Frutas Alimentação

Biribá – Composição e Seus 6 Benefícios Para Saúde

Biribá - Composição e Seus 6 Benefícios Para Saúde 1

O Biribá quando jovem, é uma árvore pequena com até 8 m de altura e ramos pilosos. Folhas de até 15 cm de comprimento.

Flores verdes externamente e róseas internamente. Fruto de casca rígida e polpa macia, de textura fina e sem granulações. Sabor doce e suave, muito agradável.

A cultivar “Hummungus” apresenta peso de até 1,5 kg, sabor excelente e poucas sementes, a que a torna ideal para o consumo.

Nome científico: Rollínia mucosa Baill.

Família botânica: Annonaceae

Usos: Frutos refrigerados, cortados em metades e consumidos com o auxílio de uma colher são deliciosos. Um excepcional sorbet de biribá é preparado pelo Chef Alex Atala (restaurante DOM, em São Paulo).

Cultivo: Solos férteis, bem drenados e com bom teor de húmus. Cultivar diretamente exposto à radiação solar. Exigente em termos de adubação, como outras annonáceas. Origem: Região Amazônica

Família: Annonaceae.

O biribá, por ser uma fruta de sabor doce e agradável, geralmente é consumido ao natural. Mas também é comercializado em forma de sorvete e refresco. É bastante sensível e requer cuidados especiais de pós-colheita para não estragar. É rica em vitamina C e potássio.

Biribá

Dica de Leitura: 10 Benefícios da Banana Para a Saúde

 

Biribá

Benefícios do Biribá

 

1. Auxilia na Perda de Peso 

Devido ao alto teor de fibras que a graviola possui, faz com que ela seja uma aliada no controle do peso.

Ela ajuda a inibir a fome e a controlar a quantidade de calorias ingerida, fazendo com que sua dieta seja de baixa caloria.

Além disso, se ingerida com outros alimentos, as fibras ajudam a reduzir o índice glicêmico da refeição, diminuindo o acúmulo da glicose sanguínea como gorduras.

2. Evita o Câncer 

O Biribá ganhou prestigio por apresentar expressiva atividade anticancerígena.

O extrato, semente e folhas do Biribá foram capazes de matar células cancerosas até 10.000 vezes mais do que medicamentos utilizados na quimioterapia, por impedir que essa células produzam a energia que necessitam para crescerem e se multiplicarem.

Entretanto, estudos em humanos ainda devem ser realizados para verificar sua segurança e comprovar a eficácia como medicamento.

3. Melhora o Desempenho dos Músculos 

biribá é rico em Potássio, um micronutriente muito importante nos mecanismos de transmissão dos impulsos nervosos e da contração muscular.

O Potássio permite uma melhor eficiência na contração dos músculos esqueléticos, o que é fundamental na prática de atividades físicas, como musculação, corrida, etc, melhorando o desempenho e evitando fadiga e cãibras.

O Potássio garante a saúde do sistema cardiovascular, uma vez que o coração, artérias e veias também são formados por tecido muscular. Assim, o biribá é usado como auxiliar no tratamento da pressão arterial.

 

4. Fortalece os Ossos 

O biribá é uma excelente fonte de Cálcio e Fósforo, essenciais na formação e manutenção dos ossos, evitando e auxiliando no tratamento da osteoporose.

Além disso fornece também Zinco, que trabalha permitindo a ação dessa vitamina na fixação do Cálcio e outros minerais para formação de tecido ósseo.

5. É um Excelente Anti-inflamatório 

Extratos das folhas da fruta reduzem a dor e inflamação. 

 

6. Faz muito Bem Para a Pele 

Nesta fruta são encontrados Vitamina C e outros agentes antioxidantes, como poli fenóis, saponinas e flavonoides que auxiliam na hidratação da pele e na prevenção do envelhecimento precoce.

Eles eliminam os radicais livres estimulando a produção de colágeno e elastina que são essenciais para uma pele saudável e livre de manchas e dos sinais da idade.

Leave a Comment