sua composição, as amêndoas não poderiam deixar de trazer benefícios incríveis para o organismo, influenciando diretamente no bom funcionamento dele. Os principais são:

  • Propriedades diuréticas
  • Equilibro colesterol, diminuindo o LDL no sangue
  • Melhora a saúde da pele e evita o envelhecimento precoce
  • Auxilia em um emagrecimento rápido e efetivo, pois aumenta a saciedade e acelera o metabolismo
  • Diminui o nível de glicose no sangue, sendo um alimento recomendado para a dieta de diabéticos
  • Melhora na saúde do coração e cérebro
  • Fortalece os ossos, evitando possíveis doenças, como a osteoporose
  • Aumenta a disposição diária
  • Previne contra o desenvolvimento de alguns tipos de câncer
  • Controla a pressão alta
  • Auxilia para o desenvolvimento muscular
  • Diminui as chances de cãibras durante atividades físicas
  • Fortalece os dentes

Como Comer Amêndoas e Como Utiliza-las

Saber como comer amêndoas é importante. A parte comestível do fruto é a semente, sendo necessário retirar a casca para comê-la. É bem simples, conseguindo fazer com qualquer tipo de quebrador. Além disso, muitos mercados vendem unidades de amêndoas já sem as casca, do qual recomendados versões sem a presença de sal.

Além de comê-la crua, as amêndoas também são opções boas para receitas, principalmente de doces natalinos. O gosto se encaixa muito bem com diversos ingredientes e traz um belo equilíbrio.

Por conta do nível calórico, não pode exagerar no consumo diário de amêndoas. É recomendado não ultrapassar 40 gramas, sendo divididas em porções ao longo do dia. dai a importãncia de saber como comer amêndoas.

Além disso, as sementes comestíveis também servem para criação de óleos e produtos estéticos, melhorando a qualidade da pele quando aplicados.

Cuidados e contraindicações

Se você não possui nenhum tipo de alergia ou problemas intestinais recorrentes, pode consumir as amêndoas sem precaução. É um alimento com poucas contraindicações, sendo natural e bem saudável para dietas.

O grande problema das amêndoas está no consumo exagerado. Caso comer uma quantidade muito grande por dia, existem grandes chances de o fruto causar aumento de peso e ainda poder trazer algumas doenças. Por isso, sempre coma em pequenas quantidades e porções divididas. Está satisfeita em saber como comer amêndoas?

 

DICA DE LEITURA:  Spirulina – Suplemento Natural e Altamente Saciante

Leave a Comment