Com certeza não é novidade para você o conceito de Diabetes. Na verdade de certa forma todo mundo sabe ou já ouviu falar de Diabetes Mellitus.  Muitos até têm uma história de Diabetes para contar. Muitos convivem todos os dias com a Diabetes e podem falar com autoridade sobre ela. Mas você sabe alguma coisa sobre a relação entre Diabetes e Emagrecimento?

Algumas pessoas ignoram que a Diabetes pode ser agravada pela obesidade e por isto não percebem como o emagrecimento pode fazer diferença na vida de um diabético do tipo II.

Mas, entenda aqui um pouco mais sobre a doença. Veja o que acontece no organismo das pessoas diabéticas, pois já é…hora de entender Diabetes e Emagrecimento…

Diabetes e Emagrecimento – Entenda Isto

diabetes e emagrecimento

  • Quando comemos os alimentos são levados ao estômago e depois ao intestino para passarem pela digestão.
  • Durante a digestão eles são quebrados em diversos nutrientes, entre estes – a Glicose (açúcar).
  • A glicose é o combustível das células. Ela passa para a circulação sanguínea onde é usada para suprir as células de energia.
  • Quando a glicose chega ao sangue ela não pode permanecer acumulada ali. Ela tem que ser encaminhada rapidamente para as células do corpo.
  • Para levar a glicose para a maioria das células do corpo nós precisamos de um hormônio chamado insulina.
  • A insulina é muito eficaz, ela age rapidamente tirando a glicose do sangue. A insulina é produzida no pâncreas.
  • A distribuição da glicose pelas células depende da insulina. No portador de Diabetes, a produção de insulina não é eficiente.
  • O resultado disso é o acúmulo de açúcar (glicose) no sangue causando o que chamamos de hiperglicemia (excesso ou acúmulo de açúcar no sangue). Este quadro de hiperglicemia que a insulina não dá conta de conter é o que caracteriza a pessoa diabética.

Conhecendo os Tipos de Diabetes

A Diabetes Mellitus se apresenta de várias formas. Os tipos mais comuns são: Diabetes Mellitus – Tipo I; Diabetes Mellitus – Tipo II; Diabetes Gestacional.

Diabetes Mellitus Tipo I

Na Diabetes Mellitus Tipo 1 a insulina produzida não é suficiente para dar conta do açúcar que se acumula no sangue. Isto ocorre porque as células produtoras de insulina não são reconhecidas pelo organismo do diabético e são destruídas pelo sistema imunológico.

Este tipo de diabetes ocorre em torno de 10% das pessoas acometidas pela doença. Geralmente surge na população mais jovem, em adolescentes e crianças. Os diabéticos do tipo I tomam injeções de insulina diariamente. Correm perigo de morte se não tomarem a insulina

Diabetes e Emagrecimento

Diabetes Mellitus Tipo 2

A Diabetes Mellitus Tipo II- Ocorre devido aos maus hábitos alimentares e sedentarismo tão comuns nos dias de hoje. Neste tipo de diabetes a ação da insulina é dificultada pela obesidade. Neste caso a insulina é produzida, mas o organismo desenvolve uma resistência a ela. Ocorre a resistência insulínica.

Diabetes Gestacional

A Diabetes Gestacional ocorre na gravidez. A placenta é uma poderosa fonte de hormônios. E tantos hormônios acabam por inibir a produção da insulina. Sendo assim há uma ocorrência de Diabetes, já que a insulina torna-se insuficiente para a captação da glicose no sangue.

Pessoa Diabética e A importância da informação

Para certas pessoas conhecer sobre Diabetes é mais do que apenas obter informação sobre uma patologia. Para muita gente a informação mostra como agir e muitas vezes aponta um motivo a mais para lutar e sobreviver.

Muitas vezes conhecer meios de conviver com a doença é essencial, já que a Diabetes é uma doença sem cura.

Encontrar respostas, descobrir caminhos, tudo é importante para as pessoas que estão à mercê da diabetes. Toda informação é relevante. E é por isto que colocamos aqui algumas atitudes importantes para a vida com diabetes.

  1. Controle constante da glicemia
  2. Prática de atividade física é essencial para auxiliar na manutenção da taxa de açúcar e evitar o ganho de peso. Deve ser orientada por profissional de saúde pois deve estar adequada a cada pessoa prevendo inclusive as situações de hipoglicemia.
  3. Atenção à dieta cotidiana- É preciso uma nova forma de alimentação. Evitar os doces e carboidratos simples como açúcar branco, massas, farinha branca, etc. é importante.
  4. Acatar as orientações de médicos ou profissionais da saúde a respeito da definição de refeições e medicamentos, coa tenção às mudanças dos níveis de glicose.
  5. Os diabéticos do tipo I precisam de insulina todo dia. Mas é preciso medira taxa de glicose antes da medicação. Por isto é preciso um glicosímetro para medir a taxa exata de açúcar concentrada no sangue.

Diabetes associada ao emagrecimento

Entrar no mundo destas pessoas é um forte exercício de sensibilidade. Aquele que é portador de Diabetes vive um universo de expectativas, impasses, frustrações que somente quem olha bem de perto pode entender.

Basta dizer que há crianças, adolescentes e jovens que para sobreviver dependem da aplicação de insulina diariamente. E que alguns lutam contra a obesidade, buscando a todo custo o emagrecimento que pode tornar suas vidas mais possível e menos vulnerável.

A Diabetes, de forma especial a diabetes tipo II, está diretamente ligada à obesidade. Portanto, compreendemos que para muitos o emagrecimento é mais do que um desejo, é uma necessidade.

Sabemos que a diabete não tem cura, mas seu controle é possível e a alimentação é forte aliada.

Por isto é importante conhecer outras possibilidades que tornam menos sofridos os dias com diabetes. É preciso perceber que existem escolhas além dos doces, bolos, sorvetes e frituras.

E para quem precisa emagrecer para sobreviver aí vão algumas dicas de alimentação:

Faça opções por alimentos como:

  • Legumes;
  • Frutas são boa opção, mas evite as muito doces
  • Inclua na alimentação: peixes, aves e carne magra;
  • Use queijo com gordura reduzida;
  • Ovos brancos excelentes fontes de proteína.
  • Use óleo de oliva, canola ou amendoim;
  • Grãos inteiros, vegetais e legumes são uma boa opção.
  • Pode consumir laticínios de baixa caloria;
  • Limite a ingestão de doces e evite beber calorias em forma de: sucos, refrigerantes ou café com açúcar;
  • Reduza as porções a serem ingeridas pois assim você estará reduzindo a ingestão de calorias.
  • Monte seu cardápio diário incluindo nas principais refeições vegetais como: brócolis, cenouras, ervilhas, abobrinha
  • Adicione a seus pratos proteína das carnes magras, Incluir uma variedade de vegetais e frutas   em seu cotidiano alimentar.
  • Não se esqueça de consultar um Nutricionista para elaborar um plano alimentar.

Para entender as situações, dificuldades e sofrimentos do portador de Diabetes Mellitus é preciso olhar demoradamente para esta doença que conforme informação da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes) atinge a 12 milhões de brasileiros atualmente. Segundo a mesma associação, a situação atual pode se agravar nos próximos anos e o principal motivo deste agravamento é o estilo de vida atual que desfavorece o emagrecimento

Sobre o Autor

Você Bem Saudável

1 comentário

  • Meus parabéns pelas excelentes dicas, realmente seu site é digno de um belo compartilhamento, já vou indicar para minhas amigas. Obrigado por compartilhar dicas tão boas. bjos.

Leave a Comment

Médico Revela

Como se Livrar da Diabetes em 30 dias

Clique no Botão Abaixo e Comece
Agora seu Treinamento
Quero Ser Mais Saudável
Faça Parte desta Comunidade!!