A hipoglicemia ocorre quando o nível de glicemia (glicemia = quantidade de glicose ou açúcar que existe no sangue) baixa em demasia. Geralmente considera-se uma hipoglicemia quando o valor de glicemia é abaixo de 70mg/dl.

 

Hipoglicemia e seus sintomas

 

Hipoglicemia

Geralmente a baixa de açúcar causa sintomas, mas por vezes pode haver insensibilidade à hipoglicemia e o primeiro sinal pode ser perder os sentidos.

A sintomatologia habitual da hipoglicemia é: 

  • Sensação de fraqueza/fome
  • Tonturas
  • Dores de cabeça
  • Suores frios
  • Tremores
  • Aumento dos batimentos cardíacos/palpitações
  • Ansiedade/nervosismo
  • Sonolência/sensação de desmaio
  • Alterações visuais
  • Falta de concentração
  • Confusão mental
  • Desmaio/coma
  • Agitação, agressividade e resistência a tratar a hipoglicemia ou ser ajudado.

 

 

Causas da Hipoglicemia

 

Quais são as causas da hipoglicemia ou “baixa de açúcar”?

Em doentes com diabetes a hipoglicemia é uma consequência indesejável (ou evento adverso) do tratamento. A insulina, bem como alguns tipos de medicamentos orais (comprimidos) para a diabetes, podem fazer com que o valor de glicemia (glicemia = quantidade de glicose ou açúcar no sangue) baixe demasiado. Em pessoas com diabetes ao tomar estes medicamentos, algumas situações podem desencadear uma hipoglicemia, como: passar muitas horas sem comer, refeições pobres em hidratos de carbono, enganos na medicação, exercício físico intenso e não programado, ingestão excessiva de álcool ou fora das refeições e problemas intestinais e gástricos (como vômitos ou diarreia).

 

A insulina pode provocar hipoglicemias ou “baixas de açúcar”?

 

Sim, a insulina pode provocar hipoglicemia, no entanto, quando são tomados os cuidados necessários, a insulina é um tratamento muito eficaz e com bom perfil de segurança. Na realidade, no Brasil, o número de pessoas que tem de ir à urgência por hipoglicemia causada pela insulina é semelhante ao daquelas que tiveram hipoglicemia apenas ao tomar comprimidos.

Se houver cuidados com a alimentação, com o exercício físico, cuidado no consumo de álcool, cuidado na administração da insulina e o ajuste da dose de insulina em função dos níveis de glicemia (glicemia = quantidade de glicose ou açúcar no sangue), o risco de hipoglicemia pode ser minimizado.

 

Os comprimidos para a diabetes podem provocar hipoglicemias ou “baixas de açúcar”?

 

Sim, alguns tipos de comprimidos podem causar hipoglicemia. Mas nem todos os medicamentos orais (comprimidos) podem causar hipoglicemia. Existem medicamentos orais que isoladamente não causam hipoglicemia, pois não têm a capacidade de baixar o nível de glicemia (glicemia = quantidade de glicose ou açúcar no sangue) para lá do normal. Para saber se a medicação que está a tomar acarreta o risco de hipoglicemia, fale com a sua equipa de saúde.

 

O exercício físico pode causar hipoglicemia ou “baixa de açúcar”?

 

Sim, se estiver sendo tratado com insulina ou medicamentos orais (comprimidos) que podem baixar demasiado o nível de glicose (ou açúcar) no sangue (glicemia). O exercício físico é uma

 

Hipoglicemia

parte essencial do tratamento da diabetes e se tomados os devidos cuidados a hipoglicemia pode ser evitada.

Em pessoas com diabetes que fazem medicamentos que podem causar hipoglicemia é importante medir a glicemia antes de iniciar o exercício físico. Se este durar mais de 1h, ao fim desse tempo a glicemia deverá ser novamente medida.

Se a glicemia for abaixo de 100mg/dl ou se o exercício for particularmente intenso, deve ser feito um reforço da alimentação antes de começar ou ao fim de 1h. Deve sempre levar 2-3 pacotes de açúcar ou pastilhas de glicose consigo durante o exercício.

 

 

 

Se passar mais horas sem comer posso ter uma hipoglicemia ou “baixa de açúcar”?

 

Sim, se estiver sendo tratado com insulina ou medicamentos orais (comprimidos) que podem baixar demasiado o nível de glicose (ou açúcar) no sangue (glicemia). Aliás, a causa mais frequente de hipoglicemia nestas pessoas são erros com a alimentação, como por exemplo ficar muitas horas (mais de 3) sem comer ou ingerir poucos alimentos ricos em hidratos de carbono complexos (como o pão, batata, arroz, massa, feijão, etc.).

 

O estresse pode causar hipoglicemia ou “baixa de açúcar”?

 

Habitualmente não. O “estresse” está associado ao aumento de hormônios (como o cortisol e a adrenalina) que levam a aumentos da glicemia (glicemia = quantidade de glicose ou açúcar no sangue). Dito isto, se o estresse levar a pessoa com diabetes a alterar as suas rotinas (como falhar refeições ou comer menos porque está sem apetite ou está mal disposta) pode surgir a hipoglicemia.

 

PREVENÇÃO     

O que posso fazer para evitar as hipoglicemias ou “baixas de açúcar”?

É muito importante comer em intervalos regulares e evitar estar mais de 3 horas sem comer. É também muito importante que as refeições tenham uma quantidade adequada de alimentos com hidratos de carbono complexos (por exemplo: pão, batata, feijão, arroz, massa, etc.). Para além disto é importante para evitar hipoglicemias:

 

Hipoglicemia

 

 

  • Medir com regularidade a glicemia (glicemia = quantidade de glicose ou açúcar no sangue) se estiver tomando insulina ou medicamentos orais (comprimidos) que podem motivar hipoglicemia. 
  • Conheça os seus valores de glicemia e o efeito da medicação e exercício físico nesses valores.
  • Se não ajusta a dose de insulina conforme o que come, é importante que a quantidade de hidratos de carbono complexos nas suas refeições seja semelhante de dia para dia.
  • Saber identificar os sinais e sintomas de hipoglicemia (por exemplo: suores, dor de cabeça, tremor, sensação de tontura ou desmaio, etc.).
  • Traga sempre consigo pacotes de açúcar, comprimidos de glicose ou gel de glucose para tratar a hipoglicemia caso ocorra.

 

 

 

Quantas horas posso passar sem comer durante a noite?

 

Não é normal ter uma hipoglicemia ao fim de 7-8h de jejum noturno. Se isso acontecer, então a medicação e/ou a alimentação devem ser ajustadas. É muito importante fazer um lanche pouco antes de deitar para limitar o número de horas sem comer.

É também importante fazer um pequeno lanche logo que se levanta, exceto se for fazer análises que precisam de jejum.

 

Que outras atitudes devo tomar para prevenir a hipoglicemia e conviver bem a diabetes?

 

Existe uma fórmula maravilhosa e eficiente de combater não só a hipoglicemia, como a própria diabetes. Trata-se do Programa Diabetes Controlada.

Trata-se de um método 100% comprovado e aprovado, pela boa ciência e por estudos de ponta! Esse programa foi criado pelo Dr. Rocha, que tem como missão de vida ajudar as pessoas e serem livres da diabetes, pois essa doença já se tornou uma epidemia mundial por causa da falta de informação. Mas, no Programa Diabetes Controlada você encontra uma solução real para essa reverter essa doença.

O Programa Diabetes Controlada funciona para qualquer tipo de diabetes, controlando e até revertendo a pré-diabetes, a diabetes tipo 2, a diabetes gestacional, controlando e revertendo também a diabetes em crianças e no caso dos diabéticos tipo 1 através do programa eles podem reduzir em mais de 83% o uso de medicações. Para conhece-lo, CLIQUE AQUI.

 

 

 

 

 

 

Sobre o Autor

Você Bem Saudável

Leave a Comment

Médico Revela

Como se Livrar da Diabetes em 30 dias

Clique no Botão Abaixo e Comece
Agora seu Treinamento
Quero Ser Mais Saudável
Faça Parte desta Comunidade!!