Açaí emagrece? Se existe um fruto que podemos classificar como tipicamente brasileira é o açaí. Com sua origem sendo do norte do país, principalmente na Amazônia, esse é um dos alimentos mais saudáveis existentes no mundo todo.

Trazendo muitos nutrientes e vitaminas para o organismo, o açaí ficou bastante popular pelo Brasil pelo sua forma mais líquida, relembrando muito um sorvete. Contudo, os principais benefícios são aproveitados quando se consume diretamente o fruto.

 

açaí emagrece

Principais Características do Açaí

Como falado, o açaí, ou yasai em tupi, é um fruto roxo com origem no norte do país, sendo um dos alimentos mais populares entre os brasileiros. Além do Brasil, ele também é bastante popular em algumas outras regiões da América do Sul.

Sendo consumido como uma opção saudável e rica em muitos nutrientes, esse fruto é produzido pela árvore de nome açaizeiro, um tipo de palmeira bem longa.

O açaí também é encontrado pelo Brasil sendo vendido com suco, sorvete, geleia e, principalmente, na tigela, com sua polpa misturada com doces e outras frutas. Obviamente, a opção mais saudável continua sendo comer a fruta crua. Existe uma discussão sobre se o açaí emagrece, ou não.

Proteínas, ferro, cálcio e fósforo são alguns dos principais nutrientes encontrados no fruto. Além disso, fibra e vitaminas C, E e do complexo B também estão presentes na sua composição.

 

Tipos Diferentes de Açaí

O açaí comum, sendo aquele que é mais consumido pelo brasileiro, tem como nome roxo, ou preto. Tendo a forma de uma bola roxa. Contudo, existem alguns outros tipos do fruto que vale a pena citar como título de curiosidade.

  • Açaí espada, também com a cor roxa, ele tem o formato mais diferenciado entre os tipos
  • Açaí sangue de boi, tem uma cor vermelha bem forte e seu gosto é nada agradável, não sendo muito recomendado para consumo
  • Açaí açu, de origem peruano e também com cor roxa, ele tem um tamanho um pouco maior
  • Açaí branco ou tinga, com sua casca sendo esverdeada, apesar do nome

Principais e Melhores Benefícios do Açaí

Falado algumas vezes durante esse post, o açaí é um alimento que faz muito bem para a saúde do ser humano. Sendo rico em diversas vitaminas e nutrientes, o consumo do fruto apresenta benefícios únicos e incríveis, como:

  • Efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios
  • Melhora a imunidade do organismo
  • Combate o envelhecimento precoce
  • Diminui as chances da ocorrência de alguns tipos de câncer
  • Auxilia casos de anemia por ser rico, principalmente, em ferro
  • Melhora a saúde do coração
  • Equilibra ou reduz o colesterol
  • Controla a diabetes tipo 2, evitando que a doença se desenvolva de forma mais crítica
  • Acelera o funcionamento intestinal
  • Melhora a qualidade da pele, cabelos e olhos
  • Previne contra a doença de Alzheimer
  • Dá mais energia e disposição para o dia a dia
  • Melhora o funcionamento cerebral e mental
  • Ajuda na manutenção do peso (açaí emagrece?)

Onde e como comprar açaí

Por ser uma fruta de origem brasileira, é muito fácil encontra-la em qualquer cidade do país.

A forma mais comum é na tigela. Contudo, recomendamos que coma com o mínimo de complementos possíveis, principalmente doces. No máximo, acrescente alguma fruta ou granola.

Já a fruta do açaí, pode ser encontrada em quase qualquer tipo de supermercado. O preço irá variar um pouco, podendo ser um pouco alto, dependendo da região do Brasil que você vive.

Outra opção bem interessante e saudável para comprar esse fruto é em forma de polpa congelado. Com isso, é possível criar alguns tipos de receitas, sendo o suco a mais comum de fazer com ela.

Por fim, algumas bebidas, principalmente alcoólicas, também se utilizam do açaí para dar um gosto diferenciado ao cliente.

Mas Afinal!!! Açaí Emagrece ou Não?

Apesar desse alimento ser conhecido por ser muito calórico, fama, aliás, que ele merece –  as antocianinas, são capazes de regular o funcionamento das células de gordura.

Além disso, as fibras presentes no alimento aumentam a saciedade. Mas, nesse caso é preciso ter muito cuidado com as quantidades e os acompanhamentos. Fica a dica…

 

Contraindicações

Quase qualquer tipo de pessoa poderá se alimentar do açaí, por ser um fruto natural e com muitos nutrientes. Somente os diabéticos devem tomar certo cuidado para não elevar seu nível de glicose no sangue na hora de consumir.

Dica de LeituraMagnésio – Mineral Amigo do Sistema Muscular e Imunológico

Leave a Reply

Your email address will not be published.