Sono

Repouso – O Que Tem a Ver Com Exercício Físico?

Uma atividade física é qualquer movimento corporal executado pelos músculos, e que resulte num desgaste energético acima dos níveis de repouso. Se for praticada de forma adequada, ajuda a um estilo de vida saudável.

Esta regula de forma benéfica o estímulo social, mental e físico. É um forte pilar na prevenção de doenças, isto é, um dos principais mecanismos para melhorar a saúde.

Qual a relação do Repouso com a Atividade Física?

Repouso

O repouso está intimamente associado à atividade física e corresponde ao tempo de recuperação para que seja restituída a energia necessária ao organismo, promovendo a regeneração corporal.

A falta de repouso provoca mal-estar no organismo e perda de rendimento, por isso é necessário que haja um certo tempo para os músculos recuperarem.

É necessário haver uma boa compilação entre o desgaste e a sua reposição para uma boa manutenção do estado físico e funcional do corpo. A forma mais importante de repouso é o sono noturno.

A atividade física contribui enormemente para o bem-estar do ser humano. Quando praticada de forma correta e regular traz enormes vantagens para o nosso organismo.

Vantagens:

  • Ajuda a pessoa a sentir-se melhor e aumenta a sua autoestima;
  • Ajuda a manter e a regular o peso;
  • Contribui para a manutenção de uma postura correta;
  • Aumenta a força e tonifica os músculos;
  • Melhora a circulação sanguínea e a frequência do batimento cardíaco;
  • Protege contra doenças cardiovasculares;
  • Atrasa processos de envelhecimento;
  • Melhora os estados de ansiedade e de depressão.

Por outro lado, se a atividade física for feita em excesso, sem um mínimo regulamento e metodologia, pode apresentar-se como uma desvantagem para o nosso corpo.

Condições em que a atividade física ou esporte se apresenta como desvantagem:

  • Má educação da parte física (falta de preparação; desadequada compleição física em relação ao esporte, ou exercício;
  • Objetivos mal definidos;
  • A técnica utilizada para a prática ser mal utilizada;
  • Más posturas antes, durante e a seguir à prática;
  • Alimentação inadequada;
  • Falta de hidratação;
  • Ingestão de medicamentos para atingir objetivos;
  • Práticas desportivas sobre o efeito de álcool ou de drogas.

Consequências de uma atividade física desregulada:

  • Aparecimento de lesões;
  • Aparecimento de fragilidades ósseas;
  • Desgaste dos músculos;
  • Acidentes Vasculares;
  • Aumento do peso;
  • Envelhecimento mais rápido.

Repouso

Repouso

A pessoa que realiza exercícios regulares, deve ter um período de sono em média 7 a 8 horas por noite, como também períodos de repouso (descanso) entre as atividades. Este repouso acarreta alguns benefícios tais como:

  • Relaxamento e descontração dos músculos;
  • A circulação sanguínea é favorecida;
  • Ajuda na eliminação das toxinas acumuladas durante o dia;
  • Regulariza a frequência do batimento cardíaco;
  • Ajuda no repouso físico e mental;
  • Aumenta as defesas do sistema imunitário;
  • Ajuda na recuperação do organismo.

A falta de repouso acarreta vários distúrbios como:

  • Hipertensão;
  • Imunidade baixa;
  • Diabetes;
  • Obesidade;
  • Doenças cardíacas;

Bem como a nível comportamental:

  • Irritabilidade;
  • Desequilíbrio emocional;
  • Ansiedade excessiva;
  • Depressão;
  • Desequilíbrio físico e mental;
  • Indisponibilidade para o contato social.

Por isso, para não haver uma noite de sono mal dormida, não beba bebidas alcoólicas, não pratique exercício antes de dormir e não durma com a luz ou televisão ligada.

Como dormir melhor:

  • Fazer intervalos regulares durante o dia;
  • Fazer diariamente 30 a 60 minutos de atividade física;
  • Estabelecer horário para levantar, para comer, para fazer exercício e para dormir;
  • A refeição da noite deve ser pelo menos 4 horas antes de deitar;
  • Banho de imersão antes de deitar.

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