Existem diversas variedades de ameixa. As mais conhecidas são: a vermelha, a amarela e a roxa.
Nome científico: Prunus salicina (ameixeira japonesa), P. doméstica (ameixeira europeia), P. insititia (ameixeira europeia), P. cerasifera (ameixeira mirabolão)
Família: Rosáceas
Nome comum: ameixa, ameixeira, ameixa-vermelha, ameixa-amarela, ameixa-japonesa.
Tem alto poder laxativo. É composto por vitaminas do Complexo B, vitamina C, potássio, riboflavina, e fósforo. É purgativa, depurativa.
Tem ação antiviral e antibacteriana; Pode provocar reações alérgicas em pessoas sensíveis;
Apresenta um baixo valor calórico, quando fresca apresenta apenas 36 calorias;
É boa fonte de fibra, como celulose e pectina.
Indivíduos alérgicos à aspirina também podem apresentar problemas com a ingestão de ameixas;
A ameixa seca é rica em vitamina A e apresenta alto teor de vitaminas do complexo B, vitamina E, potássio, ferro.
Melhor mês de compra é DEZEMBRO;
Safra: dezembro a fevereiro.
Benefícios da Ameixa
1) Ajuda a emagrecer
Apesar de o consumo de frutas ser visto com cautela por nutricionistas e por quem deseja emagrecer devido às altas concentrações de açúcar, a ameixa pode ser uma aliada na perda de peso.
Isto porque ela é rica em fibras, uma porção de 100 g da fruta fresca, possui aproximadamente 2,4 g de fibras alimentares. As fibras exercem um papel importante no trânsito gastrointestinal e na saciedade.
Elas aumentam o tempo que o alimento permanece no estômago e absorvem água, aumentando o volume do bolo alimentar.
Assim, induzem uma sensação de saciedade por mais tempo, diminuindo a fome e com isso a ingestão de mais calorias.
2) Ajuda na manutenção e ganho de massa muscular
As ameixas são ricas em potássio, um mineral essencial que, em conjunto com o sódio, participa da transmissão dos impulsos nervosos e contração dos músculos.
Como já bastante conhecido, a falta de potássio pode inclusive levar a câimbras e fadiga muscular.
Desta forma, a ameixa é um excelente alimento para quem pratica atividades físicas, auxiliando na manutenção e ganho de massa magra, uma vez que ajuda a manter os níveis de potássio adequados para o bom funcionamento muscular.
Ela também ajuda na manutenção dos níveis de glicogênio, fonte de energia fundamental para a contração muscular, além de beneficiar o equilíbrio eletrolítico como um todo, o que é fundamental para todas as funções vitais do organismo.
LEIA TAMBÉM: “Acerola – 15 Benefícios e Composição“
3) Ajuda a manter níveis adequados de glicose no sangue
A ameixa ajuda a controlar a glicemia por apresentar um baixo índice glicêmico, que é a velocidade com que os carboidratos de determinado alimento são absorvidos e disponibilizados no sangue na forma de glicose.
Elevados índices de glicemia estão associados ao desenvolvimento de diabetes tipo 2 e outras doenças metabólicas, além de serem inimigos e um dos maiores desafios de quem quer perder gordura e manter ou ganhar massa magra.
A glicose na corrente circulatória estimula a secreção de insulina, um hormônio anabólico que favorece o acúmulo dessa glicose na forma de gordura. Quanto mais glicose, mais insulina e maior o depósito na forma de lipídeos.
Além disso, o consumo da ameixa com outros alimentos reduz o índice glicêmico da refeição como um todo, o que é extremamente benéfico.
4) Protege contra o envelhecimento precoce, câncer e doenças do coração
As ameixas são ricas em compostos antioxidantes como os flavonoides poli fenólicos e vitamina C.
Os antioxidantes agem no organismo eliminando radicais livres e espécies reativas de oxigênio, que são extremamente danosos, causando envelhecimento precoce e favorecendo doenças do coração, aterosclerose, câncer entre outras.
Na aterosclerose por exemplo, os radicais livres favorecem a oxidação e aumento das placas nas paredes dos vasos sanguíneos, o que pode levar a diminuição do seu calibre e até entupimento de veias e artérias, causando isquemias, enfartos, AVCs, etc.
5) Reduz o colesterol
As fibras insolúveis presentes na ameixa são metabolizadas pelas bactérias do intestino grosso, produzindo ácidos graxos de cadeia curta, entre eles o ácido propiônico, que tem demonstrado ter papel inibidor sobre umas das principais enzimas envolvidas na produção endógena de colesterol, a HMG-CoA redutase.
Com uma menor atividade dessa enzima, menos colesterol é sintetizado, reduzindo seus níveis no sangue.
Além disso, as fibras solúveis se ligam aos ácidos biliares, removendo-os pelas fezes. Os ácidos biliares são sintetizados pelo fígado a partir do colesterol, e têm papel fundamental na digestão de gorduras.
Com a indução da eliminação desses ácidos pelas fibras presentes na ameixa, o fígado tem que usar mais colesterol para sintetizar mais ácidos biliares, o que também favorece a redução dos níveis plasmáticos desse esteroide.
6) Regula o funcionamento intestinal
Uma das propriedades mais conhecidas da ameixa é seu efeito laxativo, auxiliando pessoas que possuem um trânsito gastrointestinal mais lento e que com isso sofrem com constipação.
Esta ação também se devem à presenças das fibras insolúveis que não conseguem ser digeridas e absorvidas no intestino delgado e continuam até o intestino grosso, onde absorvem água e facilitam a eliminação das fezes.
Além disso, ameixas também contém sorbitol, um poliol de efeito conhecidamente laxativo, pelo mesmo princípio que as fibras: absorve água estimulando o funcionamento do intestino.
Um bom funcionamento intestinal está diretamente ligado à disposição, bom humor e redução do risco de câncer de intestino.
7) Melhora a saúde dos ossos
Muitas pesquisas também têm demonstrado os benefícios da ameixa na manutenção e recuperação da densidade óssea.
Os flavonoides e demais compostos fenólicos presentes na fruta auxiliam na reversão da perda de massa óssea.
A ameixa também contém boro, um micronutriente que desempenha papel importante na ossificação e manutenção geral da densidade óssea.
8) Previne anemia e melhora a resistência imunológica
O ferro é essencial para a formação dos glóbulos vermelhos do sangue e transporte de oxigênio.
Além de ser fonte desse mineral, a ameixa também é uma boa fonte de vitamina C, que melhora a absorção do ferro pelo intestino, combatendo assim a deficiência desse nutriente que pode levar à anemia.