Alimentação Frutas

Cajá – Características e Benefícios

Cajá

O cajá é um fruto rico em sais minerais como: cálcio, fósforo e ferro.Também é uma excelente fonte de vitaminas A, B1, B2 e C. É rico em fibras, glicídios.

Cada 100 gramas de cajá contêm 90 calorias. Indicado para o cansaço mental, fadiga, estresse, inflamações na garganta e insônia. No Pará, é conhecido como taperebá.

Nome Científico: Spondias mombin.

Nome Popular: Cajá-mirim, cajá, taperabá, taperibá, cajá-pequeno, acaiba, acajaíba, cajazeiro, cajazeira, imbuzeiro

Sinonímia: Spondias lútea, Spondias brasiliensis, Spondias aurantiaca, Spondias myrobalanus.

Família: Anacardiaceae.

Ciclo de vida: Perene.

Origem: América Tropical.

Porte: Até 25 metros de altura.

Folhas: Compostas, pinadas, com uma variação de 5 a 11 pares de folíolos. opostos.

Flores: As inflorescências em cachos, despontam na extremidade dos ramos, as flores são pequenas e de coloração branca e bastante melíferas.

Cajá

Frutos: Suculentos, de coloração amarela quando maduros, azedo, bastante utilizado na região norte e nordeste do Brasil. A cajazeira é originária da região tropical do continente americano.

Os frutos da cajazeira são muito apreciados pelo excelente sabor de sua polpa. Ajuda nos problemas ósseos, além de ser fortificante, estimulante, revitalizante e energético. Contém cálcio, fósforo, potássio, carboidratos e vitaminas A, B e

  1. É um fruto rico em betacaroteno, composto que atua na proteção da pele e mucosa. O fruto do cajazeiro é o cajá, pertencente à família anacardiaceae, com sua casca lisa e fina, de cor alaranjada ou vermelha, possuem excelente sabor agridoce; polpa suculenta e de ótimo aroma, devido sua acidez, normalmente, não e consumido ao natural. Os nutrientes do cajá e suas calorias

cajá

Benefícios do Cajá

1. Fonte rica em vitamina C

Os cajás são ricos em vitamina C, que além de ser uma vitamina essencial, ainda age como um antioxidante natural, melhor protegendo seu corpo contra diversos danos causados por radicais livres, o que reduz potencialmente o risco de ocorrência de doenças cardíacas e também a ação de células cancerígenas.

Ao consumir uma porção de 100 gramas de cajás, você estará fornecendo ao seu corpo cerca de 46,4 miligramas de vitamina C. Adicionando essa porção à sua alimentação, você garantirá de 39 a 49% da dose diária necessária dessa vitamina para seu corpo se manter saudável.

A vitamina C ainda melhora a ação de seus sistema imunológico e contribui com a produção de colágeno, responsável pela saúde da pele, ligamentos, tendões e cartilagem se manterem saudáveis.

Sendo fonte dessa vitamina, o cajá ainda pode reduzir as fadigas pós-treino, já que age para combater o cansaço, o que garante um melhor desempenho, resistência e condicionamento. O cajá ainda pode ajudar a evitar possíveis gripes.

2. Combate a anemia

Consumindo 100 gramas de cajá, a fruta contribuirá com 2,8 miligramas de Ferro para o seu corpo. Essa porção equivale de 15,5 a 35% da ingestão recomendada por dia.

Esse nutriente é essencial para a função geral de seu organismo, pois assume função importante na produção de hemoglobina e mioglobina, ambos indispensáveis para o transporte de oxigênio por todo o corpo.

A hemoglobina é armazenada nas células vermelhas do sangue, dessa forma, quem possui alta quantidade de Ferro na dieta, garante produção regular de glóbulos vermelhos, evitando problemas como a anemia, fator muito comum para pessoas que adotam dietas sem orientação médica e com desequilíbrios nutricionais.

3. Protege contra doença cardíaca

O sistema cardiovascular pode ser um dos afetados pelos benefícios do cajá, pois estudos identificaram a eficiência de antioxidantes contidos na fruta.

As pesquisas demonstraram que os cajás são naturalmente ricos em antioxidantes, se comparados a medicamentos destinados a tratamentos do coração.

Ainda foi possível descobrir que a fruta é capaz de reduzir os níveis de colesterol total.

4. Carotenoides

Essa fruta é fonte rica de carotenoides e beta-criptoxantina, os quais podem contribuir com a sua saúde de modo geral. A beta-criptoxantina nada mais é que uma provitamina, a qual apoia que seu corpo produza retinol, nome alternativo para a vitamina A.

Reconhecer os carotenoides entre os benefícios do cajá é destacar a ação eficiente para a saúde no crescimento dos ossos, visão, além de aumentar a imunidade por meio do desenvolvimento de células brancas do sangue. Vale ressaltar que o beta-criptoxantina é um carotenoide solúvel em gordura.

5. Baixo teor de gorduras

Sendo uma das principais preocupações, você gostará de saber que o cajá não contém nenhuma gordura saturada ou colesterol. Fruta com teor baixo de gordura, o cajá é uma escolha saudável para quem deseja perder peso e garantir a qualidade de vida.

6. Dentes e ossos fortes

Um dos principais contribuintes para os ossos e dentes se manterem fortes, o Cálcio pode ser encontrado em abundância no cajá.

Adotar uma dieta equilibrada contando com a presença dessa fruta pode ser o diferencial que você esperava para ter ossos mais saudáveis e um sorriso que evidencia toda sua saúde.

O fornecimento regular de Cálcio prepara seus ossos para diferentes adversidades, eles podem melhor responder aos estímulos, e a possibilidade de torções e lesões é reduzida significativamente.

A vitamina A também apoia o estado saudável dos ossos de seu corpo. Mais um dos benefícios do cajá é auxiliar no combate à osteoporose.

7. Previne a TPM

A fruta pode assumir um papel importante sobre os hormônios femininos.

Sabemos que o ciclo menstrual é repleto de variações de humor, e o cajá aparece como fonte de vitamina A, B, C e muitos minerais importantes.

A combinação de nutrientes contida na fruta pode reduzir as oscilações de humor comuns nos períodos de TPM.

8. Ajuda a perder peso

O cajá pode ser uma fruta amiga que lhe aproximará da boa forma que você tanto deseja. Sim, o cajá pode ajudar você a emagrecer.

A fruta é rica em fibras, e estas assumem um papel importante, pois possibilitam o funcionamento regular do intestino, contribuindo para que você elimine as toxinas indesejáveis do corpo.

Seu corpo se manterá mais “limpo”, mas você ainda notará que o cajá pode proporcionar sensação de saciedade, o que evitará que você consuma porções de comida com excesso calórico, assim respeitando as suas necessidades.

A sensação de saciedade é muito importante no processo de perda de peso, pois os casos de ansiedade e compulsão alimentar são mais comuns que imaginamos.

Como se não bastassem os benefícios do cajá para a conquista da boa forma, ele é pouco calórico, sendo que se você consumir 100 gramas da fruta, estará adicionando apenas 90 calorias ao seu plano alimentar.

9. Apoia o sistema nervoso

Não pense que o cajá é a exceção entre as fontes de vitamina B, muito pelo contrário.

Demonstrando a sua eficiência completa, a presença do cajá no plano alimentar não só pode ajudar no controle do sistema nervoso de mulheres no ciclo menstrual, mas a todos os amantes da fruta.

O controle de ansiedade, fome, depressão e compulsão alimentar se estende a todo o sistema nervoso, representando benefícios do cajá para qualquer pessoa, independente da faixa etária ou sexo.

10. Melhora a saúde dos músculos

O cajá conta com os melhores nutrientes, os quais se responsabilizam por auxiliar na atuação das moléculas de ATP.

A fruta é rica de Fósforo, mineral importantíssimo para a contração muscular, ou seja, pode ser muito eficiente se incorporada a dieta voltada para hipertrofia e ganho de músculos, já que contribui com a saúde da massa muscular.

 

Dica de Leitura:   9 Benefícios do Bacupari – Também Conheça sua Composição

Leave a Comment