7 Perguntas Que Você Precisa Fazer Agora Sobre o Açaí em Pó (a #1 é muito importante contra a diabetes)

0
39
Açaí em pó
Açaí em pó

O Açaí em Pó é produzido pelo fruto do açaí, que é o fruto de uma palmeira oriunda de vários países da América do Sul como a Colômbia e o Equador, sendo muito abundante na floresta tropical da Amazônia brasileira, onde é consumido há milhares de anos.

Trata-se de uma pequena fruta, consumida pelos índios brasileiros há milhares de anos e com um elevado teor antioxidante.

Pode ser bebida em forma de suco, adicionada à cereal ou tomada na forma de comprimido, ou mesmo em pó.

A polpa de açaí contém um elevado teor antioxidante (superior ao do vinho tinto e dos mirtilos) e importantes propriedades nutricionais devido à presença de ácidos graxos essenciais ômega-6 e 9, proteínas, cálcio e fibra.

 

Açaí em pó

A Constituição do Açaí:

 

As frutas do açaí contêm lipídios, fibras, fito esteróis, antioxidantes, cálcio, fósforo, ferro, tiamina, vitaminas A e C e tocoferóis.

Os tocoferóis incluem sobretudo alfa-tocoferóis, mas também beta, gama e delta-tocoferóis.

 

Benefícios do Açaí em Pó

#1. Açaí em Pó Emagrece?

O açaí exerce um importante papel para controlar o peso e ajudar no emagrecimento, e também por isso torna-se uma grande aliado no combate à diabetes.  Por ser muito rico em fibras, ele ajuda a aumentar a sensação de saciedade no organismo — o que faz a gente comer menos –, e influencia diretamente na diminuição da compulsão alimentar.

#2. Açaí em Pó Reduz o colesterol?

A fruta é rica em antioxidantes (antocianinas e proantocianidinas, que dão a cor roxa), que são responsáveis por controlar, prevenir e até inibir processos inflamatórios. Elas também atuam na redução do LDL-colesterol (o famoso colesterol ruim).

#3. Açaí em Pó Previne Doenças do Coração?

Outro dos benefícios do açaí é a prevenção de doenças. Esses mesmos antioxidantes também melhoram a sensibilidade da insulina e reduzem a pressão arterial. “Tudo isso ajuda muito na prevenção de doenças cardiovasculares”.

Além dos antioxidantes, o açaí ainda contém gorduras monoinsaturadas, que, ao contrário do que pode parecer, são ótimas para a saúde — principalmente para o cérebro.

LEIA MAIS:

5 Razões Para Você Acreditar Que a Farinha de Banana é Amiga da Saúde (eu adoro a #5) 

#4. Açaí em Pó Previne Alzheimer?

As antocianinas e proantocianidinas também ajudam a prevenir a Doença de Alzheimer. Isso acontece porque essas substâncias ajudam a reduzir a exposição de células nervosas a processos degenerativos e inflamatórios recorrentes, que são justamente os fenômenos que abrem caminho para o colapso do tecido cerebral.

#5. Açaí em Pó Retarda o Envelhecimento?

É exatamente esse processo de evitar que as células passem por esses constantes ataques que também permite o retardamento do envelhecimento e dos seus efeitos no cérebro e até na pele, como o aparecimento de acnes e celulite. Comer açaí pode ajudar nisso também.

#6. Açaí em Pó Previne o Câncer?

Diversos estudos científicos já mostraram a relação do consumo de açaí com a prevenção de câncer.

As substâncias chamadas de poli fenóis ajudam a reduzir fatores ligados ao desenvolvimento da doença, como a produção de radicais livres.

Sem contar que conseguem promover a morte das células cancerígenas.

#7. Açaí em Pó Ajuda o Intestino?

Além de tudo isso, o açaí ainda é ótimo para quem sofre de constipação (prisão de ventre).

Sempre que consumir alimentos ricos em fibras, é importante aumentar o consumo de água também, pois a hidratação é fundamental para o ‘amolecimento’ do bolo fecal e melhor funcionamento do intestino.

Usos mais comuns

Este fruto tem um sabor que lembra uma mistura de frutos e chocolate e apresenta uma textura cremosa.

Atualmente, as utilizações principais referem-se à polpa do fruto, que é usada na alimentação em geral, em polpa ou vitaminas, combinada com outros alimentos como farinha de mandioca ou tapioca, guaraná, mel, açúcar, e outros frutos, sendo esta utilização correntemente conhecida como “açaí na tigela”.

Também é muito comum em sorvetes e sobremesas e a fruta é muito usada para fazer sucos.

Existem ainda muitas outras formas de usufruir deste pequeno fruto: pó liofilizado (que pode ser adicionado a bebidas, vitaminas, cereais, iogurtes, confecção de bolos, etc.), suplementos e até a indústria cosmética recorre às preciosas propriedades desta fruta.

Para Que Serve o Açaí em Pó?

Quando falamos do açaí em pó, é importante lembrar que, na grande maioria dos casos, o produto não é destinado ao consumidor final, e sim à indústria.

Lá ele será utilizado como matéria-prima para a fabricação de barras de cereal, cookies, granola, sobremesas, pães, bolos, entre muitos outros itens, especialmente no setor alimentício e de bebidas.

O açaí em pó também pode ser utilizado no desenvolvimento de produtos em outros segmentos, como o farmacológico e o de cosméticos.

No primeiro caso, as aplicações mais comuns são em vitaminas e suplementos, enquanto na indústria cosmética a fruta em pó é usada na fabricação de shampoos, condicionadores, hidratantes, sabonetes, esmaltes e muitos outros.

Por isso, não se espante em encontrar cada vez mais produtos com o açaí em pó na composição nas prateleiras de supermercados e farmácias do Brasil e do mundo.

Enfim, esperamos ter esclarecido todas as dúvidas sobre os benefícios do açaí! Mas antes de terminar quero te contar um segredo!

O Açaí em pó faz parte dos dos 14 ingredientes da fórmula do INSULMAX, um fabuloso emagrecedor que combate e matem tua diabetes controlada… Não deixe de conferir…

Se gostou do nosso artigo, compartilhe-o em suas redes sociais e deixe seu comentário, assim você nos ajuda a direcionar melhor o conteúdo do blog.

Caso tenha restado mais alguma dúvida, fique à vontade para nos contatar ou deixe sua pergunta aqui nos comentários. Até breve!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

5 − 3 =