Frutas Alimentação

Amora – Seus 8 Benefícios e Composição

Amora

A amora possui propriedades terapêuticas Laxativas, sedativas, expectorantes, refrescantes, emolientes, calmantes, diuréticas, antidiabéticas, anti-inflamatórias e tônicas.

Nome científico: Morus alba L.

Família: Moráceas.

Sinonímia popular: Amoreira (variedades negra e branca).

Sinonímia científica: Morus nigra L.

Parte usada: Folhas, frutos, raízes, cascas.

A amoreira é uma árvore decídua, cujo fruto, a amora, é apreciado no mundo todo.

Seu porte é médio, alcançando de 4 a 12 metros de altura. As folhas são simples, ovadas a cordiformes, cartáceas, de margens serrilhadas ou dentadas e recobertas por uma pilosidade que as torna ásperas ao toque.

As mudas podem apresentar folhas lobadas. As inflorescências surgem no final do inverno e são do tipo espiga, pendentes, onde se reúnem flores brancas minúsculas.

Os frutos são pequenos aquênios, carnosos e negros quando maduros reunidos em infrutescências.

Há amoras brancas e pretas, mas só as segundas são comestíveis. As brancas servem apenas para alimentar animais.

O comércio da amora natural é praticamente inexistente. Em supermercados pode ser comprada na forma de geleias, compotas ou xaropes.

É rica em cálcio e fósforo. Contém ainda vitaminas A e C.

É boa contra as enfermidades e irritação das vias respiratórias.

amora

Amora

Benefícios da Amora

1. Diminui a taxa de glicose no organismo

As propriedades da amora miura são usadas no controle da glicose no organismo.

Devido a presença de um composto de substâncias inibidoras do aumento glicêmico, a amora miura é capaz estimular a produção natural de insulina. Portanto, ajuda a manter os níveis regulados.

Esse benefício está escondido nas folhas da planta, que podem ser usadas em extratos puros e chás. Nos dois casos, os benefícios aparecerão em pacientes de diabetes.

 

2. Reduz os sintomas da menopausa

Outra super vantagem do consumo da amora miura é a redução dos sintomas da menopausa em mulheres acimas dos 35 anos de idade. A composição das propriedades e nutrientes presentes nas folhas da amora miura regula os hormônios (principalmente o estrogênio).

A menopausa altera o funcionamento dos hormônios no corpo da mulher, o que pode trazer alguns sintomas como ondas de calor, desconforto e sensibilidade vaginal, desejo sexual reduzido, alterações de humor, fadiga e muito mais.

Com o uso das propriedades da amora miura, é possível ajustar parte da concentração de hormônios no corpo, o que deixa o processo mais fácil para as mulheres. Com os sintomas reduzidos, a entrada na menopausa é muito mais fácil e saudável.

 

 LEIA TAMBÉM: Amêndoa – Composição e Seus 11 Benefícios Para a Saúde

 

3. Regula a flora intestinal

Devido à grande quantidade de fibras alimentares presentes na composição desta planta, um dos seus benefícios é melhorar e regular o funcionamento do intestino.

Além disso, a amora miura contém substâncias que estimulam o trânsito intestinal, combatendo, dessa forma, a prisão de ventre. Como se não bastasse, estudos comprovam que ela diminui os bacilos nocivos do intestino sem prejudicar os bacilos benéficos.

O consumo desta planta, e de seus produtos derivados, é muito recomendado no tratamento de doenças que afetam o trato intestinal. Seus nutrientes são capazes de manter o intestino funcionando em boas condições.

 

4. Faz bem para os ossos

A tabela de composição da amora miura nos revela uma ótima surpresa: ela é uma excelente fonte de cálcio.

Só para você ter noção, trata-se de uma quantidade 22 vezes maior do que o leite, que é famoso pelos seus benefícios para a estrutura óssea.

Além disso, a amora miura é rica em outros sais minerais que melhoram a saúde dos ossos em geral, articulações e funcionamento de órgãos importantes, como rins e coração. Entre estes minerais estão o potássio, ferro, magnésio e zinco.

Vale ressaltar que proteínas também estão presentes na sua composição.

 

5. Melhora o funcionamento do fígado e rins

Como já falamos acima, a amora miura possui nutrientes importantes para o bom funcionamento de alguns órgãos.

Contudo, vale destacar que os órgãos mais beneficiados com isso são o fígado e os rins.

A composição desta planta parece ter sido feita em para ser potencializadora do funcionamento destes órgãos.

Além de nutri-los, a amora miura inibe o acúmulo de gordura e colesterol em ambos os órgãos, o que melhora a saúde geral do corpo.

 

6. Ajuda a emagrecer

A amora miura também oferece ajuda aqueles(as) que estão buscando perder peso.

Além das propriedades antioxidantes, que ajudam nesse processo, a planta contém substâncias que inibem o acúmulo de gordura no corpo.

Como se não bastasse, junto às fibras, ela ainda ajuda no aumento de volume de gordura eliminada pelas fezes e facilita a queima de gordura, semelhante a como acontece com o consumo de alimentos termo gênicos.

Além disso, é um produto natural indicado para pessoas que desejam manter o peso atual. Ainda que não seja o objetivo emagrecer, a amora miura ajuda a evitar o ganho de peso.

O chá de amora miura é recomendado também para aumentar o fluxo urinário, o que ajuda na eliminação de líquidos retidos no corpo. Isso também ajuda na diminuição de medidas.

Leave a Comment