Diabetes

Diabetes Associada Com Dieta

Diabetes Associada a Dieta

Diabetes Associada com Dieta – Atualmente tem sido procurada sem cessar uma cura para a Diabetes. Nesta busca foi encontrada uma excelente alternativa junto às dietas para emagrecimento. Estas representam hoje um fator essencial para que o diabético viva normalmente. Saiba como é isso.

Você já deve ter ouvido falar na cura do Diabetes, não é? Eu também tenho ouvido falar. E fiquei pensando no quanto isso seria maravilhoso. E a quantas pessoas ajudaria! Quantos problemas se resolveriam! Mas, a gente precisa ter cautela com o que ouve falar e com o que lê.

É preciso ouvir e analisar. Ler e questionar. É preciso se informar antes de partir para a ação. E é por isto que vale a pena acompanhar a questão ponto a ponto para se chegar a uma boa conclusão. Então vamos lá:

  • Pra começo de conversa, Diabetes é….

Diabetes- Você já sabe não é? É uma doença diretamente ligada ao funcionamento das células do pâncreas responsáveis pela produção do hormônio insulina. Este hormônio é importante demais para nós, porque ele favorece a entrada da glicose em nossas células.

E isso é mais do que importante. É vital. Pois a glicose alimenta nossas células.  Nos enche da energia que precisamos para viver. E se não tiver insulina a glicose não entra na célula e a célula sem glicose não resiste e morre. Conclusão- não dá para viver sem insulina.

Diabetes Associada Com Dieta -Diabetes Mellitus Tipo 1 – DM1                                                                              

      Diabetes Associada a Dieta                                                                                                                                                                                                                                                                                                           

Na Diabetes tipo 1 estas células produtoras de insulina são detonadas pelo sistema imunológico, que não as reconhece como benéficas ao organismo.

–Mas espera aí?  Isto significa que quem tem Diabetes tipo 1 tem falta de insulina?

–Sim.

–No organismo de quem é diabético do tipo 1 não há insulina suficiente para promover a entrada da glicose até as células.

Por isto, a Diabetes tipo 1 é denominada insulinodependente, pois as pessoas precisam da aplicação de insulina todos os dias. Em muitos casos, várias vezes por dia.

Diabetes Associada Com Dieta – Diabetes Mellitus Tipo 2 – DM2                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      

Na diabetes tipo 2 a insulina é produzida, porém ocorre uma resistência à insulina. E a glicose chega com dificuldade até as células. A obesidade é um dos principais fatores de risco da diabetes tipo 2. – Imaginem só o quanto o emagrecimento se faz necessário aqui.

Isto está comprovado cientificamente: a Diabetes está relacionada à obesidade. Inúmeros estudos provam que os obesos correm sério risco de desenvolver resistência à insulina que leva à Diabetes tipo 2.

  • Para entender vamos ver o que acontece nas células de quem tem DM2.

Para que a glicose entre na célula e se transforme em energia é preciso que a insulina se ligue a receptores que se localizam na parte exterior da célula(membrana).

A insulina funciona como se fosse uma chave. Ela se acopla a estes receptores fazendo com que a glicose passe para o interior da célula.

A obesidade, principalmente a gordura abdominal, reduz o número destes receptores. Então, em quem é muito gordo, essa deficiência de receptores provoca o que chamamos de resistência à insulina.

O resultado é que a glicose acaba não passando para as células. Ela se acumula no sangue provocando Diabetes.

Obesidade é = a Diabetes 2

Não é à toa que inúmeras dietas são criadas todos os dias alegando poder conter a Diabetes. São dietas que têm por objetivo reduzir as calorias ingeridas diariamente para tentar reverter a Diabetes. São dietas hipocalóricas e com alta restrição alimentar.

Com certeza que se for reduzido o consumo alimentar a Diabetes vai ser reduzida pois neste caso a glicemia (glicose no sangue) será baixa, pois terá menos glicose para a insulina dar conta. Estudos recentes constatam que há correlação entre a DM2 e a obesidade, pois indivíduos que aumentam sua massa corporal gorda têm seus níveis de glicose no sangue elevados.

Portanto, a melhor forma de conter a Diabetes tipo2 é através do emagrecimento e a adoção de padrão de vida saudável com alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas regulares.

Diabetes Associada Com Dieta – Diabetes tipo 1 – A Cura? Ainda não!

Diabetes Associada a Dieta

Muito se tem falado na cura da Diabetes, porém tudo   gira em torno de estudos ainda não completamente finalizados e confirmados. Conforme a SDB (Sociedade Brasileira de Diabetes) um grande passo no caminho da cura foi realizado com os estudos e pesquisas realizados por uma equipe de médicos da Universidade de Harvard.

Através de células-tronco, eles produziram em laboratório, células capazes de produzir insulina. Seria o remédio ideal para a Diabetes tipo 1. No entanto essa alternativa ainda não pode ser caracterizada como cura, pois essas células produzidas em laboratório não conseguiriam substituir as células reais e também não conseguiriam se proteger do ataque do sistema imunológico, que as destruiria da mesma forma que faz com as células do corpo.

Os cientistas dizem que ainda não é uma cura, mas é um grande passo neste caminho.

Portanto, até agora a forma mais comum de conter a Diabetes tipo 1 é com aplicação de Insulina, sem a qual, as pessoas afetadas por esta patologia não resistiriam. Uma outra alternativa de tratamento, menos comum, são as modernas técnicas de transplante das células que produzem insulina – trata-se do transplante de pâncreas ou das ilhotas pancreáticas. Mas, mesmo esta técnica super atual não reverte totalmente o quadro diabético.

Uma forma alternativa de alimentação baseada em dieta balanceada, nutritiva e especial, pode ajudar no controle da glicemia. Pode evitar grandes picos de glicose no sangue e pode prevenir a obesidade que agrava muito o estado diabético.

Em muitos casos a dieta levada a sério e sendo seguida com orientação médica e nutricional reverte a Diabetes ao ponto da pessoa afetada passar a ter vida normal, desde que não se desvie do tratamento.

Diabetes tipo 2– Cura anunciada mas não comprovada.

A Diabetes tipo 2, também teve seu momento de “quase cura”. Alguns ainda afirmam ser capazes de curar a diabetes tipo 2. Mas, não é bem assim.

As pesquisas sobre a cura da diabetes tipo 2 têm constatado que a reversão da doença se dá mediante dieta para controle dos níveis glicêmicos. Isto não significa exatamente que seja a cura.

O que ocorre em muitos casos é que a pessoa obesa portadora de Diabetes tipo 2 quando passa por uma dieta de emagrecimento reverte a alta taxa de glicose no sangue. Controlando a glicemia a ponto de poder dispensar os remédios.

A pessoa que se submete a esta dieta, orientada por nutricionistas e ou endocrinologistas com disciplina e empenho consegue manter normais os níveis de açúcar no sangue.

Porém, se parar com a Dieta e com o tratamento e a pessoa novamente engordar a glicose volta a subir, e a doença volta a se instalar no organismo. Percebemos então, o quanto está a Diabetes associada ao emagrecimento.

Especialistas costumam alertar para esta questão dizendo que na verdade o que ocorre é uma remissão da doença e não exatamente cura.

Quem alguma vez, foi diagnosticado como diabético será sempre diabético e tem por isso que se submeter regularmente a exames de rotina mesmo estando com a glicemia normal. Existem cuidados anuais indispensáveis para os diabéticos, mesmo os que estão mantendo o açúcar na taxa normal e se sentem curados.

Trata-se de exames para avaliar os rins (microalbuminúria), exame de fundo de olho para avaliar a retina, controle da pressão e colesterol. Sem falar na vigilância quanto ao sangue para verificar os níveis de glicose.

Diabetes associada com dieta – controle da diabetes através de dieta.

 

Podemos então perceber que o controle da Diabetes está associado às dietas para emagrecer.  Um controle ideal mantém a glicemia em dia e leva à melhor qualidade de vida.

O melhor tratamento para Diabetes é portanto adotar uma dieta hipocalórica adequada às características de cada um. Se você é diabético e está tentando achar uma solução não procure mais, pois a resposta é só uma e está aqui na – Diabetes associada ao bem-estar.

Todo cuidado é necessário nos casos de Diabetes, pois esta doença tem trago muitas complicações: perda de visão, amputações, derrames, infartos, e outros. Mediante estas graves consequências a gente vê que com este problema não dá para brincar.

 

Leave a Comment