Alimentação Frutas

Cacau – Composição e 11 Incríveis Propriedades

cacau

O cacaueiro (Theobroma cacao) é a árvore que dá origem ao fruto chamado cacau. É da família Malvaceae e sua origem é América do Sul e Brasil.

Pode atingir até 6 metros de altura e possui duas fases de produção:  temporão (março a agosto) e safra (setembro a fevereiro).

Trata-se da principal matéria prima do chocolate. É do cacau que se faz o chocolate através da moagem das suas amêndoas secas em processo industrial ou caseiro.

Outros subprodutos dessa fruta incluem sua polpa, suco, geleia, destilados finos e sorvete.

Nome científico: Theobroma cacao L.

Família botânica: Sterculiaceae

Origem: Brasil – Região Amazônica

Árvore de altura mediana com até 6 m de altura, muito ramificada. Folhas longas com até 35 cm de comprimento e pendentes. Flores brancas, amarelas a róseas, reunidas em grupos, surgindo do caule, no período de dezembro a abril.

É uma espécie nativa da floresta tropical úmida americana. Possui uma casca rígida. Contêm em seu interior as sementes envolvidas por uma polpa branca, mucilaginosa e açucarada.

As sementes são utilizadas na produção de chocolate.

Ele é rica em Fibras, Teobromina, Tanino, Proteínas.  Contém os seguintes minerais: Ferro, Fósforo e Cálcio, Vitamina B, Tiamina,

O Estado da Bahia é o maior produtor do Brasil.

Conheça também a Tabela Nutricional do Cacau.

Tabela nutricional do cacau

Leia Também:  BiribáComposição e Seus 6 Benefícios Para Saúde

cacau

Benefícios do Cacau

 

1. Antioxidante

Segundo o teste laboratorial da Oxygen Radical Absorbance Capacity, que avalia a capacidade que determinados alimentos têm em absorver radicais livres, esta fruta  em pó lidera a lista, em seu ranking com os alimentos com teores mais elevados de antioxidantes.

O cacau em pó tem cerca de 43,6 mg por grama de flavonoides, que fazem parte um grupo de antioxidantes poderosos chamados poli fenóis.

Segundo o Medical News Today, o cacau é um dos alimentos que mais contém poli fenóis, inclusive, bem mais que o vinho tinto e o chá verde. Esse é um dos motivos que o coloca na lista de alimentos que podem ajudar no combate ao câncer.

2. Antidepressivo

Ele possui essa função devido à presença de fenetilamina, que é um neurotransmissor que age em nosso cérebro, fazendo com que nosso humor melhore.

Segundo o Michigan Health System, o cacau em pó aumenta nossa endorfina, e por esse motivo, nos sentimos bem, e mais felizes.

Esse estado de felicidade é sentido por alguns praticantes de exercícios durante os treinamentos, porém, o cacau age mais rapidamente.

Outra função ligada ao bem estar está diretamente na produção de serotonina, outro neurotransmissor, que também se eleva assim que ingerimos qualquer tipo de alimento que contenha cacau.

3. Anti-inflamatório

Ainda em decorrência de seus flavonoides, um dos benefícios do cacau em pó é seu efeito anti-inflamatório, com suas funções vasodilatadoras.

4. Diminuir o colesterol ruim

O cacau em pó também ajuda a diminuir as taxas de colesterol ruim, além de minimizar os riscos de formação de coágulos.

5. Controle da pressão arterial

As catequinas encontradas nesta fruta em pó em pó inibem uma das enzimas responsáveis pela elevação da pressão arterial, fazendo, portanto, que seu controle seja mais um dos benefícios do cacau em pó.

Pode também aumentar o fluxo de sangue para as artérias, o que também permite diminuir a pressão arterial.

6. Melhora o sistema cognitivo

Agindo diretamente sobre a memória, seus flavonoides ajudam muito no processo de oxigenação cerebral.

7. Antienvelhecimento

Seus poli fenóis agem como neutralizante dos radicais livres, inclusive na pele, impedindo o envelhecimento precoce, inclusive por exposição ao Sol.

8. Protege as células intestinais

Suas procianidinas protegem as células intestinais, impedindo que se instalem tumores.

9. Controle dos corrimentos vaginais

O triptofano protege as mulheres contra os corrimentos vaginais, melhorando inclusive a lubrificação.

10. Cacau em pó e atletas

O cacau, aliado ao leite, poderá ajudar muito os atletas e praticantes de exercícios a se recuperarem após os treinamentos.

Seus carboidratos e proteínas são os principais elementos presentes nessa recuperação, fazendo com que o aumento da resistência física seja um dos benefícios do cacau em pó.

11. Controlar a ansiedade

Nesse caso, o cacau em pó terá os mesmos resultados que o chocolate em relação à ansiedade, porém, mesmo contendo bem menos açúcares e gorduras, seu consumo deverá ser controlado para evitar ganho de peso.

Leave a Comment