Alimentos Para Diabéticos… 7 Dicas

Após você descobrir que é portadora de Diabetes, muitas outras questões se seguem. Uma delas passa a ser a seguinte questão: – “E agora…como vou me alimentar?” Quais são os alimentos para diabéticos indicados?

Pois é…esta é a grande questão… A alimentação…

E agora?

O que se pode comer?

Que alimentos evitar?

Alimentos para diabéticos – É Possível vencer a Diabetes Através da Alimentação?

 

Alimentos para diabetes

 

Alimentar-se de forma equilibrada é uma questão crucial na Diabetes. É preciso, no entanto estar bem informado sobre os diversos tipos de alimentos para diabéticos: os que ajudam na Diabetes e os que se deve evitar. Também é bom conhecer como ocorre a Diabetes Mellitus e em que tipo de Diabetes a pessoa se enquadra.

Os profissionais de nutrição, endocrinologistas e nutrólogos são os mais indicados para auxiliar na elaboração de uma dieta que atenda a cada necessidade específica.

Porém, uma ajudinha extra é sempre válida. É isto que traz este artigo – Alimentação na Diabetes – O que é recomendado?  De que alimento não se deve abusar?

Principais tipos de Diabetes Mellitus:

Diabetes Mellitus Tipo 1

A Diabetes Mellitus Tipo 1 – Ocorre quando o sistema imune destrói as células Beta do pâncreas, impedindo a produção de insulina que é o hormônio necessário para favorecer a entrada da glicose nas células.

A pessoa que desenvolve Diabetes tipo1 – precisa fazer uso diário de insulina

Diabetes Mellitus Tipo 2

Neste tipo de Diabetes ocorre resistência à insulina produzida, impossibilitando a absorção da glicose pelas células. Isto causa acúmulo de açúcar no sangue. Este tipo de Diabetes pode ser controlado com dieta e atividades físicas, ficando o uso da insulina limitado às situações críticas ou avançadas da doença.

É importantíssima a manutenção de uma alimentação equilibrada nos dois tipos de Diabetes.

 

Observe 7 itens essenciais:

  1. Evite o uso do açúcar: O uso sem controle do açúcar pode acarretar um pico de glicose que é a elevação crítica da taxa glicêmica.
  1. Adote o uso de adoçantes: Dê preferência aos naturais como sucralose ou steviosídeo. Mas não abuse da quantidade de gotas.
  1. Dê preferência aos carboidratos integrais: Eles possuem menor índice glicêmico.
  1. Evitar beber suco de frutas concentrado: No suco de frutas há maior concentração de glicose. Prefira as frutas ao natural, observando que o ideal é o consumo de até 3 frutas por dia, uma por vez.
  1. Quanto às verduras (folhas) não há restrição
  1. Os legumes precisam ser consumidos com cuidado. Atenção para legumes como a beterraba (contém alto teor glicêmico)
  1. Fique atento para os alimentos light e diet. Observe sempre a informação nutricional no rótulo do alimento para saber se está ou não indicado para seu caso. Os diets são mais indicados para os diabéticos, porém podem conter outros nutrientes que favorecem a obesidade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *