Oleaginosas Alimentação

Nozes – Oleaginosa Rica em Antioxidantes

Nozes

Sendo um alimento pequeno, mas bastante saboroso e saudável, as nozes é muito popular na alimentação diária de muitas pessoas. Sendo originário da Europa e Ásia, essa oleaginosa apresenta um teor nutricional muito grande, além de ser uma boa opção para o lanche da tarde.

Elas são consumidas tanto cruas, quebrando a casca e comendo a parte de dentro, como misturadas em receitas, principalmente de doces, dando um gosto bem peculiar e combinando com quase qualquer ingrediente.

 

nozes

Principais características das nozes

As nozes surgem de uma árvore de nome nogueira. Seu cultivo é muito presente, principalmente, em regiões situadas na Europa, Ásia e América do Norte. Infelizmente, no Brasil ela não tem um grande inventivo para produção, com o alimento chegando só por meio de importação, principalmente do Chile.

A noz é considerada uma fruta seca da família das oleaginosas, como avelã, castanhas, amêndoas e pistache. Sua principal característica é uma casca arredondada marrom exterior bem dura, com a parte comestível ficando na parte de dentro.

Como citado, esse fruto é rico em muitos nutrientes importantes, como zinco, potássio e carboidratos. Além disso, possui vitaminas C e E, e antioxidantes.

Ricas em gorduras boas, o fruto da nogueira é fonte de ômegas 3 e 6, ácidos graxos importantes para melhorar as funções cognitivas, prevenir a depressão, diminuir o estresse e ansiedade, além de fortalecer o sistema imunológico e atuar no controle hormonal.

 

Para que servem as nozes

As nozes, em geral, são utilizadas para consumo. Ela é uma excelente opção para uma alimentação mais saudável e balanceada, principalmente pelos nutrientes que o alimento apresenta ao organismo. Apesar disso, a noz também é bastante calórica, precisando ter um cuidado com o excesso.

Mesmo com o seu consumo cru ser bastante popular, principalmente para lanches rápidos, as receitas utilizando a noz são os maiores destaques, principalmente para os doces natalinos.

Outra forma de tirar proveito das nozes é com o óleo retirado da fruta. Ele pode ser aplicado diretamente na pele para deixa-la hidratada e combater a velhice.

 

Principais e mais importantes benefícios das nozes

Por ser tão rica em componentes importantes e essenciais para o organismo, a noz não poderia deixar de trazer excelentes benefícios para aqueles que a consome regularmente. Os principais são:

  • Excelentes propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes
  • Previne contra alguns tipos de câncer, principalmente o de mama e próstata
  • Aumenta a saciedade por ser possuir fibra entre seus componentes
  • Melhora e influência o funcionamento cerebral
  • Auxilia diretamente para aqueles que desejam desenvolver músculos
  • Diminui os níveis de colesterol ruim
  • Melhora a saúde óssea, prevenindo contra doenças
  • Diminui as chances do desenvolvimento de diabetes
  • Equilibra o nível de glicose no sangue
  • As noites de sono se tornam melhores
  • Diminui o estresse do dia a dia, aumentando o bem estar e felicidade
  • Melhora o funcionamento e saúde do coração

Como consumir as nozes

A noz pode ser facilmente consumida. Com algum tipo de quebrador você deverá abrir a casca e, com isso, podendo ingerir a parte comestível interna.

Além disso, no mercado é muito comum encontrar a fruta sendo vendida sem a casca. É interessante comprar as versões sem sal por ser mais saudável.

Por conta do nível calórico alto que as nozes possuem, é recomendado comer pequenas porções diárias do alimento, sendo de 6 a 10 um bom número.

Contraindicações e cuidados

Em geral, as nozes não apresentam contraindicações, sendo um alimento natural e que pode ser consumido pela maioria das pessoas. Contudo, não se deve exceder no consumo diário, pois, além de dela ter bastante caloria, podendo aumentar o peso, o colesterol ruim também poderá subir e prejudicar sua saúde.

Então o maior cuidado fica sobre a quantidade de nozes consumidas, tanto cruas, como misturadas em receitas.

 

Leia também:   Como Comer Amêndoas de Forma Saudável e Correta

Leave a Comment