Se você é diabético e quer controlar totalmente sua glicose, já deve ter pensado sobre quais são os Adoçantes Para Diabéticos mais indicados.

Veja aqui neste post as diversas possibilidades reais e saudáveis que existem para substituir o açúcar.

Não fique escravo do açúcar. Pois há muitas outras alternativas de adoçantes para diabéticos,  que você pode usar sem se privar das delícias da vida.

Açúcar – Dá para substituir?

Você quer se libertar do açúcar? Eu também. Mas isso não é só com a gente que acontece. A maioria das pessoas que precisam, por algum motivo, evitar o uso do açúcar em suas vidas têm esta dificuldade.

Mas, cá para nós. Não é nada fácil! Quer dizer não era fácil. Porque agora a coisa está mudando. E mudando para nosso bem, mudando para melhor. Pois, a boa notícia é que o sofrimento de não poder consumir açúcar e ter que viver na amargura, acabou. Veja aqui neste artigo como substituir o açúcar.

Açúcar –   O doce inimigo e sua interferência na Diabetes e no emagrecimento.

O açúcar desde muito considerado um dos alimentos mais saborosos de nosso cardápio, tem agora revelado sua outra face. Ou seja o doce gosto que agrada a tantos é visto agora como vilão número 1 da alimentação saudável.

Ele não é apontado como causador direto, mas tem participação significativa no agravamento e na complicação de patologias como a obesidade e a Diabetes.  Além disso o “branquinho doce” provoca o aumento do   triglicérides, alterações no fígado e na pressão arterial.

Mas a má fama do açúcar e sua ação principalmente na vida de diabéticos e obesos que querem e precisam emagrecer, não é por acaso. O açúcar refinado possui alta carga glicêmica e alto índice glicêmico, por isto ele deve ser evitado pelos diabéticos.

 Mas não é só isso, o açúcar também é desaconselhado para diabéticos e em casos de emagrecimento porque não contribui com nutrientes em quantidades suficientes para beneficiar o organismo. Pelo contrário acaba sendo prejudicial devido à carga de aditivos químicos que recebe em sua industrialização.

Veja o que torna o açúcar prejudicial aos diabéticos.

O açúcar possui alto índice glicêmico e alta carga glicêmica, estas características elevam a taxa de glicose no sangue fazendo com que aumente a demanda por insulina.

Isto para o diabético não é nada bom, já que a doença torna a produção de insulina bastante reduzida ou ineficiente. Vale observar que a insulina é um hormônio produzido pelas células beta do pâncreas para dar conta da entrada da glicose nas células.

No Diabetes tipo 1 a insulina não é produzida, por conta da destruição que o sistema imune impõe às células beta do pâncreas, que são as produtoras deste hormônio.  Sem a insulina a glicose fica acumulada no sangue.

No DM Tipo 2 ocorre a resistência insulínica que é um estado em que o organismo responde cada vez menos à presença de insulina. Na Diabetes tipo 2 há insuficiência de receptores de insulina e produção de insulina não eficiente.

Conhecendo mais   informações sobre o açúcar

As notícias mais recentes sobre o consumo do açúcar vêm de pesquisas realizadas nos EUA onde o endocrinologista Robert Lustig, nome respeitado na Universidade da Califórnia (EUA), afirma que o açúcar causa tanto mal quanto o cigarro e o álcool e deveria também ser controlado. Seu vídeo: “A verdade Amarga” (Sugar: The Bitter Truth) é sucesso no You Tube desde quando foi postado em 2009.

Adoçantes Para Diabéticos – Açúcar X emagrecimento

adoçantes para diabéticos

 

Mas porque o açúcar deve ser evitado por quem quer emagrecer?  O açúcar engorda?

Na verdade o açúcar não engorda se for usado de forma adequada e moderada. Porque o que engorda é o excesso de açúcar no organismo. A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que o uso do açúcar, incluindo todas as suas formas, gire em torno de 5% das calorias ingeridas diariamente, isto equivale a 6 col. de chá ou seja 25 g de açúcar.

Nosso corpo precisa do açúcar, pois é nossa fonte de energia. Mas, escuta só, gente – estamos falando de açúcar no sentido mais amplo, ou seja, estão incluídos aqui todas as formas de açúcar que vêm da alimentação.

Portanto estamos falando de glicose, frutose e sacarose, presentes no açúcar refinado e no cristal, no mel, em polpa de frutas e sucos, e também o açúcar embutido em produtos industrializados.

Na verdade, o excesso de açúcar é que é o problema, é ele que não deixa a gente emagrecer. Quer saber como?

  • Ingerimos açúcar.
  • Ele chega ao intestino e é quebrado em moléculas menores.
  • Passa para a circulação sanguínea já na forma de glicose.
  • Quando a glicose chega ao sangue o pâncreas começa a secretar insulina para auxiliar a glicose a entrar nas células. Isto ocorre porque a glicose não pode ficar no sangue, pois ali ela é tóxica. Ela tem que ir para as células.
  • A insulina quando está no sangue, reina absoluta. Ela bloqueia as enzimas que queimam gordura. Isto quer dizer que enquanto a insulina está no sangue, a gente não emagrece. Enquanto ela está presente a gente está engordando.
  • A insulina encaminha toda a glicose que pode. O excesso é armazenado em forma de gordura.
  • E então a conclusão é:  Se comemos muito açúcar geramos picos de insulina no sangue.
  • A insulina impede a ação das enzimas emagrecedoras e o excesso de glicose vira gordura.

E assim a gente engorda. E aí tem mais… Isso acaba virando um ciclo vicioso que acaba desenvolvendo a resistência à insulina, sendo assim, a chance de nos tornarmos obesos e diabéticos é grande. Sem falar nas outras tristes possibilidades que cercam a obesidade e a diabetes como por exemplo hipertensão, problemas cardiovasculares, etc.

Então, fim da história: açúcar em excesso não combina com emagrecimento.

Mas, agora…

Chega de falar do amargo do açúcar e vamos à doce solução.

Você já deve imaginar qual foi a solução encontrada para amenizar esta situação e deixar nossa vida doce sem perder a saúde.

O jeito que tem te digo logo, são os substitutos do açúcar, ou seja os adoçantes para diabéticos.

Mas você não imagina como eles são diversos. Para ficar por dentro das características especiais e peculiares que possuem observe aí embaixo:

Os adoçantes para diabéticos

 

Os adoçantes foram criados exatamente para socorrer os diabéticos e aliviá-los da vida sem o açúcar que eles não devem consumir. Só depois é que passou a ser usado também para dietas de emagrecimento como forma de dar fim ao excesso de calorias.

Os diversos tipos de adoçantes:

Ciclamato – Usado em bebidas dietéticas, sorvetes, gelatinas. Não calórico. Tem gosto agradável ao paladar. É fabricado a partir do ácido ciclo hexano sulfâmico – derivado do petróleo. Não deve ser usado por pessoas com hipertensão arterial por ser combinado com sódio

Conhecido como:Assugrin, Adocil, Zero cal
Quantas caloria por grama?0 calorias
Provoca caries?Não
Pode ser usado por diabéticos?Sim
SaborSabor residual meio doce- meio azedo
Pode ser submetido a temperatura até:Resiste a altas temperaturas
  

Sucralose é derivado do açúcar. Possui um sabor 600 vezes mais doce que o açúcar. Não apresenta sabor residual amargo. Resiste bem à altas temperaturas. É totalmente benéfico pois não possui efeitos tóxicos, cancerígenos ou neurológicos. É eliminado pela urina totalmente não sendo metabolizado pelo organismo.

Conhecido como:Sucralose / Splenda / Zero Cal(sucralose)
Quantas caloria por grama?0 calorias
Provoca caries?Não
Pode ser usado por diabéticos?Sim
SaborÉ agradável
Pode ser submetido a temperatura até:Resiste a altas temperaturas

 

Acessulfame –k –É um sal de potássio sintético com poder de adoçar 200 vezes mais que o açúcar.  Resiste a altas temperaturas e pode portanto ser usado em diversas preparações culinárias. Ele é eliminado da mesma forma que é ingerido, pois não é metabolizado pelo organismo.

Conhecido como:Classis
Quantas caloria por grama?0 calorias
Provoca caries?Não
Pode ser usado por diabéticos?Sim
SaborÉ agradável sabor semelhante a glicose
Pode ser submetido a temperatura até:Perde o poder adoçante a 225° C
Steviosídeo – stévia–  possui poder de doçura 300 vezes superior ao açúcar. Sem calorias. É feito a partir de uma planta denominada stévia. Não possui nenhum efeito colateral. É resistente a temperatura altas, podendo portanto ser usado para substituir o açúcar em bebidas quentes e receitas.
Conhecido como:Stevia / Stevine /Steviaplus
Quantas caloria por grama?0 (zero) caloria
Provoca caries?Não
Pode ser usado por diabéticos?Sim
SaborSabor residual de alcacuz
Pode ser submetido a temperatura até:Estável a altas temperaturas

Aspartame –  Este adoçante é feito a partir dos aminoácidos: fenilalanina e ácido aspártico. O sabor é agradável, possui poder de doçura 200 vezes maior que o açúcar comum. Ele não apresenta residual amargo. Ele não suporta altas temperaturas e perde sua doçura quando submetido a elas. Muito usado na indústria principalmente em refrigerantes diet. Possui uma contraindicação: as pessoas com incapacidade de metabolizar fenilalanina (portador de fenilcetonúria), e as grávidas, não podem consumi-lo.

Conhecido como:Finn, Gold, Slim, Sweet, Zero cal
Quantas caloria por grama?4Kcal
Provoca caries?Não
Pode ser usado por diabéticos?Sim
SaborParecido à sacarose
Pode ser submetido a temperatura até:Altera a doçura à temperatura superior a 180° C
Sacarina –  é fabricada a partir de um derivado do petróleo. Seu poder de adoçar vai de 200 até 700 vezes mais do que a do açúcar comum. Não é calórico. É o adoçante mais antigo que existe. Está no mercado desde o ano de 1900. Vem associado ao ciclamato, pois sozinho possui um sabor amargo residual metálico. A sacarina não é metabolizada em nosso organismo sendo eliminada pela urina. Não se altera em altas temperaturas podendo ser usada para preparações culinárias.
Conhecido como:New Lowcucar, Assugrin, Doce Menor
Quantas caloria por grama?0K cal
Provoca caries?Não
Pode ser usado por diabéticos?Sim
SaborGosto residual amargo e metálico
Pode ser submetido a temperatura até:Permanece estável em altas temperaturas.

Os adoçantes dietéticos são ótimos aliados no tratamento da Diabetes e para emagrecimento, mas para uma resposta eficaz é necessário que haja uma mudança no estilo de vida, adotando hábitos alimentares saudáveis e prática de exercícios físicos.

Referências:

  • Tabela de edulcorantes- Inmetro -http://www.inmetro.gov.br/consumidor
  • OMS- Organização Mundial de Saúde
  • SBD- Sociedade Brasileira de Diabetes
  • You Tube – https://www.youtube.com/watch?v=dBnniua6-oM
  • University of California – http://www.uctv.tv/skinny-on-obesity/

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