Frutas

Kiwi – Gostosa e Com Muitas Propriedades

Kiwi

 

Fruta maravilhosamente surpreendente. Para quem olha o Kiwi pela primeira vez e se depara com esta fruta peluda e de aspecto pouco agradável, não é capaz de adivinhar o que o seu interior nos reserva.

O rude aspecto dá origem a uma fruta de grande beleza no seu interior, onde os diferentes tons de verde são brindados por pequenas pontas pretas.

Mas ele não se limita a beleza plástica do seu interior, pois ele nos revela muitas vantagens nutricionais, as quais vamos conhecer neste artigo.

Origem do Kiwi

Kiwi

É uma fruta exótica originária da China. Suas características visuais e organolépticas, e rico em nutrientes, tornam este fruto muito atrativo.

É considerada uma fruta muito refrescante apresentando uma consistência cremosa, um sabor doce e ácido intenso ao mesmo tempo.

Fruto de uma planta trepadeira e que pertence à família das Actinidiaceas, o kiwi é típico de regiões de clima temperado. Caracterizam-se por serem ovais e achatados.

A casca possui a cor marrom clara, coberta por pequenos pelos. Já a polpa é esverdeada, apresentando diversas sementes pequenas e pretas no centro.

Por ser uma fruta de baixo teor calórico, é muito utilizada em dietas de restrição calórica. Cerca de 90% do seu peso é constituído por água.

Além disto,  é um dos frutos com maior concentração de vitamina C. Consumir uma fruta médio é o suficiente para satisfazer as necessidades diárias de vitamina C.

A fruta também fornece grandes quantidades de fibras, podendo ser utilizada inclusive como laxante natural.

Benefícios do Kiwi

Kiwi é antioxidante

O estresse oxidativo e a produção excessiva de radicais livres de oxigênio estão diretamente associadas a diversas doenças crônicas.

Ingerir alimentos antioxidantes passou a ser importante para melhorar nossa saúde.

A fruta é rica em vitamina C e em dois fito químicos chamados luteína e zeaxantina, que são donos de uma grande capacidade antioxidante.

Esta fruta possui ainda uma porção de vitamina E, um importante antioxidante para nossas membranas celulares.  Estes antioxidantes atuam de forma significativa na melhora da nossa saúde.

Kiwi é Rico em nutrientes

O teor em luteína e zeaxantina são importantes na manutenção da saúde ocular e na prevenção da degeneração associada à idade. Possui mais vitamina C do que a laranja.

Possui níveis consideráveis de potássio e magnésio, auxiliando assim na melhoria do funcionamento cardiovascular, da tensão arterial, na contração muscular, saúde óssea e função intestinal.

Kiwi Possui Pouco Açúcar

É uma fruta de baixo índice glicêmico – significando que os hidratos de carbono contidos são absorvidos lentamente. Por isso uma excelente opção para todos os que pretendem diminuir a sua produção de insulina, como é o caso da obesidade e da insulinorresistência.

Kiwi Possui Alto Teor de Fibras

Por ser um fruto já bem conhecido, o kiwi já é um fruto preferido pela maioria das pessoas que possuem mau funcionamento intestinal. O seu teor em fibras solúveis ajuda a melhorar a flora intestinal e juntamente com o elevado teor em fibras insolúveis dá uma importante ajuda para um adequado funcionamento intestinal.

Kiwi Previne Doenças Cardiovasculares

O teor em fibras solúveis do kiwi diminuem a absorção de colesterol e aumentam a sua excreção pela fezes, o seu baixo índice glicêmico diminui a produção de insulina e o seu teor antioxidante protege as gorduras plasmáticas da oxidação. Esta ação sinérgica de todos estes fatores dão ao kiwi uma boa capacidade de diminuição dos níveis de triglicerídeos (gorduras do sangue) e atua na prevenção de doenças cardiovasculares.

Kiwi é Digestivo

Ele possui uma enzima chamada actidina que tem a capacidade de digerir proteínas. Para todos aqueles que sentem uma menor capacidade de digerir as carnes, sugerimos colocar kiwi sobre a carne antes de a cozinhar, comer kiwi à sobremesa – Você sentirá a diferença!

Valor Calórico do Kiwi

Tabela nutricional% VD (*)
Calorias (valor energético)38,76 kcal1,94 %
Pontos*1
Carboidratos8,74 g2,91 %
Proteínas0,99 g1,32 %

Gorduras totais

0,46 g0,83 %
Gorduras saturadas0,08 g0,35 %
Fibra alimentar2,05 g8,21 %
(*) % Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

Kiwi Emagrece?

 Kiwi

Esta fruta é especialmente indicada para as pessoas que precisam emagrecer.

Comer Kiwi aumenta a queima de gordura durante a prática de atividade física e diminui de forma significativa o risco de coágulos, que podem entupir as artérias e causar infarto do coração.

Ele contém a quantidade exata de vitamina C, que deve ser consumida em um dia. É rico em vitamina E, betacaroteno, fibras e potássio, tendo mais vitaminas e minerais que as 27 frutas mais consumidas mundialmente, entre elas a laranja e a banana.

Para acrescentar, o consumo de Kiwi neutraliza os radicais livres, combatendo o envelhecimento precoce.

Como Comer o Kiwi

A colheita do Kiwi ocorre em Outubro, podendo durar até Maio. Se você comprar a fruta, deverá apertá-la ligeiramente com o polegar.

Ao pressionar o fruto e perceber que ele cedeu um pouco e voltou à sua forma inicial, isto quer dizer que ele está no ponto ideal para consumo.

Se o fruto não retornar a sua forma inicial significa que está muito maduro.

Caso não ceda à pressão é porque ainda está verde e deve esperar o amadurecimento.

Você pode consumi-lo de várias formas. Alguns o utilizam em saladas, sanduíches, sobremesas, bebidas e inteiro quando in-natura.

A melhor maneira de come-lo é com uma colher, como se fosse um iogurte. Mas é importante que a fruta esteja no ponto, ou seja, nem muito dura nem muito mole.

Leia também:  Açaí – 7 Benefícios e Composição

 

Leave a Comment