As propriedades do abacate são muitas. Trata-se de um pseudofruto  comestível da árvore do abacateiro( Persea americana), uma árvore da família da lauráceas, nativa do México ou ainda da América do Sul, hoje ela é  extensamente cultivada em regiões tropicais, inclusive nas Ilhas Canárias, na ilha da Madeira e na Sicília.

A classificação botânica do abacateiro tem sofrido várias alterações nos últimos anos, não havendo ainda total concordância sobre a questão.

O abacateiro cresce mais facilmente em solos leves, profundos, drenados e ligeiramente ácidos. As melhores condições climáticas são encontradas em regiões com chuvas em torno de 1.200 milímetros anuais.

São conhecidas mais de 500 variedades de três origens diferentes: a guatemalteca, a antilhana e a mexicana. A parte comestível é a polpa verde-amarelada, de consistência mole, que envolve a semente avantajada.

Assim sendo correspondem às três variedades botânicas:

  • Espécie mexicana: Persea americanaMiller var. drymifolia;
  • Espécie antilhana: Persea americanaMiller var. americana;
  • Espécie guatemalense: Persea nubigenaWilliams var. guatemalensis.

Possui mais de 30% de gorduras (extraída comercialmente da semente, como do mesocarpo do fruto e de aplicação cosmética, que é rico em açúcares e vitaminas e possui um dos mais elevados teores de proteínas e vitamina A entre as frutas.

Possui, ainda, quantidades úteis de ferro, magnésio e vitaminas C, E e B6, além da vitamina A.

É consumido isoladamente ou em saladas temperadas com molhos, como no guacamole, prato da culinária mexicana, ou como sobremesa, batido com leite e açúcar ou com açúcar e limão, em Moçambique e no Brasil.

Propriedades do Abacate e suas Vitaminas

Propriedades do Abacate

Abaixo você poderá verificar quais as propriedades do abacate e  vitaminas presentes na fruta, bem como demais nutrientes e demais Oligoelementos e valor energético.

Abacate Cru (valor nutritivo por 100g)
Água: 73,23 gResíduos totais: 1,58 gFibras: 6,7 gValor energético: 160 kcal
Proteínas: 2,00 gLímpidos: 14,66 gGlicídios: 8,53 gAçúcares simples: 0,66 g
Oligoelementos
Potássio: 485 mgMagnésio: 29 mgFósforo: 52 mgCálcio: 12 mg
Sódio: 7 mgZinco: 640 µgFerro: 550 µgCobre: 600 µg
Vitaminas
Vitamina C: 10,0 mgVitamina B1: 67 µgVitamina B2: 130 µgVitamina B3: 1 738 µg
Vitamina B5: 1 389 µgVitamina B6: 257 µgVitamina B9: 0 µgVitamina B12: 0 µg
Vitamina A: 146 UIRetinol: 0 µgVitamina E: 2,07 µgVitamina K: 20 µg
Ácidos graxos
Saturados: 2 126 mgMonoinsaturados: 9 799 mgPoli-insaturados: 1 816 mgColesterol: 0 mg

Benefícios do Abacate

Está no top dos frutos mais saudáveis. As vantagens são muitas, os benefícios vão para o coração e para a saúde da pele. Conheça alguns dos melhores motivos para incluir mais na sua alimentação.

Abacate é rico em gorduras monoinsaturadas que reduzem o mau colesterol, o LDL

O abacate é uma das frutas mais calóricas mas não deixe que isso a impeça de inclui-lo na sua alimentação. Até porque pode ter um impacto muito positivo na redução do risco de doenças cardíacas e de AVC, segundo a American Heart Associativo.

Pode ajudar a reduzir a tensão arterial elevada

É uma das frutas mais ricas em potássio e magnésio, dois minerais com um papel importante na regulação da pressão arterial. Um abacate tem mais magnésio do que a maioria das frutas, incluindo a banana.

É rico em vitamina E, um dos mais poderosos antioxidantes

Ajuda a reduzir as rugas e é um ótimo hidratante. Não admira, por isso, que celebridades como Kim Kardashian o usem nas suas receitas de máscaras faciais caseiras. Basta juntar um iogurte natural, mel e um abacate, batendo até obter um purê e aplicar no rosto para um tratamento de beleza natural.

Melhora o trânsito intestinal e promove a saciedade

Um abacate médio pode conter cerca de 10g de fibras, 75% das quais insolúveis – que ajudam a regularizar o trânsito intestinal – e 25% solúveis, dando-lhe a sensação de se sentir saciada.

Ajuda o seu organismo a absorver outros nutrientes

Quando você acrescenta abacate à sua salada, a absorção do nutriente antioxidante betacaroteno (presente nas cenouras, por exemplo) é 13 vezes maior. A absorção de alfa caroteno, existente na alface, aumenta 8,3 vezes. A gordura monoinsaturada do abacate é a responsável pelo aumento de absorção destes fito nutrientes lipossolúveis.

O guacamole é o molho mais saudável de todos

Propriedades do Abacate

O ingrediente principal é a polpa de abacate esmagada, temperada com sumo de limão e/ou lima, sal, malagueta, coentros e alho. Pode ainda adicionar tomate, cebola e pimento vermelho, cortados em pedaços pequenos. É excelente para passar em torradas ou para acompanhar um belo chile.

Há mil e uma receitas que pode fazer com ele

Das saladas aos doces como, mousse gelado de abacate, dos molhos ao recheio para torradas, é um fruto com mil e uma aplicações culinárias. Experimente também sopa fria de iogurte e abacate com melão. Pode também substituir a manteiga que você passa na sua fatia de pão, ao mini almoço, com.+ pasta de abacate. Basta esmagar a polpa de um abacate e espalhá-la no pão.

Abacate Engorda ou Emagrece?

Quando se fala em abacate ainda surgem muitas dúvidas se o mesmo engorda, e se deve ser incluído numa dieta alimentar saudável. Dissipe as suas dúvidas ao lendo mais este artigo.

Quando falamos de emagrecimento, ou seja, de diminuição de massa gorda (IAC – percentagem de gordura), existem alguns alimentos imediatamente rotulados como “permitidos” e “não permitidos”. Contudo, ao catalogarmos os alimentos desta forma tão generalizada, corremos o risco de deixar em segundo plano a importância que a alimentação diária de cada pessoa representa.

É ainda comum fazer a ligação entre alimentos que apresentam um elevado teor de gordura e o aumento da massa gorda corporal. Mas será que é realmente assim?

Atualmente, sabe-se que as gorduras não são todas iguais e, mais importante que a quantidade, é a sua qualidade. As gorduras podem ser classificadas em três grupos – gorduras saturadas, monoinsaturadas e poli saturadas. A diferença reside na sua composição química que faz com que desempenhem diferentes funções no organismo.

O abacate é um alimento relativamente usado nas mesas dos brasileiros. Por ser fonte de ómega-9 (gordura monoinsaturada), vitamina E fito esteroides, auxilia a diminuição do colesterol-LDL sanguíneo (conhecido como o “mau colesterol”).

Por ser um alimento principalmente constituído por gordura e fibra, vai causar um atraso no esvaziamento gástrico. Você ingerindo pequenas quantidades, vai sentir-se mais saciada, ajudando no controle do apetite e das quantidades de outros alimentos numa mesma refeição.

Vitamina de Abacate Engorda ou Emagrece?

Se a sua preocupação é que a gordura do abacate vá diretamente para a barriga, fique sabendo que o abacate é fonte de glutationa, um antioxidante com propriedades anti-inflamatórias, e que ajuda no controle dos níveis de cortisol – hormônio produzido pelo nosso organismo, o qual promove a produção de gordura e a sua deposição na zona abdominal.

Além do mais, o abacate é praticamente isento de hidratos de carbono, razão pela qual não pode ser equiparado a outras qualidades de fruta. Portanto não provoca um aumento dos açúcares na corrente sanguínea, e nem oscilações na produção de insulina, pelo que não leva a um aumento da síntese de gordura.

Se não come abacate por ser calórico, aconselhamos a que repense esta decisão. É importante lembrar que a ingestão de gordura não se traduz diretamente em alterações na corrente sanguínea, uma vez que o organismo regula os níveis dos diferentes nutrientes (hidratos de carbono, proteína e gorduras) de forma a fornecer adequadas e apropriadas fontes de energia aos seus tecidos.

O segredo é incorporar na sua alimentação o abacate de forma moderada, mas inteligente. Pode utilizá-lo, como substituto de outras fontes de gordura menos vantajosas como a manteiga/margarina, ou, então, em vez de juntar os molhos tradicionais à sua salada, utilize tiras de abacate ou pasta de abacate.

Ter uma dieta alimentar variada, equilibrando a ingestão calórica ao longo do dia é o ponto mais importante. Mais do que se preocupar em contar calorias, preocupe-se, sim, em perceber o que se esconde por detrás delas.

Calorias do Abacate

O abacate é um fruto tropical muito nutritivo, rico em calorias provenientes sobretudo da gordura que contém. Grande parte desta é monoinsaturada, ou seja, ajuda a diminuir os níveis de colesterol no sangue. É ainda um alimento rico em vitamina E, B6 e em potássio.

É um fruto, mas também é habitual ser referido como um legume, uma vez que é muito utilizado em pratos salgados. Apresenta uma textura macia e um sabor suave, e pode ser utilizado para fazer molhos ou sopas frias; cortado em fatias ou cubos e adicionado em saladas; pode também ser cortado ao meio, no sentido longitudinal, e servido com casca, como sobremesa.

O abacate, ou pera abacate como também é designado, é um fruto muito calórico (100 g de abacate fornecem cerca de 190 calorias), que apresenta também uma enorme riqueza em nutrientes, muito diferente de alimentos que possuem apenas calorias vazias (calorias provenientes sobretudo de um nutriente, o açúcar ou a gordura, e sem vitaminas nem minerais).

O seu elevado teor calórico provém principalmente das gorduras que são, em grande parte monoinsaturadas (12%) e algumas poli-insaturadas (2%). O seu conteúdo em gordura monoinsaturada (principalmente ácido oleico, como o azeite) e vitamina E, torna-o um alimento com poderosa ação antioxidante. Esta propriedade protege contra o cancro e doenças cardiovasculares.

A vitamina E tem capacidade de proteger o colesterol das LDL (mau colesterol), impedindo a sua oxidação pelos radicais livres de oxigénio. Desta forma reduz os riscos de problemas cardiovasculares. Esta vitamina desempenha ainda um papel importante na contagem e mobilidade dos espermatozoides. O aumento da ingestão de alimentos ricos em vitamina E pode melhorar a fertilidade nos homens.

Estudos recentes revelaram que dietas ricas em vitamina E podem oferecer proteção conta a doença de Parkinson, apesar de serem necessárias investigações mais conclusivas.

O abacate é também rico em potássio, mineral importante na regulação da tensão arterial. A carência de potássio pode levar a depressão, confusão mental e problemas musculares.
É igualmente uma boa fonte de vitamina B6, importante para aliviar as mudanças bruscas de temperamento das mulheres com problemas de tensão pré-menstrual.

A polpa e a gordura do abacate são também empregadas nos cuidados de beleza, no tratamento da pele, fama que vem da sua riqueza em vitaminas E e A. Pensa-se que alguns dos seus componentes químicos estimulam a produção de colágeno, que ajuda a suavizar as rugas, conferindo à pele um aspecto fresco e saudável.
As propriedades do abacate são excelentes para a pele, quer ele seja esmagado e usado como máscara facial, quer seja comido.

 

Dica de Leitura:  15 Benefícios Inimagináveis do Abacate Para tua Saúde

 

 

Vitamina de Abacate

Se por um motivo ou outro, a amiga ainda não preparou ou provou uma vitamina de abacate, veja neste vídeo como prepara-la:

Chá de Folha de Abacate 

Você já conhece as excelentes propriedades nutricionais do abacate. Mas os benefícios desta planta para o corpo não se limitam ao fruto. As folhas de abacate, tanto como chá ou em remédios caseiros, são usadas para o tratamento natural de muitas doenças.

Pois é. As folhas do abacate também podem ser usadas com fins medicinais. Embora as propriedades do abacate serem conhecidas pelo alto teor nutricional que seu consumo oferece ao organismo, pouco é difundido os benefícios que ele traz através das folhas para nossa vida cotidiana.

Para que você pode suar as folhas do abacate?

Uso como fertilizante

As folhas de abacate secas e marrons são um bom composto para fertilizar o solo do seu jardim.

Uso culinário

Em algumas regiões, a folha de abacate é usada como condimento. Para isso, ela é simplesmente assada em uma frigideira até que estejam torradas. A seguir é triturada e reservada em uma embalagem bem fechada, para ser usada como condimento em diversas preparações. Você também pode usar as folhas inteiras em outras receitas, como por exemplo, para fazer pamonha.

Como remédio caseiro 

Tanto preparadas em infusão como de outra forma, as folhas de abacate constituem um excelente remédio caseiro para tratar um sem-fim de doenças e mal-estares, como: cansaço e fadiga, dor de cabeça e neuralgias, transtornos menstruais, inflamações da boca e das gengivas, mal-estar estomacal e transtornos respiratórios como resfriados, catarro, tosse e ronquidão, só para mencionar alguns dos mais populares.

 Chá de Abacateiro – Remédio Caseiro que pode ser preparado com folhas de abacate

Para os parasitas intestinais

Prepare um chá com folhas de abacate, colocando algumas na água fervendo. Deixe ficar morno e tome este chá, pelo menos três vezes por dia.

Para aumentar a produção de leite durante o aleitamento

Você pode comer as folhas frescas de abacate em diversas preparações.

Para as dores menstruais

Coloque 6 folhas de abacate para ferver em um litro de água. Deixe esfriar e beba ao longo do dia.

Para curar lesões de boca e gengiva

Triture as folhas de abacate até triturá-las completamente e aplique sobre a lesão que tiver na sua mucosa bucal.

Para as varizes

  • Pique muito bem 10 folhas de abacate e 2 barrinhas de cânfora.
  • Coloque em um frasco de vidro com álcool.
  • Deixe durante 5 dias em um lugar escuro.
  • Aplique esta preparação sobre suas varizes, enquanto faz massagens.

Prezada amiga, é bom esclarecer, que o uso das folhas de abacate com fins curativos se sustentam no uso popular, pois não existem estudos científicos que tenha avaliado a eficácia medicinal

Leave a Reply

Your email address will not be published.