Chia ou sálvia hispânica. Este é o nome da planta (nativa da América do Sul) que dá origem às agora famosas sementes de chia e consequentemente à maravilhosa farinha de chia.

São minúsculas sementes pretas que oferecem um vasto leque de nutrientes quando são ingeridas.

Conhecidas por adornarem os smoothies e mingaus de aveia, que tanto são partilhados nas redes sociais, estas sementes assumem-se como ingrediente-chave das pessoas que procuram uma alimentação saudável e equilibrada.

 

5 Razões Para Que Você Use Farinha de Chia (a #2 eu já conhecia) 1

#1 – Valor Nutritivo da Chia

Embora seja necessário algum cuidado na hora de consumir, a inclusão das sementes de chia da alimentação diária é uma forma fácil e eficaz de obter fibra, cálcio, magnésio, potássio, ácidos graxos ômega-3 e ainda proteína.

De forma concreta, cerca de 28 gramas de sementes de chia fornece 138 calorias, oito gramas de gordura, 12 gramas de hidratos de carbono, 10 gramas de fibra e cinco gramas de proteína.

No que se refere a micronutrientes, a mesma quantidade é capaz de dar 18% da dose diária recomendada de cálcio, 27% da de fósforo, 30% da de magnésio e ainda alguma quantidade de potássio e zinco.

#2 – Chia é Antioxidante

Os elevados níveis de antioxidantes são também de mencionar e fazem destas pequenas sementes ótimas aliadas na prevenção da diabetes e do câncer, uma vez que conseguem estimular a produção de células que lutam contra os radicais livres que atuam negativamente no organismo.

#3 – Regula os Níveis de Colesterol

A inclusão diária destas sementes da alimentação ajuda a regular os níveis de colesterol, o que, por si só, é meio caminho andado para preservar a saúde do coração.

#4 – Controla o Apetite

Por serem ricas em fibra, ajudam a controlar o apetite, prevenindo a obesidade e a diabetes, duas condições diretamente relacionadas com a má dieta.

#5 – É Um Ótimo Aditivo Para Bolos e Pães

Por fim, as sementes de chia podem ser ainda usadas na confecção de bolos, bolachas e pães.

Leia Também:  2 Maneiras Pouco Conhecidas Para Aproveitar os Benefícios da Berinjela (a #1 é minha preferida)

Chia em Pó (Farinha de Chia)

Mas, como é que podem ser usadas as sementes de chia? De muitas formas. Além de servirem de topping para os smoothies, mingaus de aveia e sopas, as sementes de chia podem dar origem a um pudim bastante nutritivo ou a uma compota saudável e repleta de vitaminas.

Basta cozinhar a fruta de preferência com um pouco de mel ou outro adoçante natural e adicionar, no final, a chia para dar consistência e valor nutricional.

Para as pessoas que seguem uma alimentação vegetariana ou vegana, a substituição do ovo é comumente feita com a mistura de farinha de linhaça e água.

Mas a chia pode ser também uma opção. Para tal, basta triturar num processador de alimentos uma colher de sopa de chia – até formar um pó ou farinha – e adicionar três colheres de sopa de água, deixando repousar até obter uma consistência grossa.

Caso você não saiba, a Farinha de Chia é ingrediente da fórmula do INSULMAX. Junta com outros 13 ingredientes poderosos vão fazer a sua glicose baixar rapidamente e te ajudar a controlar a tua diabetes!

 

insulmax

Leave a Reply

Your email address will not be published.