Sendo conhecida e consumida no mundo todo, a aveia é um alimento muito popular dentro da alimentação das pessoas, principalmente no café da manhã.
Esse cereal é bastante saudável, e se destaca pelos diversos benefícios apresentados ao organismo do ser humano.
A aveia pode ser encontrada sendo comercializada em diversos tipos. Todos são práticos de serem adicionados na dieta, podendo misturar com vários outros alimentos, principalmente os alimentos líquidos, como iogurtes.
Aveia – Principais Características
Este cereal, em sua definição direta, é um tipo de planta da família Poaceae, que dá origem ao conhecido e super nutritivo cereal que consumimos.
Por ser muito fácil de cultivar, ele acabou popularizando no mundo todo, tendo grande produção em vários países, sendo os principais localizados na Europa.
A cor do cereal é um amarelado bem claro, quase parecendo um branco. É possível encontrado sendo comercializado em diversas formas, que serão melhores detalhadas a seguir no post.
O cereal, em si não contém nenhum tipo de glúten, contudo, ela é bastante comercializada misturada ao trigo, e assim, acaba que a substância pode estar presente. É necessário tomar bastante cuidado com isso.
Podemos destacar que esse cereal é rico em muitos componentes essenciais para o organismo, como fibras, carboidratos, proteínas e diversas vitaminas. Sendo assim, o cereal se torna um alimento muito saudável e interessante para várias dietas.
Principais Tipos deste Cereal
Como foi citado algumas vezes, é possível encontrar este cereal nas mais diferentes formas sendo comercializadas em mercados. As principais são:
- Farelo de aveia: é obtida utilizando uma fina casca que a aveia possui. É uma forma bem nutritiva de consumo, pois na casca é a região mais rica em fibras do cereal.
- Aveia em flocos: sendo a forma mais popular de consumir aveia, é utilizado o grão interno. Ele é prensado, podendo criar um formado mais grosso, como um mais fino. É também bem saudável, principalmente por conter os principais nutrientes do cereal.
- Farinha de aveia: por fim, temos a farinha, que se adquiri também da parte interna da aveia, contudo ela é moída em micro pedaços. Ela possui bem menos fibras em relação às outros dos tipos, contudo ainda apresenta os principais nutrientes e pode substituir outras farinhas em receitas como uma opção saudável.
Melhores e Principais Benefícios da Aveia
Obviamente, sendo um alimento tão importante para várias dietas e com características tão saudáveis e nutritivas, a aveia não podia deixar de apresentar uma extensa lista de benefícios para o organismo de quem a consume regularmente. Os principais são:
- Ajuda no emagrecimento, pois aumenta a saciedade do dia a dia por conta das fibras
- Ajuda no desenvolvimento dos músculos
- Melhora o sistema imunológico, defendendo o corpo
- Regula o funcionamento intestinal
- Deixa a pele mais bonita
- Dá mais energia e disposição para a rotina diária
- Aumenta o bem estar e satisfação
- Diminui o nível de colesterol ruim
- Controla a glicose no sangue
- Melhora a saúde do coração
- Diminui a pressão alta
- Previne contra a diabetes e alguns tipos de câncer
Como Consumir a Aveia
Como explicado nesse post, a aveia é comercializada nos mais diferentes tipos, com a pessoa podendo comprar a que mais lhe agrada.
Todas elas são simples de se adaptar na alimentação, normalmente sendo recomendado misturar com outros alimentos, como iogurte, frutas e sucos naturais.
Além disso, o cereal é uma ótima opção para receitas de doces salgados, principalmente bolos, tortas, pães integrais e biscoitos. O clássico mingau também é feito utilizando aveia como ingrediente principal.
Diariamente, é recomendado consumir de 3 a 4 colheres de sopa de aveia por dia. Além que, o alto consumo diário do cereal deve ser equilibrado com a ingestão de água, para não causar problemas no intestino pelas fibras.
Cuidados e Contraindicações
O primeiro cuidado a se tomar é observar a embalagem da aveia. Apesar dela não possui glúten em sua composição, caso seja processada, poderá ser misturada com trigo. Caso ocorra isso, ela se trona contraindicada por quem é intolerante ao glúten.
Quem sofre com alterações ou problemas intestinais também precisa ter cuidado com o consumo de aveia, buscando orientações médicas.
Criança de colo e mães grávidas ou que estão amamentando devem evitar o consumo do cereal.
Leia Também: Ciriguela – Características e Benefícios da Fruta