Pular para o conteúdo

Amêndoa – Composição e Seus 11 Benefícios Para a Saúde

amendoa

A amêndoa amarga contém ácido cianídrico (que lhe dá sabor amargo), uma substância que pode provocar intoxicações.

O fruto de forma alongada, casca dura, cor bege e polpa amarelada.

A semente do fruto da amendoeira é aquilo a que nos referimos como amêndoa.

Nome da fruta: Amêndoa

Nome científico: Prunus amygdalus Batsch

Família: Rosaceae

Categoria: Oleaginosa

As amêndoas são de cor creme, cobertas por uma pele fina acastanhada e envolvidas numa casca dura.

As amêndoas são classificadas em duas categorias: doces (Prunus amygdalu var. dulcis) e amarga (Prunus amygdalu var amara).

As amêndoas doces são a variedade comestível. Têm uma forma oval, uma textura normalmente maleável e um sabor maravilhosamente amanteigado.

Estão disponíveis no mercado ainda dentro da casca ou da casca retirada.

As amêndoas descascadas estão disponíveis inteiras, cortadas ou em pedaços, quer na sua forma natural, com a pele, ou peladas, com a pele retirada.

Destaque Nutricional: rica em gorduras e vitaminas do complexo B, além de alguns minerais como fósforo, cálcio e ferro. É boa contra as enfermidades das vias respiratórias e a irritação das vias urinárias.

amêndoa

 

amendoa

 

Benefícios da Amêndoa

1- Colesterol na medida certa

Apesar de ser rica em gordura, a amêndoa é uma grande aliada para quem precisa diminuir o nível de colesterol ruim (LDL). Ela aumenta o colesterol bom (HDL) que retira moléculas de gordura do sangue. Ao fazer isso, diminui o risco de ataques cardíacos.

Um estudo publicado no jornal da Associação Dietética Americana explica que a amêndoa é tão importante para quem precisa diminuir o nível de colesterol ruim porque ela é a maior fonte de vitamina E disponível na natureza.

Outro estudo descobriu que 42 gramas de amêndoas por dia baixa o LDL em 5,3 mg/dl, mantendo o HDL. Além disso, elas ainda evitam que o LDL oxide, o que causa problemas no coração.

2- Diminui as chances de desenvolver câncer

Elas são boas para prevenir qualquer tipo de câncer, pois elas são uma grande fonte de antioxidantes que neutralizam os radicais livres e ajudam a recuperar as células danificadas.

Ela ainda são especialmente efetivas contra o câncer de cólon pois, de acordo com os pesquisadores da Universidade da Califórnia, elas auxiliam a passagem da comida pelo órgão.

O Centro Nacional de Câncer americano realizou diversas pesquisas que mostram a importância de uma dieta rica em fibras (como as amêndoas) para reduzir o risco de câncer de cólon.

LEIA TAMBÉM:  Ameixa – Composição e Seus 8 Benefícios

3- Retarda o envelhecimento da pele

Surpreendentemente existem também os benefícios desta oleaginosa  para a pele.

Esses antioxidantes também tem propriedades que protegem a pele contra o estresse oxidativo e cria uma proteção mais efetiva contra os raios UV, prevenindo o envelhecimento precoce.

A maior parte dos antioxidantes estão na casca, então não descarte-a.

A vitamina E presente na oleaginosa também protege as proteínas de colágeno e elastina que “cola” as células de sua pele e a deixa livre dos danos dos radicais livres.

O colágeno e a elastina são essenciais para uma pele firme, jovial e sem rugas.

4- Aumentam a saciedade e ajudam a emagrecer

Esse é um dos benefícios da oleaginosa mais desejados e que as pessoas menos tem conhecimento. Por serem ricas em proteína, fibras e gordura não saturada, as amêndoas aumentam muito a sensação de saciedade.

Comendo uma pequena porção, as pessoas se sentem satisfeitas mesmo comendo poucas calorias e baixíssimos níveis de carboidrato.

Um estudo realizado com 137 participantes durante quatro semanas mostrou que consumir 43 gramas de amêndoas por dia diminui a fome consideravelmente. Os resultados foram publicados no Jornal Europeu de Nutrição Clínica em 2013.

Apesar dessas oleaginosas serem ricas em gordura, estas são gorduras saudáveis.

Além disso, elas são famosas por contribuir com o metabolismo. Pesquisas mostraram que aqueles que comem amêndoas pelo menos duas vezes por semana tem 31% menos chance de ganhar peso em comparação com aqueles que nunca comem.

Um outro estudo publicado no Jornal Internacional da Obesidade e Distúrbios de Metabolismo mostra que uma dieta de baixas calorias enriquecida com amêndoas é muito mais efetiva na perda de peso do que uma dieta com a mesma quantidade de calorias, mas com carboidratos complexos.

Uma boa opção para quem quer emagrecer é usar amêndoas como lanche. Compre barras de cereais que contenham amêndoas ou opte por um mix de “nuts”.

5- Fazem bem para o coração

Assim como outras sementes, amêndoas diminuem os riscos de doenças do coração. Isso acontece porque o alimento é uma incrível fonte de gorduras insaturadas, proteína, potássio e antioxidantes.

Elas ainda são uma boa fonte de ácido fólico e vitamina E e diminuem o nível de homocisteína – fatores importantíssimos para a saúde das artérias.

Uma pesquisa da Universidade de Tufts provou que os flavonoides da casca das amêndoas também diminui o risco das doenças cardíacas.

Elas ainda ajudam a reduzir a presença e o impacto de proteínas C-reativa que causam inflamações nas artérias.

Quem consome amêndoas cinco vezes por semana tem 50% menos chance de sofrer um ataque cardíaco. Outra pesquisa mostrou que uma dieta enriquecida com amêndoas pode melhorar o funcionamento das artérias em um curto prazo.

6- Ideal para diabéticos

Amêndoas ajudam a diminuir o nível de glicose e insulina depois das refeições e é uma boa maneira de evitar picos de açúcar no sangue.

Entre 25% e 38% de quem sofre com diabetes tipo 2 tem deficiência de magnésio e a amêndoa pode resolver isso: apenas 56 gramas de amêndoas provem 150mg de magnésio por dia, sendo que o indicado é consumir de 310 mg a 420 mg. Mas para que serve o magnésio?

Ele auxilia no controle do açúcar no sangue e está envolvido em mais de 300 processos sanguíneos.

Por isso, consumir a quantidade indicada é muito importante tanto para diabéticos, como para quem quer evitar problemas futuros.

7- Bom para quem sofre com pressão alta

O magnésio oferecido pelas amêndoas também é muito importante para que sofre com pressão alta.

Deficiência de magnésio leva a problemas de pressão, que pode levar a ataques cardíacos, derrames e falência dos rins.

O potássio presente nas amêndoas também ajuda a regular a pressão sanguínea. Tudo isso com baixo nível de sódio, que é nocivo para quem sofre de hipertensão.

8- Ajuda a ganhar músculos

Entre os benefícios da amêndoa está o desenvolvimento muscular. Elas são uma excelente fonte de proteínas, que é essencial para ganhar músculos. Um quarto de uma xicara de amêndoas tem 8 gramas de proteína, 2 gramas a mais do que um ovo.

9- Elas ajudam o cérebro a permanecer saudável

Estas oleaginosas são uma rica fonte de muitos nutrientes essenciais para a saúde cerebral e são muito importante para crianças em fase de crescimento.

Por conter riboflavina e L-carnitina, nutrientes que potencializam a atividade cerebral e criam novas conexões neurais, as amêndoas reduzem o risco de Alzheimer.

Estudos mostram que consumir amêndoas periodicamente traz benefícios para o sistema nervoso como um todo

Como se não bastasse, as vitaminas B6 e E desaceleram o envelhecimento das células do cérebro que causam problemas de memória.

Já os ácidos graxos ômega 3 e ômega 6 presentes nesta oleaginosa contribuem com os processos intelectuais e o magnésio fortifica os nervos presentes no cérebro.

10- Ajudam a fortificar ossos e dentes

O ômega 3 também tem propriedades benéficas para os ossos porque ele aumenta a absorção de cálcio e deixa os ossos mais fortes ao melhorar a síntese de colágeno

Apenas 92 gramas de amêndoas fornece 24% da quantidade de cálcio que o corpo precisa por dia. Como se não bastasse, elas ainda são uma boa fonte de magnésio e fósforo, que também são importantes para a saúde dos ossos e dentes e para evitar a osteoporose.

11- Muito mais energia

Como se não bastasse todos os benefícios da amêndoa, ela ainda tem uma grande quantidade de calorias de qualidade, com nutrientes que ajudam a converter essas calorias em energia durável.

A presença do manganês, cobre e riboflavina aumenta a produção de energia e acelera o metabolismo. Se você está precisando de energia extra e não quer se encher de gordura ruim e açúcares, aposte nesta oleaginosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *