Frutas Alimentação

Camu-Camu – Conhecia Essa Fruta? Saiba Sobre Suas 10 Propriedades

camu-camu

O Camu-Camu pertence à família da mesma da goiaba e da jabuticaba. Espécie silvestre que ocorre predominantemente ao longo das margens de rios e lagos. É um arbusto ou pequena árvore, disperso em quase toda a Amazônia, encontrado no estado silvestre nas margens dos rios e lagos, geralmente de água preta.

Em seu habitat natural a planta pode permanecer submersa por 4 a 5 meses.

A árvore frutifica entre os meses de novembro a março. Na terra firme, onde o Camu-Camu tem demonstrado boa adaptação, a floração ocorre durante praticamente o ano inteiro, sendo que os menores índices de produção ocorrem entre os meses de abril a julho.

 

Nome científico: Myrciaria dubia

Família botânica: Myrtaceae

Origem: Região Amazônica

O fruto é arredondado, de coloração avermelhada quando jovem e roxo­ escura quando maduro. Polpa aquosa envolvendo a semente de coloração esverdeada.

Frutifica de novembro a marco. A planta frutifica nos meses de novembro a março, período da colheita, quando as frutas estão maduras, apresentando a coloração vermelha escura.

Os frutos de camu-camu são globosos, 10 a 32 mm de diâmetro, de coloração vermelha ou rósea e roxa escuro no estágio final de maturação.

Dada a elevada acidez, estes dificilmente são consumidos na forma natural.

Na Amazônia peruana, onde é bastante consumido, é utilizado para o preparo de refresco, sorvete, picolé, geleia, doce, licor, ou para conferir sabor a tortas e sobremesas.

A grande importância do camu-camu como alimento é devido ao seu elevado teor de vitamina C (2606 mg por 100g de fruto), superior ao encontrado na maioria das plantas cultivadas.

Pelo seu elevado teor de Vitamina C e Fibras, existe um costume na região de tomar o suco da fruta para prevenir gripes e resfriados.

Processada a fruta, obtém-se a polpa utilizada na fabricação de sucos naturais, sorvetes, doces, geleias e licores.

camu-camu

 

camu-camu

 

Dica de leitura:  Caju – Conheça 5 Magníficos Benefícios e a Composição

Benefícios do Camu-Camu 

 

1 . Antidepressivo natural

O camu-camu é utilizado na composição de antidepressivos industrializados e por isso, quando consumido in natura possui o mesmo efeito. A vantagem é o valor acessível, além é claro de não possuir nenhuma contraindicação ou efeito colateral.

2 . Vitamina C

O camu-camu possui um grau altíssimo de vitamina C, chegando a superar a laranja, fruta conhecida mundialmente pelo nutriente em abundância. O fruto é atualmente conhecido como a maior fonte de vitamina C do mundo.

3 . Prevenção do câncer

Por ser rico em antioxidante e outros nutrientes, o camu-camu oferece uma proteção extra contra o desenvolvimento e propagação de alguns tipos de câncer.

4 . Saúde dos olhos

O fruto possui alguns nutrientes capazes de preservar a visão, evitando a degeneração com o passar dos anos e prevenindo possíveis doenças oculares como catarata ou cegueiras noturna.

 

5 . Anti-inflamatório

Os antioxidantes, vitamina C e outras substâncias presentes no fruto reduzem e evitam possíveis inflamações no corpo. Artrite, gota ou dores crônicas são aliviadas instantaneamente com o consumo recorrente da fruta ou compostos vitamínicos.

6 . Anti-idade

Por ser rico em antioxidantes e nutrientes diversos, o camu-camu também combate as células que provocam o envelhecimento prematuro. O consumo da fruta ou suplementos do tipo ajudam a manter a pele sempre jovem e limpa.

7 . Fortalece o sistema imunológico

O consumo recorrente do camu-camu ou suplementos com base na fruta pode acarretar em um organismo mais forte. Isso ocorre porque o alimento é rico em vitaminas e nutrientes essenciais, capazes criar defesas contra bactérias e vírus, mantendo o sistema imunológico sempre protegido.

8 . Rico em potássio

O camu-camu possui potássio em abundância, nutriente capaz de melhorar a saúde cardíaca, formação e proteção óssea, controlar os níveis de açúcar no sangue além de aliviar dores.

 

9 . Protege e estimula o cérebro  

A fruta é capaz de proteger o cérebro de doenças cognitivas, como o mal de Alzheimer, além de melhorar o humor e como dito anteriormente, tratar a depressão, ansiedade e estresse.

10 . Protege o sistema reprodutivo 

Após inúmeros estudos, especialistas constataram que o camu-camu também é capaz de evitar a infertilidade, além de proteger o sistema reprodutivo.

A fruta reduz os riscos do desenvolvimento de doenças tanto em homens como em mulheres, agindo para eliminar as toxinas do organismo.

Leave a Comment