O nome Bacuripari vem do tupi guarani e significa “fruta que cai” e o adjetivo PARI – o que cerca, pelo fato de os índios o cultivarem para cercar suas roças.

Também recebe o nome de Bacuri de Bico, Bari-pari e Bacupari-açú.

Fruto globoso de 3,0-4,0 cm, pesando 20 g, de casca lisa, fina e amarelo alaranjada. A polpa é muito suculenta, branca e levemente ácida, muito refrescante.

Chupa-se do mesmo modo que uma jabuticaba, isto é, vertendo-se fora a casca e o caroço.

A planta é uma arvoreta de 1,5-2,0 m, que inicia a produção com menos de 1,0 m de altura.

Usos: O fruto é consumido ao natural, ou sob a forma de sucos e sorvetes.

A planta possui ótimo valor ornamental, principalmente quando em frutificação (fica carregada de frutos redondos e amarelos contrastando com a folhagem verde-escura).

Cultivo: Apresenta boa adaptabilidade tanto a solos mais secos quanto àqueles que retenham mais umidade (os quais parecem preferir).
Beneficia-se de uma adubação equilibrada. Na fase juvenil, deve ser protegida de luz solar direta, mas na fase adulta deve ser plantado a pleno sol, para que seus frutos fiquem mais doces.

Origem: Amazônia e Mata Atlântica.

A polpa é consumida in natura, em refrescos e sorvetes. É rica em açucares reduzidos, sólidos totais, Pectina e pH.

Nome científico: Rheedia Brasiliensis Bacuripari também conhecida por bacupari, bacopari, saco-pari, vacapari, vacopari, etc, é uma árvore da família das Gu-tiferáceas.

Bacupari

Bacupari

DICA DE LEITURA:      Babaco – 8 Propriedades e Composição Dessa Fruta

Benefícios do Bacupari 

 

  1. Bacupari é Bom Para os Dentes  

O Bacupari possui substâncias químicas que combatem os micróbios causadores de cáries.

A 7-epiclusianona, encontrada no Bacupari mostrou-se tão potente quanto a clorexidina, o antibiótico mais forte usado pelos dentistas.

A vantagem da 7-epiclusianona sobre a clorexidina, é que essa substância só mata as bactérias da boca, não escurece os dentes, não tem cheiro e nem gosto ruim. 

 

 

  1. Combate ao Câncer 

 

Vários estudos brasileiros já mostraram uma grande eficácia do Bacupari para ajudar no combate de câncer de próstata, câncer de mama, tumores em geral e infecção no trato urinário, entre outros.

  1. Bom Para Pele 

As folhas do Bacupari são usadas para tratar doenças na pele, principalmente para tirar manchas.

  1. Auxilia a Cura de Feridas 

 Bacupari é utilizado na medicina popular em forma de chá para alívio de feridas e processos infeciosos e na prevenção de cáries dentárias.

  1. Bom Para o Intestino 

 Estudos anteriores já demonstravam a eficácia do Bacupari em matar bactérias que causam doenças no intestino.

 

  1. Ajuda a Tratar Aftas: Existem várias outras pessoas que bochecham o extrato do Bacuparipara tratar a afta.

 

     7 . Benéfico Para os Rins  

Existem também substâncias antibacterianas encontradas na casca da fruta. Há relatos de pessoas que usam as folhas da planta para tratar tumores e pedras no rim. 

 

  1. Limpa a Pele 

Bacupari funciona como um tônico que ajuda a limpar e a compensar algumas características da pele, como o excesso de oleosidade. Mantém o equilíbrio natural, revigorar e recupera a vitalidade da pele. 

 

  1. Dá Energia 

Esta fruta  ajuda a dar mais energia ou a vitalidade dos tecidos após um período de fraqueza deixada por algumas doenças.

Leave a Reply

Your email address will not be published.