Cereais

8 Fatores Pouco Conhecidos Sobre a Farinha de Linhaça, Que Irão Controlar Tua Diabetes de Forma Surpreendente (o #3 é matador!)

Sob a forma de semente, farinha de linhaça ou óleo, a linhaça é uma fonte muito rica em fibra e ômega 3 que vai ajudar a melhorar a sua saúde e bem-estar.

Importante mencionar que a linhaça não altera o sabor dos alimentos.

Por essa razão, são várias as combinações possíveis que pode fazer nas suas refeições ou receitas às quais pode adicioná-la, tais como: barras de cereais, saladas, cremes, sucos ou vitaminas de frutas, iogurtes, pão e bolos. Há mesmo quem faça leite de linhaça em casa.

 

 

Farinha de Linhaça

Em Quais Formas se Encontra a Linhaça?

Semente

Cada vez mais frequentes nas prateleiras de supermercado, nos pães e nos menus dos restaurantes – em massas, saladas, sucos e patês, talvez já tenha reparado nas pequenas sementes de linhaça, que também vão bem como elemento de decoração em deliciosos pratos que podem ser, ou não, light.

Desvantagem: para que consiga usufruir dos benefícios mencionados abaixo neste artigo, tem de mastigar muito bem as sementes de linhaça. Quando inteira, não é digerida pelo intestino devido à sua casca muito espessa.

 

Farinha de Linhaça

Se, por um lado, a farinha de linhaça é mais facilmente aproveitada pelo nosso organismo, tornando-a uma boa fonte de fibras, por outro tem menor quantidade de ómega 3 e de gordura (quando comparada com a semente).

Aconselha-se que a farinha seja produzida em casa. Para isso, necessita somente triturar as sementes num liquidificador, por exemplo -, em vez de comprar as industrializadas, porque pode manter, assim, a quantidade de gorduras boas.

Vantagem: tendo em conta que a semente de linhaça foi previamente triturada, isto facilita a absorção dos nutrientes que a constituem.

 

8 Fatores Pouco Conhecidos Sobre a Farinha de Linhaça, Que Irão Controlar Tua Diabetes de Forma Surpreendente (o #3 é matador!) 1

Óleo de Linhaça

As sementes de linhaça devem ser prensadas para depois darem origem ao óleo. Rico em ômega 3 e 6, pode oxidar muito facilmente se exposto à luz.

Por este motivo, deve ser colocado dentro de uma garrafa opaca que garanta a qualidade deste produto muito rico em “gordura saudável”, cujos níveis são superiores no estado líquido.

No que diz respeito ao sabor do óleo de linhaça, não é, regra geral, muito agradável, pois é um pouco amargo.

No momento de compra, se possível, prefira o óleo integral e natural, visto que este passou apenas por uma prensagem.

Vantagem: o óleo de linhaça retarda a digestão e absorve algumas substâncias, no intestino delgado, como a glicose e o colesterol, pelo que é usado sobretudo por diabéticos no sentido de estabilizar os níveis de açúcar no sangue e prevenir a obesidade.

LEIA TAMBÉM:

Como Tomar o Controle de Uma Vez Por Todas da Tua Diabetes, Usando a Insulina Vegetal

 

Benefícios da farinha de linhaça dourada

A presença de ácidos graxos essenciais, fibras, vitaminas e minerais conferem à farinha de linhaça o status de um alimento funcional altamente nutritivo. Confira os principais benefícios da farinha de linhaça dourada à saúde e à boa forma:

 

#1 . Controle do Peso

A grande quantidade fibras (são quase 5 vezes mais que a farinha de aveia) tornam a farinha de linhaça um excelente alimento para quem está de olho na balança.

As fibras retardam a digestão e fazem a sensação de saciedade chegar mais rápido – e permanecer por mais tempo.

Consumir um pouco de farinha de linhaça dissolvida em água antes das refeições pode também ajudar a regular os níveis de glicemia, impedindo variações bruscas no apetite que costumam o correr após o consumo de carboidratos de rápida absorção (pense naquela fome que costuma aparecer se você comer só um pedaço de pão branco).

Acredita-se também que os ácidos graxos da linhaça atuem sobre o metabolismo, aumentando a queima de gordura e facilitando a perda de peso.

E por último, a farinha de linhaça dourada auxilia no emagrecimento porque ajuda no funcionamento dos rins, que passam a excretar água e sódio (em excesso) de maneira mais eficiente, o que colabora para a diminuição do inchaço.

#2 . Oferece proteção contra o câncer de mama

A linhaça é a maior fonte alimentar de lignanas, uma espécie de fito esteroide que imita a ação do estrógeno e que pode ajudar a repor naturalmente as taxas desse hormônio no período da menopausa.

Dessa maneira, podem haver benefícios da farinha de linhaça dourada na prevenção do câncer de mama, sobretudo em mulheres que já passaram dos 40 anos.

Em mulheres que ainda não chegaram à menopausa, o consumo de farinha de linhaça pode melhorar a ansiedade e diminuir a compulsão por doces durante a TPM.

 

#3 . Previne a Diabetes

A farinha de linhaça dourada é uma ótima opção para o cardápio de quem está de olho na glicemia, pois não contém carboidratos e ainda por cima auxilia no controle das taxas de açúcar no sangue.

Além disso, o consumo habitual de farinha de linhaça dourada pode aumentar a sensibilidade à insulina, o que pode evitar ou auxiliar no controle da doença.

 

 

#4 . Melhora as taxas de colesterol

Um dos principais benefícios da farinha de linhaça dourada se dá através da sua atuação sobre os dois tipos de colesterol – LDL e HDL.

Ao mesmo tempo que se mostrou capaz de reduzir as taxas de LDL, o colesterol ruim, a linhaça também conseguiu aumentar os níveis de HDL, o bom colesterol.

Esse efeito da farinha de linhaça dourada se deve, em parte, ao fato da semente aumentar os níveis de apo lipoproteína A1, que é exatamente a maior proteína encontrada no HDL.

 

#5 . Regula a Pressão Arterial

Ainda que faltem estudos específicos com a linhaça nessa área, diversas pesquisas já demonstraram o potencial do ômega-3 no controle e redução da pressão em hipertensos.

E já vimos que a linhaça também colabora para a eliminação do excesso de sódio pelos rins, melhorando o balanço hídrico e também colaborando para uma melhora da pressão.

Uma ou duas colheres de farinha de linhaça ao dia, acompanhadas de uma dieta com pouca gordura e pouco sódio, podem ajudá-lo a controlar e até mesmo diminuir a pressão arterial.

 

 

#6 . Combate Inflamações

Pouca gente sabe, mas um dos benefícios da farinha de linhaça dourada é seu grande potencial anti-inflamatório.

Essa capacidade se deve à presença dos antioxidantes, que evitam e combatem o estresse oxidativo, responsável pelo aparecimento de inflamações e uma série de doenças como artrite, colite e outras inflamações.

 

 

#7 . É uma grande amiga do coração

Ao melhorar os números do colesterol, reduzir as inflamações e combater a obesidade, a farinha de linhaça dourada torna-se um dos maiores aliados do coração e de todo o sistema cardiovascular.

Níveis menores de colesterol e menos inflamação se traduz em vasos sanguíneos desobstruídos e um coração sadio, com batimentos regularizados e sem arritmias.

Como essa função se deve sobretudo à presença do ômega 3, certifique-se de consumir a farinha de linhaça integral, ou seja, aquela que não passou por um processo de “desengorduramento”.

 

#8 . É um excelente alimento para o sistema nervoso

O ômega 3 e o ômega 6 encontrados na linhaça contribuem tanto para a formação do sistema nervoso do bebê quanto para sua proteção e bom funcionamento no indivíduo adulto.

Uma das propriedades da farinha de linhaça é exatamente fornecer nutrientes para as células cerebrais, oferecendo assim uma proteção contra doenças degenerativas (como Parkinson e Alzheimer) e até mesmo perda de memória e depressão.

A linhaça e todas suas maravilhosas propriedades fazem parte da fórmula do emagrecedor e controlador da Diabetes INSULMAX,  ela e mais 13 Top ingredientes completam a formulação desse produto.

Leave a Comment