RECEITAS SAUDÁVEIS

6 Razões Para Você Não Deixar de Usar a Farinha de Quinoa (a #5 é minha preferida)

Farinha de Quinoa

 

A farinha de quinoa, além de ser uma das melhores fontes de proteína vegetal, trata-se de uma excelente fonte de outros oligoelementos. Neste artigo vamos falar sobre esta semente, que dá origem a esta farinha de muitos benefícios.

A quinoa começou por ser cultivada nas terras altas da América do Sul e agora ocupa um lugar de destaque às nossas mesas, como o “cereal dos incas”. Versátil e rápida de cozinhar, pode ser servida como acompanhamento de carne ou de peixe, numa salada ou até numa sobremesa.

Esta semente de textura crocante, parecida com um cereal, esteve esquecida no seu próprio local de origem desde o século XVI, quando chegaram os espanhóis com os seus navios carregados de trigo e cevada.

No entanto, é bastante mais interessante nutricionalmente do que aqueles cereais.

Tanto que a ONU a considera um excelente alimento, uma vez que, entre outros fatores, é o único ingrediente de origem vegetal que contém todos os aminoácidos essenciais ao organismo humano.

Farinha de Quinoa

Benefícios da Farinha de Quinoa

A quinoa, além de ser uma das melhores fontes de proteína vegetal, contém também magnésio, ferro, potássio, fósforo, zinco e vitaminas B1, B2, niacina e antioxidantes, o que faz desta uma ótima opção para a incluir na sua dieta.

A quinoa não tem glúten o que faz dela uma aliada perfeita na alimentação de celíacos.

Há dezenas de variedades, mas são três as principais: a branca a vermelha e a negra. A cor influencia o sabor – quanto mais clara a semente da quinoa mais suave é o sabor.

Propriedades da Farinha de Quinoa

A farinha de quinoa fornece os mesmos benefícios da quinoa em grãos. Veja os principais:

#1 . Tem baixo índice glicêmico

Essa propriedade da farinha de quinoa a torna um excelente alimento para quem está fazendo dieta, já que seu consumo não causa uma grande alteração nos níveis de glicose no sangue.

Alimentos que elevam de maneira brusca a taxa de glicose – como a mandioca e a batata, por exemplo – alteram o mecanismo de liberação de insulina, causando uma fome repentina por açúcar e alimentos calóricos.

Se controlar a vontade de comer doces já é difícil normalmente, imagine então com grandes variações de glicose – é uma tarefa quase impossível.

Daí a importância de consumir a farinha de quinoa, que tem Índice Glicêmico 35, contra um índice de 85 da farinha de trigo branca (quanto mais próximo de zero for o IG, menor será o impacto do alimento nas taxas de glicose).

#2 . É uma ótima fonte de proteínas

Uma única porção de 100 gramas (equivalente a ¾ de xícara) de farinha de quinoa contém mais proteínas que um copo de leite (12 da quinoa contra 9 do leite).

Quem pratica musculação sabe da importância das proteínas para a reconstrução das fibras musculares que são lesionadas durante o exercício.

Outro benefício das proteínas é o seu poder de saciedade, bem maior que aquele dos carboidratos.

As proteínas da farinha de quinoa tornam a digestão mais lenta, fazendo com que você se sinta saciado por mais tempo.

Portanto, além de atuar na recuperação das fibras musculares, as proteínas da farinha de quinoa também têm papel importante no emagrecimento, através do controle do apetite.

#3 . Contém vitaminas e minerais que auxiliam no emagrecimento

A farinha de quinoa é rica em vitaminas e aminoácidos essenciais, como o magnésio e o cálcio. Outros nutrientes importantes da quinoa são o ferro e as vitaminas do complexo B, que são fundamentais para a produção de energia e a perda de peso.

A deficiência de vitaminas do complexo B pode dificultar o emagrecimento, pois o corpo não será capaz de processar de maneira eficiente todos os nutrientes de que necessita.

Sabe aquela sensação de relaxamento que um copo de leite morno à noite fornece?

#4 – Contém triptofano

Você também pode obtê-la com o consumo de farinha de quinoa. A razão é simples: a quinoa contém triptofano, um aminoácido precursor de serotonina e outros neurotransmissores.

Entre outras funções, o triptofano diminui o estresse e traz uma sensação de bem estar, diminuindo a vontade de descontar tudo na comida e nos doces.

Portanto, outros benefícios da farinha de quinoa são ajudar a diminuir a vontade de comer doces e ainda de quebra melhorar o humor, que não costuma ser dos melhores quando se está fazendo dieta.

#5 . Tem muitas fibras, que aumentam a saciedade

Esse é mais um dos benefícios da farinha de quinoa que não pode passar desapercebido por quem está de olho no ponteiro da balança.

Duas colheres da farinha já são suficientes para fornecer 10% da nossa necessidade diária de fibras – que é de aproximadamente 25 gramas.

Uma quantidade adequada de fibras na dieta garante que você tenha um melhor controle do apetite, uma vez que as fibras controlam a liberação de açúcar no sangue, evitando os temidos picos de glicose que nós vimos há pouco.

As fibras também retardam a digestão, fazendo você se sentir satisfeito por mais tempo. E como absorvem muita água, as fibras dificultam a absorção de gordura, facilitando sua eliminação pelo intestino.

E de quebra, as fibras da farinha de quinoa ainda ativam o funcionamento do intestino, acelerando a eliminação de toxinas, evitando inflamações e auxiliando na perda de peso.

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#6 . Melhora a Saúde Metabólica

Não são somente as pessoas que estão acima do peso que devem se preocupar com a saúde: atualmente milhares de pessoas com baixo índice de massa corporal (ou seja, magras) sofrem com a síndrome metabólica, conjunto de sintomas que incluem resistência à insulina, hipertensão e altos níveis de colesterol, entre outros.

Algumas das complicações associadas à síndrome metabólica incluem o surgimento do diabetes e um risco aumentado de problemas cardíacos.

Pesquisas preliminares sugerem que mais um dos benefícios da farinha de quinoa, quando utilizada em substituição a farinhas de alto índice glicêmico, é ajudar a reduzir as taxas de açúcar, além de melhorar a sensibilidade à insulina e diminuir os níveis de triglicérides.

Quando associada a uma dieta com pouca gordura saturada e muitas frutas, verduras, cereais e grãos integrais, a farinha de quinoa pode ajudar a diminuir o risco de surgimento da síndrome metabólica.

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