Frutas

Os Top 10 Benefícios do Guaraná em Pó (o #9 é importante para os diabéticos)

O guaraná em pó é mais do que apenas um estimulante ou algo para dar energia. Sim, extraído da fruta genuinamente brasileira, o pó, se consumido diariamente, pode te deixar mais alerta e com maior poder de concentração.

E pode ser bastante benéfico para a saúde, já que outras versões costumam conter aditivos químicos prejudiciais à saúde. Mas a substância tem muito mais benefícios do que a maioria sabe. Confira:

Guaraná em pó

Conheça o Guaraná  em Pó

É uma planta trepadeira, perene, que prefere locais quentes e úmidos para sua propagação e produção. O arbusto chega a atingir até 10 metros de altura, se tiver suporte de outras árvores.

Os frutos possuem coloração vermelha e, em menores proporções, alaranjada e amarela. Quando amadurecem abrem-se parcialmente, deixando à mostra de uma a três sementes castanho-escuros, com a metade inferior recoberta por um espesso arilo branco.

O Brasil é o único país que produz o guaraná comercialmente. A maior produção concentra-se na cidade de Maués, no interior do Amazonas; a mais de 300 km da capital Manaus.

Utilização do guaraná

O fruto é processado e consumido na forma de pó, bastão, xaropes e extratos. Em refrigerantes o conteúdo mínimo exigido de sementes de guaraná é de 0,2 g e o máximo de 2 g/litro ou o seu equivalente em extrato.

Ele é utilizado na fabricação de bebidas energéticas, sorvetes, fármacos, cosméticos, confecção de artesanato, entre outros usos.

 

Guaraná em pó

Benefícios do Guaraná em Pó 

 

#1 . Ajuda a Emagrecer

É um alimento termogênico, pois acelera o metabolismo. Assim o corpo gasta mais energia. Mas para surtir este efeito, deve ser consumido regularmente (no máximo uma colher de chá por dia.

#2 . É antioxidante e previne doenças

Possui uma substância, a catequina, que é antioxidante, antiviral e bactericida.

Então ele fortalece o sistema imunológico e seu consumo diário ainda ajuda a combater os radicais livres, que provocam envelhecimento precoce e estão associados ao desenvolvimento de tumores.

#3 . Saúde ocular e queda de cabelo

Possui Vitamina A, importante para saúde da visão e para fortalecer o couro cabeludo;

 

#4 . Possui minerais importantes

Contém ferro, fósforo, magnésio, potássio e cálcio;

 

#5 . Ajuda a controlar o colesterol

Segundo estudos, os flavonoides e as saponinas encontradas no pó de guaraná auxiliam a controlar o colesterol LDL (conhecido como colesterol ruim).

Além disso, outra substância, a teobromina, ajuda a aumentar o colesterol HDL, o chamado colesterol bom.

#6 . Faz bem ao sistema respiratório

A teofilina e a teobromina são indicadas no tratamento de doenças como a asma e enfisema, pois provoca a dilatação dos brônquios.

#7 . Bom para o sistema digestivo

Possui fibras alimentares como a pectina, um tipo de fibra solúvel, além de celulose e hemicelulose, fibras insolúveis da parede de células vegetais.

Estas fibras podem ajudar na saúde do trato gastrointestinal, mas as quantidades consumidas no pó de guaraná são insuficientes à recomendação diária. Por isso é necessário consumi-las de outras fontes.

 

#8. Melhora a circulação sanguínea

Assim permite maior fluxo e suprimento de oxigênio e nutrientes aos tecidos, inclusive a região genital;

#9 . Bom para diabéticos

A presença de pectina ajuda no controle da glicemia, pois é uma fibra que absorve água e forma uma camada em volta dos alimentos no estômago, o que retarda o esvaziamento gástrico.

Assim a digestão fica mais lenta e a glicose eleva-se de forma gradual no sangue.

Isto previne picos de glicose e, consequentemente, de insulina, o que é bom para os diabéticos e também ajuda a prevenir a resistência à insulina em pessoas que não têm a doença.

#10 . Previne Alzheimer, dores de cabeça e aumenta concentração

Estudos afirmam que o consumo de cafeína diário – em quantidades moderadas – reduz o risco de doenças neurovegetativas, como o Alzheimer.

A cafeína presente na metilxantina do guaraná atua no Sistema Nervoso Central e deixa o indivíduo em maior estado de alerta, além de criar resistência ao cansaço e melhorar sua percepção e concentração nas atividades intelectuais.

Além de tudo isso, ajuda a melhorar a resistência em exercícios físicos.

Onde encontrar o Guaraná em Pó?

Ele é encontrado em casas que vendem produtos naturais na forma de cápsulas, extratos, em pó ou desidratado. Encontrado também em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

Por ser benéfico ao Controle da Diabetes, o Guaraná e mais 13 ingredientes fazem parte da composição do INSULMAX, um poderoso controlador da diabetes.

 

LEIA TAMBÉM:

7 Razões Que Comprovam a Importância da Farinha de Feijão Branco Para o Diabéticos (a #4 controlou minha diabetes)

 

Leave a Comment