Banana

Banana – Saiba Tudo Sobre Esta Fruta Deliciosa

Atualmente podemos dizer que a banana é uma das frutas mais consumidas em todo o mundo. Para ser mais exato, ela ocupa a segunda posição das frutas mais consumidas no mundo, perdendo apenas para o tomate.

É uma fruta muito versátil e que pode ser utilizada em muitas receitas, sem contar que é relativamente barata em quase todos os países, salvo algumas exceções.

 Banana – Histórico

Banana

Esta fruta é originária do sudeste da Ásia, na Malásia, Indonésia e Filipinas. Nestas regiões até hoje ainda existem bananeiras selvagens originais daquela época. Recentes pesquisas arqueológicas concluíram que em um lugar chamado Kuk Swamp, em Papua-Nova Guiné, as bananeiras já existiam há mais de 5.000 anos atrás.

Depois disso viajantes levaram a fruta para a Índia, onde é encontrada menções em escritas budistas datadas por volta de 600 a.C.

Durante sua passagem com seu exército pela Índia, em 300 a.C., Alexandre o Grande da Macedônia viu extensos bananais e provou seus frutos. Pela primeira vez a bananeira foi levada para o ocidente através dele. Depois disso a banana apareceu na China no século 2 d.C. e na Ilha de Madagascar. Após 650 d.C. A fruta começou uma expansão mais intensa por conta do tráfico de escravos da África que estava começando e sendo trazida da Ásia e espalhada pelo mundo.

Porém a comercialização internacional com intensidade só começou no final do século 19.

Hoje a Índia é a maior produtora mundial da fruta, com 26.2 milhões de toneladas, 3 vezes mais do que as Filipinas, segunda colocada.

O nome Banana foi creditado aos árabes porque na época era muito pequena, muito menor do que as que conhecemos hoje. Eram do tamanho de um dedo e por isto o nome, que é a palavra árabe para dedo.

Árvore, Locais e Épocas

A produção e cultivo deste fruto da bananeira no Brasil está distribuído por todo o território nacional, sendo que a região Nordeste é a maior produtora, com 34 % da produção nacional. São Paulo é o maior estado produtor de banana, com 1,06 milhão de toneladas, seguido da Bahia (785.484 t.), Santa Catarina (657.495 t.), Minas Gerais (561.851 t.) e Pernambuco (418.000 t).

Como a fruta não é sazonal, ela pode ser plantada e colhida o ano inteiro basta serem locais mais úmidos e com boa irrigação.

Principais Tipos de Bananas no Brasil

Existem várias espécies desta frutra, mas vamos falar somente sobre os tipos que você pode encontrar à venda nos comércios e supermercados do Brasil, já que os outros tipos você encontrará apenas nos outros países mundo afora.

Abaixo a lista dos 5 tipos produzidas no Brasil. tudo para você sempre acertar na hora das compras!!!!

Banana nanica:

  • O tipo mais popular no Brasil.
  • Possui casca fina de cor amarelo-esverdeada, polpa doce e macia e aroma agradável.
  • Conhecida também como banana-d’água, banana caturra, banana-da-china, banana-anã ou banana-chorona.
  • Contém apenas 87 calorias a cada 100g.
  • Levemente laxante.

Banana prata:

  • A preferida pela maioria dos brasileiros, por ser mais durável podendo ser consumida até 4 dias depois de ficar madura.
  • Possui casca bem amarela com pequenas manchas marrons, polpa consistente e menos doce comparada à banana nanica.
  • Contém 89 calorias a cada 100g.
  • Ótima para fritar ou assar.

Banana-da-terra:

  • O tipo com maior quantidade de vitaminas A e C.
  • Possui casca amarelo-escura com grandes manchas pretas (quando madura), polpa macia, compacta e bem consistente de cor rosada. E é achatada em um dos lados.
  • Conhecida também como banana-chifre-de-boi, banana-comprida ou pacovan.
  • Contém 117 calorias cada 100g. Ideal para cozinhar, assar ou fritar, afinal a banana-da-terrain natura é altamente indigesta.

Banana-ouro:

  • A menor comparada as demais, atingindo o máximo de 10 cm.
  • Possui formato cilíndrico, casca fina de cor amarelo-ouro, polpa doce e sabor e aroma agradáveis.
  • Conhecida também como inajá, banana-dedo-de-moça, banana-mosquito ou banana-imperador.
  • Contém 158 calorias cada 100g.
  • Muito usada para fazer croquetes.

Banana-maçã:

  • A mais digestiva delas.
  • Possui casca fina de cor amarelo-clara, polpa doce e sabor forte.
  • Conhecida também como banana branca.
  • Contém 92 calorias cada 100g.
  • Muito recomendada para bebês e idosos.

Valores Nutricionais

Banana
Quantidade 1 banana
Água (%) 74
Calorias 105
Proteína (g) 1
Gordura (g) 1
Ácido Graxo Saturado (g) 0,2
Ácido Graxo Monoinsaturado (g) Traços
Ácido Graxo Poli-insaturado (g) 0,1
Colesterol (mg) 0
Carboidrato (g) 27
Cálcio (mg) 7
Fósforo (mg) 23
Ferro (mg) 0,4
Potássio (mg) 451
Sódio (mg) 1
Vitamina A (UI) 90
Vitamina A (Retinol Equivalente) 9
Tiamina (mg) 0,05
Riboflavina (mg) 0,11
Niacina (mg) 0,6
Ácido Ascórbico (mg) 10

A Banana possui contraindicação?

A banana é considerada um alimento funcional, pois apresenta alto teor de amido resistente. Os benefícios a saúde são muitos e tem ação similar ao da fibra alimentar, como não é totalmente digerido no intestino delgado, o amido resistente pode ser fermentado no intestino grosso, produzindo substâncias que servem de nutrientes para a produção de bactérias benéficas do nosso intestino, além de manter a integridade da mucosa do nosso intestino, o que contribui para a absorção adequada dos nutrientes e pelo impedimento da entrada de substâncias não benéficas.

Além de contribuir para a saúde intestinal, a fruta verde também apresenta outros efeitos benéficos ao organismo. Por ser um alimento de baixo índice glicêmico, tem sua digestão e absorção mais lenta, o que contribui para manter os níveis de glicose sanguíneos controlado, reduzindo a necessidade da liberação da insulina para que esta glicose entre na célula, o que contribui para a prevenção do desenvolvimento do diabetes e do acúmulo de gordura corporal, devido ao aumento da saciedade promovida pelo amido resistente.

Alguns estudos indicam que o consumo de amido resistente também atua na redução do colesterol, pela redução de sua produção no fígado e pelo aumento da excreção de ácidos biliares. O que também contribui para a saúde cardiovascular.

Portando amiga, esta fruta não possui nenhuma contraindicação no que se refere ao seu consumo. Faça bom uso desta fruta que pode fazer parte da sua dieta.

Finalizando, peço a amiga que deixe seu comentário já que a tua opinião é muito importante para nós. Até o próximo artigo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *