Nome científico : Theobroma grandiflorum.
Fruto cilíndrico com mais ou menos 20 cm de comprimento por 13 cm de diâmetro, arredondado nas extremidades. Casca dura de cor marrom-escura. Dentro cerca de 50 sementes graúdas recobertas inteiramente por massa branca, bastante
espessa, de perfume forte e agradável e
delicioso sabor agridoce.
Dele se faz refresco – também conhecido no Pará como “vinho de cupuaçu” -, sorvetes, geleias, pudins, tortas, cremes, bolos, licores, compotas, recheios, mouses e inúmeros outros doces.
É rica em ferro, fósforo, proteína, vitamina C, B, B1, B2, B5, taninos e
fibras. O cupuaçu, fruto da família do cacau, é originário da Amazônia brasileira, sendo muito popular no Pará e na Amazônia. O cupuaçu contém vitaminas, minerais e pectina, uma fibra solúvel que ajuda a manter bons níveis de colesterol. As variedades conhecidas agrupam-se de acordo com o formato
dos frutos: cupuaçu- redondo (fruto com extremidades arredondadas); cupuaçu mamorana (fruto com as extremidades alongadas); cupuaçu-mamau (caracteriza-se por não apresentar sementes). A árvore, conhecida como cupuaçuzeiro, cupuaçueiro ou cupu atinge uma média de 10 a 15 m de altura.
As folhas são longas, medindo até 60 cm de comprimento. As flores são grandes, de cor vermelho-escura, com
características peculiares: são as maiores do gênero, não crescem grudadas no tronco, mas sim nos galhos.
Tabela Nutricional do Cupuaçu
Benefícios do Cupuaçu
1. Ajuda na função metabólica
Em alguns países, o cupuaçu é vendido como comprimido ou pó, como nos Estados Unidos. Como ele auxilia na função metabólica, ele é um suplemento extremamente eficaz para a perda de peso e de gordura corporal.
Esse processo acontece pois seus micronutrientes aumentam os níveis de energia, o que consequentemente aumenta a perda de gordura e evita que ela seja armazenada.
Outro ponto positivo é que os benefícios do cupuaçu são comparados aos efeitos da cafeína, mas por não ter cafeína em sua composição, o cupuaçu é considerado ainda mais saudável. Além disso, uma de suas funções primárias é de estimular o sistema imunológico.
2. Melhora o funcionamento do intestino e dores abdominais
Os benefícios do cupuaçu ao funcionamento do intestino se dão graças às vitaminas e minerais em sua composição, que estimulam o sistema gastrointestinal.
Antigamente, as sementes de cupuaçu eram usadas nas aldeias indígenas para pessoas com dores abdominais ou para mulheres com dor de parto. Eles mastigavam a semente com o intuito de melhorar essas dores.
Outro fato cultural usado por índios era o suco da fruta, que era abençoado por xamãs e dados a mulheres grávidas e recém-casados que desejavam ter filhos.
Por conta desse fato, até atualmente a fruta é utilizada para pessoas com dores abdominais.
3. Fornecedor de Energia
Assim como o açaí, o cupuaçu é um ótimo alimento para ser usado antes de alguma atividade física para gerar uma boa quantidade de energia.
Por aumentar o nível de energia, o cupuaçu auxilia em uma maior queima de calorias. Ele possui o efeito semelhante da cafeína, como dito anteriormente, e ainda mais saudável.
Uma boa dica é misturar o açaí com o cupuaçu, gerando maior energia com o sabor ficando inigualável.
4. Auxílio na perda de peso e redução de gordura
A vitamina C, presente na fruta, auxilia na perda de peso e de gordura corporal naturalmente pois produz a carnitina, uma substância que transporta as células de gordura para as mitocôndrias, onde há a transformação de gordura em energia.
Quando os níveis de vitamina C do corpo diminuem, não há a produção de carnitina suficiente, havendo o excesso de gordura. Ou seja, graças à presença da vitamina C, a queima de gordura e a consequente perda de peso são benefícios do cupuaçu para a boa forma.
Quando o corpo possui quantidades baixas de vitamina C, o hormônio do estresse, o cortisol, é liberado na corrente sanguínea. A presença de muito cortisol estimula o ganho de peso, pois o hormônio “avisa” ao cérebro para estocar gordura no abdômen.
Com a ingestão do cupuaçu e consequentemente vitamina C, há o balanço do nível de cortisol.
Por ser um excelente antioxidante, a vitamina C também previne o envelhecimento e doenças degenerativas. Além disso, é fundamental na formação do colágeno (proteína que estrutura vários tecidos, como a pele), deixando a pele mais firme e com mais elasticidade.
5. Ação anti-inflamatória
O consumo frequente de cupuaçu combate inflamações e fadiga.
6. Maior saciedade
Por conter muitas fibras em sua propriedade, a fruta promete garantir maior saciedade por mais tempo, outro ponto positivo para usá-la nas dietas.
- Combate ao câncer e rejuvenescimento
Cientistas descobriram um novo antioxidante presente na fruta, o Theograndins. Ele mostrou autonomia e promete destruir células cancerígenas do cólon e combater danos dos radicais livres, que são os responsáveis pelo envelhecimento precoce. Por isso que ele é considerado como uma fonte da juventude.
8. Níveis de colesterol ruins diminuídos
Os ácidos graxos essenciais encontrados no cupuaçu também diminuem o colesterol e neutralizam os efeitos nocivos do colesterol ruim. Isso acontece porque ele defende o organismo contra a deterioração oxidativa de lipídios.
9. Pele saudável
Conhecida por ser a fonte da juventude, é possível encontrar a fruta na composição de alguns produtos estéticos, como shampoos, cremes hidratantes, etc.
Outra dica interessante é a manteiga de cupuaçu, ela é cremosa e transmite benefícios do cupuaçu para a pele, entre eles retardar o envelhecimento precoce, aumentar a elasticidade, reduzir o aparecimento de rugas, calmante de irritações da pele, hidratante para a pele e também pode ser usada como um protetor solar natural, pois consegue bloquear os raios UVA e UVB de chegar ao tecido.