Frutas Alimentação

10 Benefícios da Banana Para a Saúde

banana

Conhecida como um dos mais completos alimentos, a banana constitui uma inesgotável fonte de hidratos de carbono, potássio, sódio, fósforo, cloro, magnésio, enxofre, silício, cálcio, niacina, vitaminas A, B1, B2 e C.

É nacionalmente conhecida como calmante intestinal, por estimular o apetite e as funções digestivas, graças a uma substância oleosa presente em sua composição, de efeito adstringente, que suaviza o intestino delgado, grosso e reto, sendo aplicada em casos de diarreia aguda ou crônica.

Nome Científico:  Musa sp

Nomes Populares: Bananeira, Banana

Família: Musaceae

Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Árvores, Árvores Frutíferas

É composto por vitaminas A, B1, B2, C, D, E e H, ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre, iodo, enxofre, manganês, carboidratos, e vitaminas.

É uma das preferidas dos bebês, pela sua consistência pastosa. Combate a diarreia, calmante, favorece a formação, secreção e excreção do leite, combate a anemia.

Fonte de potássio, folato, vitamina C e B6.

Superada apenas pelo abacate (rico em gordura) como fonte frutífera de potássio, um mineral que contribui para a função muscular   adequada.

Indivíduos que usam diuréticos para combater a “pressão alta”, aconselha-se o consumo de 1 a 2 unidades por dia, para ajudar na reposição do potássio eliminado na urina.

Uma unidade de banana contém aproximadamente 100 calorias, sob a forma de frutose e amido principalmente.

Por ser uma ótima fonte de energia é um dos alimentos preferidos dos atletas. É alcalina.

Safra: janeiro a julho.

Banana

Banana

Benefícios da Banana

1 – Boa para o coração

Bananas servem para melhorar a saúde do coração porque são ricas em potássio, um mineral condutor de eletricidade, necessário para a estabilidade dos batimentos cardíacos.

De acordo com o FDA, departamento americano que controla a qualidade dos alimentos e medicações, a alta concentração de potássio e baixo índice de sódio na banana também ajudam a proteger o sistema cardiovascular contra o aumento da pressão arterial, ataque cardíaco e derrame.

2 – Melhora a saúde dos olhos

Bananas possuem vitamina A. O termo “vitamina A” refere-se a uma série de compostos, incluindo o betacaroteno e alfa caroteno, vitaminas solúveis em gordura que são vitais para proteger a qualidade dos olhos e da visão.

Estes compostos preservam as membranas que envolvem os olhos e compõem uma das proteínas auxiliam no processamento da luz pela córnea.

A ingestão adequada de vitamina A também diminui o risco de cegueira noturna.

3 – Aumenta a energia do organismo após o treino

As bananas são um ótimo lanche e serve para ser consumida antes e também imediatamente após o treino.

Elas fornecem carboidratos e nutrientes suficientes para dar energia antes dos exercícios e também contém açúcares capazes de chegar aos tecidos musculares desgastados e restaurar suas reservas de glicose, o que ajudar a reparar as fibras musculares danificadas.

Em vez de depender de guloseimas ou bebidas isotônicas durante o momento de cansaço do treino, coma uma banana.

Com apenas 100 calorias, a banana é ótima antes ou pós-treino também porque é um alimento completo e não contêm ingredientes processados ou artificiais como muitas opções oferecidas nas academias.

 

Leia Também: 9 Benefícios do Bacupari – Também Conheça sua Composição

4 – Auxilia na perda de peso

Emagrecer não é um dos benefícios da banana que geralmente vem em mente quando pensamos na fruta. Mas de fato ingerir banana é uma opção interessante para quem precisa perder peso.

Elas são naturalmente doces e podem ajudar a reduzir o desejo de açúcar do organismo.

Uma banana média tem cerca de um quarto das calorias que você iria comer se optasse por uma barra de chocolate.

Além disso, cerca de metade do teor de fibras da banana são solúveis, ou seja, quando chegam ao aparelho digestivo, elas absorvem água e retardam a digestão.

A comida permanece mais tempo no estômago o fazendo sentir satisfeito por mais tempo. Comendo uma banana antes das refeições você estará menos propensos a comer demais quando a comida chega à mesa.

Só é preciso tomar cuidado com a quantidade já que bananas são ricas em carboidratos.

5 – Melhora a saúde digestiva

Cada banana contém cerca de três gramas de fibra, aproximadamente 10% do total em fibras que uma pessoa deve ingerir diariamente.

As fibras ajudam a evitar constipação, flatulência, e outros sintomas digestivos indesejados.

As fibras também ajudam a regular as funções intestinais porque se ligam aos resíduos e toxinas no interior do trato digestivo, ajudando a elimina-los para fora do corpo.

Além disso, as bananas são de fácil digestão e podem ajudar a prevenir casos de diarreia uma vez que o potássio que ela contém facilita o equilíbrio e a retenção de água no intestino, evitando a desidratação.

6 – Melhora o humor

Bananas podem ajudar a superar a depressão devido aos altos níveis de triptofano. O triptofano é um aminoácido que, ao ser ingerido, o corpo converte em serotonina, um neurotransmissor do cérebro que regula o humor e promove a sensação de bem estar.

Além disso, a vitamina B6 presente na banana pode auxiliar na qualidade do sono, enquanto o magnésio ajuda a relaxar os músculos.

A banana também possui antioxidantes que regulam a liberação de dopamina no cérebro, outro reforço para a manutenção do humor.

7 – Evita cãibras

Por ser uma grande fonte de potássio, as bananas são muito valorizados pelos atletas para a prevenção de cãibras musculares.

Pesquisas já mostraram que o baixo nível de potássio no organismo pode contribuir para o risco de cãibras.

Um estudo recente cita que o consumo de uma ou duas bananas antes de uma hora de exercício pode manter os níveis de potássio no sangue mais elevados mesmo após o treinamento.

8 – Ajuda na prevenção do câncer nos rins

Por ser uma boa fonte de vitamina C, bananas podem ajudar a combater a formação de radicais livres que podem causar câncer.

Pesquisadores suíços desenvolveram um estudo no qual descobriram que os altos níveis de antioxidantes presentes nas bananas podem ser úteis na prevenção do câncer de rim em mulheres.

De acordo com este estudo, mulheres que comem de quatro a seis bananas por semana, reduzem pela metade o risco de desenvolver câncer de rim.

A ingestão de alto teor de fibras através de frutas e legumes, como bananas também está associada a um risco reduzido de câncer colo retal.

9 – Melhora a saúde do cérebro, pele e ossos

A banana pode beneficiar o seu cérebro, pele e ossos, porque contém manganês e vitamina C. Uma banana contém dezesseis por cento da quantidade de manganês que o organismo precisa diariamente, e cerca de quatorze por cento de vitamina C.

A vitamina C ajuda na produção de colágeno, um importante componente estrutural que mantém a aparência e elasticidade da pele para mantê-la saudável.

O manganês também contribui para a produção de colágeno, um importante componente estrutural que mantém a aparência e a elasticidade da pele.

E também como um anti-inflamatório e antioxidante, duas propriedades importantes que servem para retardar o envelhecimento natural, uma vez que reduzem a oxidação das células causada por radicais livres.

Estudos já mostraram que o manganês também pode ajudar a melhorar as funções gerais do cérebro e a evitar doenças, incluindo a epilepsia e a doença de Parkinson.

Alguns estudos em animais mostraram que baixos níveis de manganês o organismo contribuem para fraqueza nos ossos, o que pode levar a doenças como a osteoporose.

10 – Alimento acessível, fácil de carregar e com poucas calorias

Uma banana média contém cerca de 100 calorias e é cheia de nutrientes e fibras por isso pode ser um ótimo lanche especialmente para quem pratica exercícios ou está de dieta para perder peso.

Por conter altas quantidades de fibras e um alto teor de água, um dos benefícios da banana é ajudar a sentir-se saciado e mantê-lo longe de alimentos calóricos entre as refeições.

A banana é facilmente transportável e não precisa ser refrigerada. Ela pode estar sempre na mesa de trabalho, na mochila da academia, ou mesmo no carro como uma opção para afastar a fome entre as refeições.

Para retardar a liberação dos açúcares na corrente sanguínea, associe a banana a uma fonte de proteína saudável, como castanhas, manteiga de amendoim ou de amêndoa, ou proteína em pó. Assim o lanche fica mais satisfatório e você evita picos de glicose ao longo do dia.

Leave a Comment