Frutas Alimentação

Araticum – Seus 6 Benefícios e Sua Composição

Benefícios do Araticum 1. Ajuda no Processo de Emagrecimento Precisa perder alguns quilinhos? Por conter fibras, essa fruta ajuda a controlar fome e possui baixo índice de calorias. 2. Contra a Artrite O magnésio presente no Araticum age eliminando os ácidos presentes no organismo, o que previne problemas como a artrite e o reumatismo. 3. Mantém os Cabelos com Vida Para as mulheres que estão com os cabelos ressecados, o Araticum, por ser rico em vitamina A, é um excelente aliado para manter a maciez dos fios. 4. Ajuda a Combater a Retenção de Líquidos Os sucos e os chás feitos com a casca do Araticum são poderosos diuréticos que irão acabar com a retenção de líquidos e melhorar a sensação de inchaço. 5. Contra a Prisão de Vente Por serem frutas ricas em fibras, ajudam a regular o intestino e auxilia na eliminação de toxinas do corpo. 6. Combate e Previne a Anemia: O Araticum, por possuir grande quantidade de ferro e vitamina C, é um importante combatente da anemia, um problema que está muito comum atualmente, por conta da ausência de uma alimentação balanceada.

O Araticum (Annona Crassiflora) é um fruto de casca grossa, oval e arredondado, e que por fora possui uma coloração marrom-clara. Internamente a cor é creme amarelada.

Com polpa firme e muitas sementes, esta fruta pode alcançar até 15cm de diâmetro e 2kg de peso.

Nome Científico: Annona coriácea

Família: Annonaceae

Nomes populares: araticum, marola, araticum liso, araticum-dos-lisos, marolinha, araticum do campo, araticum-dos-grandes, cabeça-de­ negro.

A árvore desta espécie chega aos 8 metros de altura. A espécie é típica do Cerrado e pode ocorrer nas vegetações Cerradão, Cerrado, Cerrado Denso, Cerrado Ralo e Campo Rupestre, distribuídos pelas regiões da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, São Paulo e Tocantins.

Esta fruta é uma iguaria regional de aroma forte. A polpa é doce e muito apreciada para consumo in natura ou para o preparo de geleias, licores, sucos, tortas, sorvetes e iogurtes.

Na medicina popular, o chá resultante da infusão das folhas e das sementes é utilizado para combater a diarreia e aliviar cólicas menstruais.

Contém: caloria, glicídio, proteínas, lipídios, carboidratos, proteína, ferro, vitaminas A, B1, B2, C e Niacina.

araticum

Dica de Leitura: Araçá – 9 Benefícios e Composição

 

araticum

Benefícios do Araticum 

 

1. Ajuda no Processo de Emagrecimento

Precisa perder alguns quilinhos? Por conter fibras, essa fruta ajuda a controlar fome e possui baixo índice de calorias.

2. Contra a Artrite

O magnésio presente na fruta age eliminando os ácidos presentes no organismo, o que previne problemas como a artrite e o reumatismo.

3. Mantém os Cabelos com Vida

Para as mulheres que estão com os cabelos ressecados, a fruta por ser rico em vitamina A, é um excelente aliado para manter a maciez dos fios.

4. Ajuda a Combater a Retenção de Líquidos

Os sucos e os chás feitos com a casca dessa fruta são poderosos diuréticos que irão acabar com a retenção de líquidos e melhorar a sensação de inchaço.

5. Contra a Prisão de Vente

Por serem frutas ricas em fibras, ajudam a regular o intestino e auxilia na eliminação de toxinas do corpo.

6. Combate e Previne a Anemia:

Esta fruta, por possuir grande quantidade de ferro e vitamina C, é um importante combatente da anemia, um problema que está muito comum atualmente, por conta da ausência de uma alimentação balanceada.

Leave a Comment