Dieta Cetogênica

Dieta Cetogênica, O Que Você Sabe Sobre Ela?

Estabelecer um estado de cetose em seu organismo através de uma dieta cetogênica, mesmo que por um curto espaço de tempo tem muitos benefícios.

O que é exatamente cetose? O estado metabólico de cetose apenas significa a quantidade de corpos cetônicos no sangue em níveis bem acima do normal. Quando nosso corpo se encontra em estado cetogênico, isto significa que o metabolismo energético lipídico está intacto. O organismo vai começar a quebrar a sua própria gordura corporal para poder realizar as funções normais de nosso corpo durante todos os dias em que durar este estado.

Dieta Cetogênica – Quais a vantagens de estar em estado de Cetose?

 

Produzir um estado metabólico de cetose através de uma dieta cetogênica, mesmo que por um curto espaço de tempo, pode trazer muitos benefícios.

 

Benefício 1

 Dieta Cetogênica

O principal benefício da cetose, é que ela aumenta a capacidade do organismo de utilizar gorduras para usá-la como combustível, podendo assim, nosso organismo realizar suas tarefas diárias, ao contrário do que acontece quando se usa uma dieta rica em carboidratos.  Quando praticamos uma dieta rica em carboidrato, nosso organismo geralmente espera uma nova fonte de energia ser ingerida para ativar a energia necessária. Quando no estado cetogenico, o organismo passa de forma eficiente a mobilizar as gorduras como energia.

Benefício 2

Se você pratica uma dieta cetogênica, a cetose passa a ter um efeito poupador de proteínas, desde que você consuma quantidades adequadas de proteínas e calorias, ou seja, 0,7 gramas por quilo de peso corporal por dia. O organismo prefere a cetose de glicose, mas uma vez que o corpo possua grandes quantidades de gordura, não existe a necessidade de oxidar proteínas para gerar glicose através da gluconeogenese.

 

 Dieta Cetogênica

Benefício 3

 

Outra vantagem tem a ver com os baixos níveis de insulina no organismo, que provoca uma maior lipólise, bem como a liberação de glicerol, que em comparação com uma dieta normal quando a insulina gera em torno de 80-120. A insulina tem um efeito de bloqueio da lipólise, o que pode inibir a utilização de ácidos graxos como energia. Além disso, quando a insulina está com níveis baixos, hormônios benéficos são liberados no organismo, tais como o hormônio do crescimento e outros que tem funções importantes.

BENEFÍCIO 4

Benefício de menor expressão, que traz a dieta cetogênica, é que quando em estado de cetose, as cetonas em parceria com uma alta ingestão de proteínas fazem com que você passe a sentir menos apetite. Já uma dieta rica em hidrato de carbono aumenta a vontade de comer mais. Pelo fato de você estar consumindo uma grande quantidade de gordura em dieta cetogênica que produz 9 calorias por grama, você não precisará consumir altos volumes de alimentos.

DADOS CIENTÍFICOS SOBRE O ASSUNTO

 

A produção de ácidos graxos no tecido adiposo é estimulada pela epinefrina e glucagon e inibida pela insulina. A insulina é um hormônio do pâncreas, que é secretada pela presença do hidrato de carbono. A finalidade da insulina é de manter os níveis de glicose do sangue sob controle, agindo como um vetor, empurrando a glicose para as células.  Se a insulina não fosse secretada, os níveis de glicose no sangue ficariam fora de controle.

dieta cetogênica

 

A ação do Glucagon é antagônica a da insulina. O glucagon também é secretado pelo pâncreas quando os níveis de glicose caem a valores muito baixos. Esta situação geralmente ocorre quando uma pessoa começa a ignorar as refeições, ou não consumir as quantidades mínimas de hidrato de carbono durante períodos muito prolongado. Quando este fato ocorre, o glucagon é secretado pelo pâncreas para realizar a quebra do glicogênio armazenado no fígado e utiliza-lo na forma mais utilizável, que é a glicose.

Quando as reservas de glicogênio do corpo começam a ficar esgotadas. As taxas de beta-oxidação aumentam, o que resulta na mobilização dos ácidos graxos livres no tecido adiposo. A partir daí inicia o processo metabólico de cetose. Durante a beta-oxidação, os corpos cetônicos são liberados a partir do fígado onde eles não podem ser utilizados e passam a viajar para o cérebro para ser usados como combustível. Portanto os ácidos graxos livres podem então ser utilizados em energia.

O QUE É UMA CETONA?

O corpo cetônico trata-se de um produto secundário, formado durante a conversão de ácidos graxos. Alguns ácidos graxos são oxidados pelo fígado para a produção de energia. Outros podem ser parcialmente oxidados para formar o aceto acetato, que é então convertido em ácido beta-hidroxibutirico, os quais coletivamente são chamados de corpos cetônicos. As cetonas podem ser utilizadas por todo o tecido que contem mitocôndrias, onde se incluem os músculos e o cérebro.

ESTAR EM ESTADO METABÓLICO DE CETOSE SIGNIFICA PERIGO?

Dieta Cetogênica

Antes e Depois da dieta cetogênica

 

Acreditamos que os benefícios da dieta cetogênica superam uma eventual armadilha, o que pode acontecer com qualquer dieta. Portanto, antes de iniciar uma dieta, consulte seu médico. Alguns pontos a levar em consideração:

 

Consideração 1:

Durante as primeiras semanas de uma dieta cetogênica, o organismo passa por uma “mudança metabólica”. Neste período nosso corpo vai experimentar um pequeno grau de fadiga, confusão mental e até mesmo desidratação devido ao aumento da perda de água associada a diurese causada pela dieta e pela depleção dos estoques de glicogênio.

A partir do momento que o organismo se costuma com a fabricação de cetonas como substrato da energia primária. Na verdade, neste momento o corpo tem mais energia do que tinha anteriormente, e você não precisará mais lutar contra a alta da glicose no sangue que a dieta de alto teor de carboidrato deu a você. Além disso, a hidratação deve ser de alta prioridade, especialmente antes, durante de após os exercícios.

Consideração 2:

O perfil lipídico do sangue também é uma preocupação ao tratar-se de dieta cetogênica, devido à quantidade enorme de gorduras saturadas na dieta. Embora a dieta possa ser centrada em torno de gorduras saudáveis insaturadas, não pode ser chamada de divertida, por ter que como comer omelete de ovo e queijo frito na manteiga e acrescida de bacon!

Questões relacionadas a relação lipídio–sangue geram muitas discussões. A maior delas trata-se dos níveis de colesterol. Para alguns a quantidade de colesterol aumenta, enquanto que para outros a quantidade de colesterol diminui.

Consideração 3:

Podem ocorrer deficiência de micronutrientes pela restrição de carbonos, que chegam a menos que 50 gramas por dia. A tiamina, folato, cálcio, ferro, potássio e magnésio são insuficientes em dietas de baixo teor de hidrato de carbono. Uma providência que pode ser adotada para minimizar este estado de coisas, é adotar o uso de complexos vitamínicos de alta qualidade, para garantir a quantidade mínima de micronutrientes. Completar com suplemento de fibras também é indicado.

Consideração 4:

Se os níveis de cetonas no sangue ficarem fora de controle poderá ocorrer a cetoacidose, o que poderá ser de alto risco de saúde para quem sofre de diabetes. Quando altas concentrações de cetonas são produzidas, o nível de pH do sangue cai muito, criando um ambiente de alta nos ácidos. Os indivíduos não diabéticos não precisam se preocupar. A produção controlada e regulada dos corpos cetônicos permitem que o pH do sangue permaneça dentro dos limites normais.

SOBRE OS EFEITOS ANTI-CATABÓLICOS DA DIETA CETOGÊNICA

 

Toda a dieta de baixa calorias é catabólico, ou seja, a dieta pode causar perda de massa muscular. Este fato deve-se ao fato de você estar consumindo menos energia, para que o seu corpo de dependa por exemplo da proteína, que servirá como fonte de energia. Adicionado a isto, algumas dietas, fazer grande quantidade de exercícios aeróbicos ao fazer dieta, poderão causar perda de força muscular. O cérebro também pode prover-se da proteína para criar mais glicose para suas necessidades de energia para a gluconeogenese.

Dieta Cetogênica

 

A cetose é diferente, porque o corpo quando está no estado de cetogenico, o cérebro prefere cetonas geradas pela glicose. Para o praticante da dieta isto é bom! O corpo não terá que quebrar proteínas para produzir energia. Por sua vez, o corpo será forçado a usar suas reservas de gordura. Por este fato é que uma dieta de baixo teor de carboidratos trata-se de um bom método.

ENTÃO QUAL O MELHOR MÉTODO?

 

Através de experimentações, foi possível descobrir, que a melhor forma de entrar no estado metabólico de cetose começa pelo uso elevado de teor de gordura com menores quantidades de proteína. Depois que seu corpo entra em cetose, a ingestão de gorduras pode ser diminuída e o consumo de proteína pode ser aumentado. Tenha em mente que a ceto-adaptação leva cerca de três semanas, portanto tenha paciência!

Afinal, se você quer sua faixa de micronutrientes de acordo com os padrões normais, a gorduras devem compreender a maior parte de suas calorias, algo em torno de 60 a 70 por cento da ingestão calórica diária total. A ingesta de proteínas deve ser em torno de 20 a 30 por cento de sua ingesta total diária de calorias. Quanto a Carboidratos, deve ser um, mínimo de 50 gramas por dia.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste artigo nos foi possível apresentar de forma mais científica como ocorre o estado metabólico de cetose. Enquanto no estado de cetose, nos foi possível perceber que ele é o estado metabólico ideal para ativar a quebra de gordura armazenada. Este é um dos maiores benefícios da dieta enquanto estiver usando o caminho da dieta cetogênica. Agora sabemos que cetose apresenta um ambiente altamente anticatabólico, mesmo quando em uma dieta de calorias reduzidas. Então, agora a questão nas nossas mentes é: “Você pode usar a dieta cetogênica cíclica (CKD) como uma maneira de ganhar uma quantidade substancial de massa muscular, mantendo acúmulo de gordura corporal a um mínimo?

A DIETA

 

As principais reclamações, quanto a dieta cetogênica, são as que estas dietas tendem a deixar as pessoas com baixos níveis de energia durante a execução de exercícios. Isto deve-se a ausência dos carboidratos, e sendo assim a dieta torna-se difícil de seguir por longos períodos. Se você concorda com estes motivos, dieta cetogênica pode ser a melhor opção para você. Basta ter em mente que leva cerca de três semanas para se tornar ceto-adaptado, e a introdução de carboidratos durante este tempo irá tornar quase impossível entrar em um estado de cetogenia. Pessoalmente achamos que a CKD (Dieta cetogênica cíclica) é melhor adaptável.

O aspecto mais importante de usar a dieta cetogênica é adapta-la de forma a atender suas necessidades individuais. A melhor maneira de consumir as grandes quantidades de calorias necessária. Comer uma grande necessidade de carne, frango, peixe, ovos, salsicha, bacon e shakes de proteína e óleo é a melhor maneira. A melhor maneira de colocar em prática é aderir a “relação cetogênica”, que é algo em torno de 1,5 gramas de gordura par cada grama de proteína. Suas refeições devem ser planejadas a fim de atingir ao redor de 5 a 10 refeições diárias, exatamente isto 10 refeições. Uma forma de manter suas células musculares constantemente saturadas com os nutrientes ideais para seu crescimento.

Dieta Cetogênica

A grande diferença do uso da dieta cetogênica para quem quer construir musculatura são os carboidratos. Durante a fase desta construção recomenda-se um aporte de carboidratos de 36 horas. Isto é para permitir um bom fluxo de carboidratos nos músculos, mas não exagere. A outra grande diferença é que você deve receber um aporte de aproximadamente 1000 calorias de carboidratos, com uma boa quantidade de proteína de soro de leite, cerca de duas horas antes do treino. O principal objetivo deste pico de carboidrato é permitir que você tenha uma quantidade substancial de glicogênio muscular para manter a intensidade do treino.

Agora, quanto ao “pico de carboidrato”, fica uma opção. Começar com carboidratos de alto índice glicêmico e depois passar para carboidratos de baixo índice glicêmico. Outra saída é comer o que quiser. E isto é que a maioria das pessoas irão realizar. Se você escolher a rotina de “comer tudo que você pode”, tente escolher a opção do mais baixo teor de gordura. Mas se você sabe que poderá perder gordura em um ritmo relativamente rápido, então vá em frente e coma muitos hambúrgueres e se divirta!

E não esqueça de fazer sua avaliação sobre este artigo nos deixando seu comentário…

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *