Diabete Tipo 1

Diabetes Tipo 1 – Entenda Melhor

A DIABETES tipo 1 – É também conhecida como Diabetes Mellitus Insulinodependente, Diabetes Infantil ou Diabetes Imunomediado. É uma doença que atinge principalmente crianças e jovens.

Neste tipo de Diabetes as células do pâncreas são afetadas por uma destruição autoimune, causando no organismo a falta ou a insuficiência da insulina. Sem a insulina, a glicose vinda dos alimentos não é transportada para as células, o açúcar permanece na corrente sanguínea causando hiperglicemia.

Diabetes tipo 1 e o nosso corpo

 Diabetes Tipo 1

Nosso corpo é uma máquina espetacular onde as engrenagens interagem perfeitamente umas com as outras, em uma maravilhosa sintonia viva.

Desde o primeiro instante de vida a máquina começa o seu ciclo e cada pequenina peça tem sua função. Dessa forma, os átomos se juntam para formar as células, que se aglomeram em tecidos, que por sua vez formam os órgãos.

Para proteger um arranjo tão complexo, nada mais justo do que um sistema de defesa também perfeito. Porém, pode ocorrer, um deslize neste processo, e a engrenagem de defesa passa a atacar as células β (Beta), responsáveis pela produção de insulina.

A Insulina

É o hormônio que facilita a entrada da glicose nas células. Ela é produzida no Pâncreas, pelas células Beta.

Em algumas pessoas, uma falha do sistema imunológico, faz com que as células beta sejam destruídas. Esta situação caracteriza o aparecimento da Diabetes Mellitus tipo 1.

Na Diabetes tipo 1, ocorre ausência das células beta ou deficiência em sua produção, comprometendo a devida produção de insulina, gerando assim um acúmulo de glicose no sangue.

A Diabetes tipo 1 não é provocada pelo padrão alimentar ou estilo de vida do indivíduo.  Ela afeta 20% da população dos diabéticos, atingindo principalmente crianças e jovens. Este tipo de Diabetes, geralmente, tem início na infância ou adolescência.

As pessoas acometidas pela Diabetes tipo 1, necessitam diariamente de insulina, devido ao grande déficit deste hormônio em seus organismos.

Como ocorre Diabetes tipo 1

O alimento é ingerido e ao chegar ao intestino delgado, é quebrado em nutrientes, entre eles está a glicose.

A glicose é a principal fonte de energia do corpo. Ela entra na corrente sanguínea e seu destino são as células.

Mas, para entrar nas células ela precisa da ajuda da insulina.

A insulina age como se fosse uma chave que aciona a abertura das células para que a glicose possa entrar.

A glicose atravessa a parede celular e no interior da célula ela libera energia.

A insulina é produzida no pâncreas.

Em pessoas com Diabetes tipo 1, o pâncreas não produz a insulina como deveria, não havendo, portanto, insulina suficiente para transportar a glicose.

Sendo assim, a glicose não chega às células para produzir energia.

Como a glicose não consegue entrar nas células ela se acumula no sangue.

As células sem a glicose ficam sem a energia necessária para um bom funcionamento.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *