Uma fruta muito saborosa e com coloração chamativa e marcante, a pequena blueberry se destaca também por apresentar muitos nutrientes em sua composição e benefícios bem interessantes ao organismo humano.

Apesar de não ser tão popular no Brasil, com muitas pessoas só conhecendo de nome e confundindo com outras frutas, a blueberry tem bastante destaque no mundo todo, sendo utilizada em diversas receitas, principalmente de doces por conta do seu gosto agradável.

 

Blueberry

Principais Características do Blueberry

Sendo conhecida também como fruta da longevidade ou mirtilo, a blueberry (Vaccinium myrtillum) é colhida de pequenas mudas, bastante populares nos EUA e Canadá, porém com forte produção também em países europeus. No Brasil, a colheita é bastante fraca, tendo um cultivo mais presente na região Sul do país.

Ela é bem pequena, sendo uma bolinha de cor roxa ou azulada. Seu gosto é muito adocicado e marcante, agrando grande parte das pessoas que consome.

A blueberry, apesar de não parecer, é extremamente nutritiva, trazendo benefícios únicos e necessários para o bom funcionamento do organismo. E mais, ela é pouco calórica, sendo um prato cheio para quem quer emagrecer.

A fruta é rica em vitaminas A, do complexo B, C e E. Além disso, completa sua composição nutrientes como carboidratos, proteínas, gorduras boas e potássio, e diversos antioxidantes.

 

Principais Benefícios do Blueberry

Essa frutinha é extremamente nutritiva, como pode ver no tópico anterior. Para que você saiba, o consumo constante e correto dela irá apresentar os mais diversos benefícios ao organismo, influenciando diretamente no bom funcionamento do mesmo. Os principais e mais interessantes são:

  • Ações anti-inflamatórias e antioxidantes
  • Aumenta a proteção sobre as células
  • Desenvolve o sistema imunológico
  • Acelera o metabolismo, auxiliando diretamente em um emagrecimento mais rápido
  • Poucas calorias
  • Diminui as chances do desenvolvimento de diversos tipos de câncer
  • Combate o envelhecimento precoce pela presença de antioxidantes
  • Melhora a saúde do coração
  • Bom para ter uma melhor memória e visão
  • Auxilia o funcionamento do cérebro, o deixando mais efetivo
  • Controla o nível de açúcar no sangue
  • Acelera a cicatrização de feridas
  • Auxilia na recuperação pós-treino
  • Diminuí o colesterol

Saiba Como Consumir o Blueberry

A blueberry congelada é a forma mais comum de encontrar a fruta sendo comercializada. É possível consumir pura, porém misturá-la com iogurtes, vitaminas e cereais também é bem interessante e recomendado.

Como falado, a blueberry é uma opção muito boa para diversas receitas, tanto doces, como salgadas. Assim, pode-se utilizar a fruta para fazer bolos, tortas e a famosa geleia.

Na hora de adquirir ou consumir o mirtilo, tenha cuidado em algumas características. Não pegue se a fruta estiver muito mole, a casca precisa estar lisa e a cor roxa ou azulada presentes e fortes, pois é um sinal que já está madura e ótima para comer.

Onde Comprar o Blueberrys no Brasil

Como foi citado, a blueberry não é das frutas mais populares e consumidas entre os brasileiros. Diante disso, se torna um pouco difícil encontra-la em mercados, até mesmo os mais populares.

Contudo, é, sim, ainda possível comprar mirtilo no país, só é necessário um pouco de pesquisa. A maioria dos mercadões tradicionais das cidades e hortifrútis que apresentam frutas mais alternativas irão vender as famosas blueberrys. Além disso, feiras grandes também costumam tê-las sendo comercializadas. Vale a pena conferir nas feiras e supermercados de tua cidade.

Contraindicações e Cuidados

É muito difícil alguma pessoa apresentar problemas ao consumo regular da blueberry. Até porque, o fruto possui muitos nutrientes importantes para o organismo humano.

Se você possui alguma alergia alimentícia ou é diabético, vale a pena buscar informações médicas antes de consumir a fruta.

Dica de LeituraAveia – Cereal Saudável e Muito Benéfica

Leave a Reply

Your email address will not be published.