Alimentação Frutas

Araçá – 9 Benefícios e Composição

araça

A árvore do araçá é pequena, tipo arbusto de até 8 metros, tronco com casca lisa, acastanhada a cinza, que se desprende em placas finas.

Folhas simples, alternas, coriáceas e glabras, pequenas, medem de 5 a 10 cm de comprimento por 3 a 6 cm de largura, avermelhadas quando jovens.

As flores são hermafroditas, pequenas, brancas esverdeadas.

É uma fruta pequena, tipo baga, arredondada, de cor amarelada, predominando o alaranjado e o amarelo claro.

Polpa esbranquiçada, adocicada, sendo pouco ácida, suculenta, aromática e adocicada.

Contêm muitas sementes reniformes em seu interior. Os frutos atraem muitas espécies de pequenos pássaros.

Nome popular: Araçá; araçazeiro; araçá­ verdadeiro

Nome científico: Psidium araçá Raddi

Família botânica: Myrtaceae

Origem: Brasil (Amazônia), Guianas até São Paulo.

Frutificação: primavera e verão.

Fruto do araçazeiro, o araçá tem o seu sabor lembrando um pouco o da goiaba, embora seja um pouco mais ácido e de perfume mais acentuado.

Tem também como a goiaba, a polpa macia e cheia de sementes sendo, porém, a maioria de suas variedades comuns menos carnudas e menos valiosas economicamente.

É usado no preparo de sorvetes e refrescos e também de um doce muito parecido com a goiabada.

Há vários tipos como: araçá – branco, araçá – verde, araçá – vermelho, araçá – amarelo, araçá – do campo, araçá – boi.

Possui muitos minerais, como o Cálcio, útil na prevenção e combate a osteoporose, o Fósforo ótimo para o cérebro e o descanso mental, o Ferro que combate a anemia.

A casca contém tanino que é ótimo antidiarreico e Fibras. É calmante.

araçá

araçá

O araçá também ´pode ser consumido na forma de suco

Benefícios do Araçá

1.Trata o escorbuto

araçá é mais nutritivo do que outras frutas, como laranja e outras frutas cítricas. O fato surpreendente é que ele contém cerca de 5 vezes a quantidade de vitamina C do que as outras frutas cítricas. Esta propriedade torna-o um alimento importante para tratar deficiências de vitaminas, como escorbuto, e aumentar a imunidade. 

 

2.Melhora a Obstipação

Esta fruta é rica em fibra dietética, o que o torna um remédio eficaz para problemas cardíacos, colesterol elevado no sangue e alto nível de açúcar no sangue. A fibra é um excelente digestivo e um agente de volume. A fibra evita que as fezes endureçam e empurra-a para fora dos intestinos.

3.Melhora a Visão

O araçá contêm boas quantidades de vitamina A. As deficiências de vitamina A podem levar à cegueira noturna e a uma visão fraca. Consumir vitamina A regularmente ajuda a melhorar a visão e aumenta a sua saúde. A vitamina A pode ajudar a prevenir a formação de catarata e melhora a saúde geral dos seus olhos.

4.Antidiabético:

O araçá promove a perda de peso, regula a pressão sanguínea e contém cargas de fibras. Estas propriedades torna-a um excelente antidiabético. A fibra ajuda a regular o consumo de açúcar e reduz o risco de insulina ou picos de glicose no corpo.

5.Promove a saúde do cérebro

A fruta também contêm quantidades decentes de vitaminas B, como B6 e B3, que são bastante cruciais para o desenvolvimento do cérebro. Na verdade, a vitamina B3 aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro e também estimula as funções cognitivas. Desta forma, comer araçá pode melhorar a saúde do cérebro.

LEIA TAMBÉM: Amora – Seus 8 Benefícios e Composição

6.Benéfico Para a Perda de Peso

Ela ajuda-o a reverter aquelas calorias extra. É especialmente rico em fibras, o que ajuda a reduzir o colesterol e auxilia na digestão. De acordo com especialistas, as dietas ricas em fibras podem ajudar na perda de peso. Ele tem menos açúcar em comparação com outras frutas como uvas, laranjas e maçãs.

7.Melhora a Digestão

A fruta é rica em fibra dietética e vitamina C. A fibra ajuda a estimular a digestão e auxilia a empurrar os alimentos através do intestino delgado. Isso faz com que seja um excelente digestivo. Da próxima vez, pule sua sobremesa e coma um araçá. Não é só delicioso, ele vai ajudar no processo de digestão também. 

 

8.Bom Para a Saúde da tireoide 

A fruta é rica fonte de cobre. O cobre é muito importante e ajuda a regular o seu metabolismo, promovendo o metabolismo da tireoide, que ajuda a regular a produção e absorção de hormônios.

9.Ajuda Prevenir o Câncer

Este é talvez o benefício para saúde mais importante nesta lista. Esta fruta têm propriedades anticancerígenas. Eles estão cheios de radicais livres que combatem o câncer e poli fenóis que restringem o crescimento do tumor e expulsa o corpo dos radicais livres nocivos. Eles também contêm licopeno, um poderoso antioxidante. O licopeno demonstrou ser eficaz na prevenção de certos tipos de câncer.

Leave a Comment