Diabetes Doenças e Tratamentos

Complicações Da Diabetes – Complicações Microvasculares

complicações da diabetes - Complicações microvasculares
escrito por Você Bem Saudável

Complicações da Diabetes – São muitas as complicações e consequências que o diabetes pode trazer para o paciente ao longo dos anos, e elas são maiores e mais graves quanto menos controlada está a taxa glicêmica.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) as complicações do diabetes são divididas em dois grandes grupos, micro e macro vasculares.

As complicações a longo prazo associadas ao diabetes podem ser divididas entre microvasculares e macro vasculares. As complicações macro vasculares afetam as grandes artérias e as complicações microvasculares afetam os pequenos vasos sanguíneos no seu corpo. Essas complicações microvasculares podem levar a problemas com os olhos (retinopatia), os rins (nefropatia) e danos nervosos (neuropatia). No entanto, há boas provas de que, se você controlar a pressão arterial e manter um nível saudável de glicemia, pode reduzir significativamente o risco de complicações microvasculares.

Retinopatia – As complicações da diabetes que afetam os olhos

Tente não se preocupar se você tem uma visão com distúrbios, mas procure se aconselhar com sua equipe médica imediatamente. Na maioria dos casos, visão turva é o resultado de mudanças na glicose sanguínea afetando a vista e não está associada a problemas futuros com a sua visão. Às vezes, a visão perturbada pode continuar por várias semanas. Contudo, com bom controle glicêmico, a sua visão deve retornar ao normal.

Complicações da diabetes - Complicações microvasculares

O cuidado atual com os olhos tem reduzido consideravelmente o risco de dano ocular de pessoas com diabetes. Cegueira devido ao diabetes é muito rara (uma em 1000 pessoas) em países onde o tratamento com métodos modernos estão disponíveis. No entanto, se você teve diabetes durante, pelo menos, 15 anos, é provável que você tenha algum grau de dano ocular.

 A melhor medida de prevenção e tratamento de retinopatia é bom controle da glicemia e níveis de pressão arterial. Você fazer um acompanhamento anual da retinopatia. Se você tiver algum dano, você pode ser aconselhado a fazer um tratamento com laser.

 

 

Nefropatia – As complicações da diabetes que afetam os rins

Seus rins filtram e limpam o sangue, transformando alguns dos resíduos do seu corpo em urina. Eles também libertam hormônios e regulam a quantidade de líquido e de sal no corpo, ajudando a controlar a sua pressão arterial. Doença renal progride gradualmente em pessoas com diabetes e há formas reconhecidas de desacelerar esse processo antes que levem à insuficiência renal.

Complicações da diabetes - Complicações microvasculares

Para desacelerar a progressão da doença renal, é muito importante ter bom controle sobre sua glicemia e pressão arterial. Se você tiver uma infecção urinária, essa deve ser tratada rapidamente, porque isto também pode levar a danos nos rins. Seu médico pode proscrever-lhe medicação para reduzir a sua pressão sanguínea e ajudar a proteger os seus rins contra danos. Se os seus rins não estão em condições de funcionar adequadamente, a sua equipe médica pode aconselhá-lo a ajustar sua dieta. Em casos raros, as pessoas com diabetes experimentam danos renais graves ou insuficiência renal, que necessitam serem tratados com diálise ou um transplante.

Neuropatia – As complicações da diabetes que afetam os nervos

Complicações da diabetes - Complicações microvasculares

Se os vasos sanguíneos que alimentam suas fibras nervosas estão danificados, os seus nervos podem estar necessitando de oxigênio. Isso pode resultar em lesão do nervo, o que pode levar à perda da sensibilidade e dor.

Seus nervos mais longos são os mais vulneráveis, como os que estão em seus pés e mãos. A perda da sensação nessas áreas podem levar a danos nos pés e uma incapacidade para pegar objetos pequenos, ou executar tarefas delicadas, como costurar botões. Neuropatia pode também afetar o seu sistema digestivo, coração, olhos, glândulas sudoríparas, bexiga e funções sexuais.

A melhor forma de reduzir o risco de neuropatia é manter um nível saudável de glicemia. Se a neuropatia afeta seus pés, você deve fazer um exame do pé regularmente. Há também uma série de medicamentos que podem aliviar qualquer dor ou desconforto que você venha a sentir. Se sentir dor ou perda de sensibilidade, você deve informar o seu médico imediatamente.

Prevenção das complicações microvasculares?

Existe uma fórmula maravilhosa e eficiente de evitar e combater as complicações, mas também a própria diabetes. Trata-se do Programa Diabetes Controlada.

Trata-se de um método 100% comprovado e aprovado, pela boa ciência e por estudos de ponta! Esse programa foi criado pelo Dr. Rocha, que tem como missão de vida ajudar as pessoas e serem livres da diabetes, pois essa doença já se tornou uma epidemia mundial por causa da falta de informação. Mas, no Programa Diabetes Controlada você encontra uma solução real para essa reverter essa doença.

O Programa Diabetes Controlada funciona para qualquer tipo de diabetes, controlando e até revertendo a pré-diabetes, a diabetes tipo 2, a diabetes gestacional, controlando e revertendo também a diabetes em crianças e no caso dos diabéticos tipo 1 através do programa eles podem reduzir em mais de 83% o uso de medicações. Para conhece-lo, CLIQUE AQUI.

Sobre o Autor

Você Bem Saudável

Leave a Comment