Um fruto muito comum no Brasil, principalmente na região norte, é o cacau. Sendo bastante popular e conhecido por ser parte essencial na produção de chocolates, esse alimento é extremamente saudável. Os benefícios do cacau ao organismo do ser humano, são muitos.
A parte mais importante do cacau são suas sementes, onde são extraídas as principais propriedades. Contudo, a polpa e casca não devem ser descartadas, podendo, até mesmo, serem consumidas.
Tendo um formato, cheiro e coloração são bem marcantes, o cacau tem sua produção muito popular na África e América do Sul, onde se situam os maiores comércios e exportações do fruto atualmente.
Principais Características do Cacau
O cacau é um fruto que surge da árvore com nome cacaueiro, conhecida cientificamente como Theobroma cacao, podendo ultrapassar os 20 metros de altura quando cultivadas em florestas.
Apresentando um visual oval, sua coloração é uma mistura de amarelo com vermelho, tendo sementes uma cor marrom com uma camada branca por cima, já relembrando um pouco o chocolate.
Diferente do que muitos esperam quando se prova, a semente do cacau tem um sabor muito amargo. Para fabricar o chocolate e apresentar o gosto bem adocicado, o fruto para por diversos processos.
Ele é fonte rica em potássio, carboidrato, proteína, fibras, ferro, zinco e alguns outros nutrientes essenciais para o organismo. Além das vitaminas do complexo B.
Tipos Mais Comuns de Cacau
Segundos estudos, é possível encontrar diversas variedades do fruto espalhadas por florestas. Muda o gosto, a estética, a coloração e, principalmente, a forma que é produzido chocolate, podendo alterar, até mesmo, o sabor final dele.
Os três tipos mais comuns e conhecidos de cacau são:
- Cacau trinitário, sendo o mais popular para fabricar chocolates, pois dá um gosto bem adocicado e um aroma chamativo, além de ser facilmente encontrado
- Cacau crioulo é o mais raro dos três tipos. É ele considerado fino, dando um sabor único para o sabor final do chocolate
- Cacau forastero, apesar de trazer benefícios para a saúde como todos os outros, é o menos buscado, pois apresenta um sabor muito amargo e pouco aproveitado para fazer chocolate
Principais Benefícios do Cacau
Como foi falado no início do post, o cacau faz muito bem para a saúde. Quando consumido, seja diretamente na fruta, seja em forma de chocolate ou pó, os benefícios do cacau são benéficos para o corpo. Alguns deles são:
- Aumenta o humor, conseguindo diminuir o estresse e controlar a ocorrências de crises de ansiedade
- Ações antioxidantes por ser rico em flavanoides
- Previne contra trombose e aterosclerose
- Controla a pressão arterial, melhorando a circulação do sangue
- Melhora a qualidade do coração, evitando a ocorrência de diversas doenças
- Deixa a pele mais bonita
- Aumenta o sistema imunológico, produzindo mais glóbulos vermelhos
- Da mais energia para o dia a dia
- Auxilia pessoas que sofrem com anemia
- Combate alguns alergias respiratórias
- Melhora a respiração
- Diminui as chances de ocorrência de diabetes no futuro
- Acelera o funcionamento intestinal
- Previne contra alguns tipos de câncer
- Efeitos positivos no funcionamento cerebral
- Evita infecção em feridas ou machucados, além de acelerar a cicatrização
Dica de leitura: Importância do Sono – 6 Dicas Para Um Bom Repouso
Como Consumir o Cacau
Obviamente, a forma mais comum de consumir o cacau é pelo chocolate. Apesar dos muitos benefícios do cacau, ele também é bem calórico, podendo apresentar alguns problemas para a saúde.
Um ótimo jeito de consumo são as sementes. Com a fruta em mãos, corte a casca com uma faca resistente, pois ela é bem dura. Já aberto, você vai se deparar com as sementes e uma parte branca. Você pode comer somente essa substância esbranquiçada, como ingerir a semente toda, só tomando cuidado que é ela é bem amarga.
Por fim, além dos muitos benefícios do cacau, com a casca é possível fazer um chá por meio de infusão.