São conhecidas cerca de vinte variedades de caju e classificadas segundo a consistência da polpa, o formato, o paladar e a cor da fruta (amarela, vermelha ou roxo-amarelada, dependendo da variedade).

É originário do Brasil. Possui fósforo, cálcio e vitamina C. É indicado para anemia, diabetes, febre, infecções na garganta, diarreia, eczema e sífilis.

Rico em vitamina C e Niacina, além de ferro.

A castanha possui proteína, é rica em aminoácidos essenciais e apresenta um alto valor calórico;

A polpa carnosa do caju que comumente é considerada como a fruta, não passa do receptáculo do verdadeiro fruto do cajueiro que é a castanha de caju.

A polpa pode ser usada em suco, doces, sorvete, bebidas; a castanha pode ser utilizada como aperitivos ou acrescentada em sorvetes e saladas.

A polpa apresenta um efeito diurético, depurativo e sudorífero;

Nome científico: Anacardium orcidentale

Família botânica: Anacardiaceae

Safra: janeiro e fevereiro.

caju

 

Leia também:  Cajá – Tabela Nutricional e 10 Benefícios

Caju - Conheça 5 Magníficos Benefícios e a Composição 1

Benefícios do Caju

O caju é uma excelente opção para agregar nutrientes à dieta, seja ela de perda de peso e/ou emagrecimento, e pode ser consumido de diversas formas: fresco, como suco, cozido com curry, fermentado em vinagre, em forma de molho-tipo chutney – e até mesmo, acompanhando drinques.

1 . Caju fortalece sistema imunológico, sangue e ossos

Dentre os vários nutrientes do caju, a vitamina C é quem mais se destaca.

Sua composição é, em média, cinco vezes maior do que na laranja, o que dá reforço significante ao sistema imunológico.

“O caju amarelo é o mais rico em vitamina C, tendo em torno de 220 mg por unidade”.

Além da vitamina C, que já é conhecida por fortalecer nosso organismo, a fruta também contém zinco, que desempenha um papel vital no fortalecimento do sistema imunológico contra infecções e na cicatrização de feridas, e é extremamente importante durante a gravidez para o crescimento da criança.

E, para completar, o caju e ainda tem ferro e cálcio, minerais eficazes de combate à anemia e fortalecimento dos ossos.

2 . Protege o coração e castanhas de caju evitam doenças cardiovasculares

O teor de gordura do caju é menor do que a maioria das outras frutas e, por isso, é ótimo para a saúde do coração.

Segundo estudos, ela ajuda e reduzir os níveis de triglicerídeos, que, quando elevados, aumentado a incidência de doenças cardíacas.

As castanhas de caju também são ricas em antioxidantes, que diminuem o risco de doenças cardiovasculares.

3 . Previne e combate ao câncer

O caju tem muitos flavonoides, pigmentos que possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas, antitumorais, ateroscleróticas, entre outras: “Ela é rica em licopeno e betacaroteno, que ajudam na prevenção de alguns tipos de câncer, assim como o cardanol e o ácido anacárdico”.

De acordo com pesquisas, esses compostos que inibem a proliferação de tumores atuam diminuindo o “estresse oxidativo” e com isso evitando e combatendo vários tipos de câncer, como o de mama, cólon e próstata.

4 . Deixa pele e cabelo mais jovens e bonitos

Esta fruta é rica em cobre, que faz parte de muitas enzimas como a tirosinase, que converte a tirosina em melanina, o pigmento que dá ao cabelo e à pele a sua cor. Sem o cobre, essas enzimas não conseguiriam fazer seu trabalho e a pele e cabelo perderiam o viço.

Os antioxidantes contidos no caju ajudam proteger as células do envelhecimento provocado pelos radicais livres, mantendo a aparência como um todo jovem por mais tempo.

5 . Dá mais energia para fazer exercícios

Para atletas de exercícios de resistência, a fruta é um alimento indispensável.

Ele é rico em aminoácidos de cadeia ramificada (conhecidos como BCAA), que aumentam a capacidade de utilização da gordura como fonte de energia e assim melhorando a capacidade física.

O BCAA aumenta o glicogênio hepático e muscular, o que culmina numa maior utilização da gordura como fonte energética durante o exercício.

Leave a Reply

Your email address will not be published.